A DEVOÇÃO A SÃO JOAQUIM E SANT 'ANNA , PAIS DE NOSSA SENHORA NÃO É QUESTÃO DA FÉ REVELADA É SÓ DEVOCIONAL , DIGNA DE TODO RESPEITO
Os escritos spbre eles vêm de tradições orais e não são confiáveis . O mais citado é o proto evangelho de Tiago ,que não foi aceito como digno de figurar cânon ( lista ) dos livros bíblicos de da autenticidade comprovada . É uma apócrito muito antigo ( séc.II ) .
Apócrito é um escrito piedoso no qual é difícil distinguir entre fantasia e realidade .Nenhuma passagem da Sagrada Escritura faz qualquer menção a Sant' Anna e São Joaquim como proge- nitores da Virgem . Mas orações , festas e invocações aos pais da Virgem Maria existem na Igreja do Oriente desde os primeiros séculos . Na liturgia romana , a festa correspondente foi introduzida pelos cruzados no século 12 .
Se nos falta a documentação desejada , foi surpreendente a difusão rápida do culto ao casal . Então , a pergunta a fazer seria : como explicar o culto prestado desde o mais longínquo passado a Anna e Joaquim ? Uma outra linha de reflexão é ligada à palavra de Jesus sobre a árvore boa e seus frutos . Pelos frutos bons se conhece a árvore boa e seus frutos . Pelos frutos bons se conhece a árvore boa ( Mt , 7,17 ) . Daí o ter sido pai e mãe da mãe dos filhos de Deus exigiria um casal excepcional em virtudes e graças . Também um ambiente familiar com prerrogativas especiais . Sem dúvida , esse foi o convívio dado na educação daquela que mais tarde educaria o Jesus criança e adolescente em Nazaré .
Casal exemplar da cultura hebraica , Sant ' Anna e São Joaquim viveram o auge da história da salvação : a " plenitude do tempo " . Com eles cumpriram -se as promessas de Deus repassadas desde os Patriarcas em todas as gerações .A intervenção salvítica de Deus supre a documentação historica e faz brilhar o testemunho da veneração popular ao santo casal . O Verbo veio a nós na carne , antes da história .
O sangue de Jesus Cristo foi sangue genético de seus a vós .Que maravilhoso intercãmbio houve entre essas três pessoas : Joaquim , Ana e a filha Maria ! Nem podemos imaginar palavras , pensamentos e afetos com os pais de Nossa Senhora e ela mesma se comunicavam a experiência do divino . Partilhavam o assombroso conhecimento da Revelação e inquiriam os caminhos do Senhor . Mais tarde , na educação do menino Jesus , a Virgem soube repassar - lhe o desvelo e o carinho recebidos no ambiente de sua família e dinamizados pelos inauditos privilégios que Deus lhe dera . Sant 'Anna ensinou a filha Maria a ser mãe , e com o esposo Joaquim ambos aprenderam a ser avós de Jesus no seio da família .Por isso ,nós os invocamos como Padroeiros dos Avós .
Fonte - REVISTA DE APARECIDA - pág 10 - QUESTÕES DE FÉ Data - Julho de 2019 - Pe . ANTONIO CLAYTON SANT ' ANNA , CSs.R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.