No ano de 2023 , o Brasil teve 1161 desastres naturais . Foram quase 6 milhões de pessoas afetadas pela seca e pelas chuvas , e 132 pessoas morreram vitimadas por essas catástrofes .
Não seria tudo isso um grito da Terra ? A natureza não estaria nos enviando uma mensagem ? Por qual motivo não escutamos e reagimos ? De modo geral , parece até que a culpa nem é nossa . mas seria interessante um exame de consciência honesto da nossa parte , para vermos se de fato estamos colaborando com esses desastres ou mesmo se estamos acompanhando as políticas públicas e os poíticos , nas suas decisões e leis , que se preocupam com essas realidades . Esse é o nosso papel como batizados .
Vale nos perguntarmos também pela nossa responsabilidade .. Como estamso cuidando da Casa Comum ? A palavra justiça é a primeira que aparece quando alguma tragédia acontece e fere algum bem nosso ou algum familiar . Mas ,fora disso ,nos preocupamos com a Terra ? Cuidamos dela ? O modo como descartamos o lixo , nosso compromisso com a reciclagem ,o reproveitamento, os cuidados com as nascentes e o uso dos agrotóxicos são responsáveis e respondem já pelos sinais que a Terra tem dado de que está sofrendo .
A igreja e o Papa apresentam dois documentos que podem nos ajudar nesse escutar o grito da Terra : Laudato Si ' e Laudate Deum . Para o nosso exame de consciência , esta pergunta nos cai bem : já lemos esses documentos ? Ou será que a Terra e o Papa estão gritando sozinhos , sem serem ouvidos ? Quais são as iniciativas do AO , das nossas paróquias , movimentos , para apoiar e cuidar da Casa Comum ? Ou será que achamos que esse grito só deve chegar aos ouvidos dos outros ? Façamos a nossa parte . O Papa e a Terra contam conosco !
Fonte - Bilhetes Mensais do Aposstolado da Oração no Brasil Data - Setembro de 2024 - Pe. Laércio , S J n º 1788 ano 150 - 1874 - 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.