No dia 9 de novembro foram comemorados os 30 anos da queda do Muro de Berlim .
Lech Walesa ,líder político polonês e confundador do partido Solidariedade,ganhou o Prêmio na Polônia , sua terra natal . São palavras suas : " Na verdade , 50% da queda do muro está relacionada a João Paulo II , 30% ao Solidariedade , e apenas 20% ao resto do mundo . Essa era verdade naquela época e é verdade agora .
O Muro de Berlim começou a ser construído em 1961 , mas os problemas remontam ao final da Segunda Guerra Mundial . Com o fim do regime nazista , os países aliados dividiram o controle de Berlim , a capital da Alemanha , assim como do resto do país : o lado oriental ficou nas mãos da União das Repúblicas ( URSS ) e o lado ocidental sob o controle dos Estados Unidos , Reino Unido e França .Berlim ficou inteiramente dentro do lado soviético ,mas dividida pela metade .
O muro foi construído como um esforço do regime soviético para impedir a fuga de pessoas do território que controlavam para o lado ocidental e democrático .Deste modo , a estrutura se tornou um símbolo da chamada " cortina de ferro " entre os países ocidentais e a URSS e seus países satélites .
Mas , um ponto fundamental da queda do regime soviético ocorreu quando São João Paulo II foi eleito Papa , em outubro de 1978 . Para Walesa , antes do pontificado de São João Paulo II , o mundo estava dividido em dois blocos . " Em Varsóvia ( Polônia ) , em 1979 , ele São João Paulo II simplesmente disse : " Não tenham medo e logo rezou : " Que o teu Espírito desça e mude a imagem da terra ... desta terra " .
Em um comentário ,após a morte de Saõ João Paulo II ( 2005 ) , o historiador britânico Timothy Garton Ash , agnóstico liberal , declarou que , embora " ninguém possa provar de forma coclusiva que ele ( São João Paulo II ) foi a principal causa do fim do comunismo , as figuras mais impor- tantes de todos os lados , entre eles , o falecido presidente dos Estados Unidos , Ronald Reagan , estão de acordo que ele foi " .
Sem o Papa polonês , não haveria ocorrido a formação do Solidariedade na Polônia em 1980 ; sem o Solidariedade , não teria acontecido nenhuma mudança dramática na política soviética em relação à Europa Oriental sob ( Mikhail ) Gorbachov ; sem essa mudança , não teria ocorrido uma revolução de 1989 na Tchescolováquia .
Em 9 de novembro , depois que as autoridades soviéticas permitiram a passagem do leste para o oeste de Berlim , começaram a demolir o muro . Em 1991 , Mikhail Gorbachov dissolveu a União das Repúblicas socialistas Sovièticas .
Um fragmento do Muo de Berlim é preservado no Santuário de Fátima , como símbolo de agradecimento à Virgem Maria por guiar " com carinho maternal os povos à liberdade " .
Fonte - FOLHA PAROQUIAL nº 254 - ( ACI Digital ) - editado - Data - Dezembro de 2019 - PARÓQUIA SANTÍSSIMA TRINDADE - RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.