quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Receita para um panetone da felicidade


Ingredientes

1 xícara de amizade
2 xícaras de compreensão
1 xícara de humildade
1 copo grande transbordando de alegria
1 pitada de bom humor
1 colher de fermento de personalidade cristã

Preparo:

Meça as palavras cuidadosamente. Acrescente compreensão, humildade e paciência, misturando tudo com muito amor. Não deixe esfriar. A temperatura ideal é a do coração. A receita não falha. Se alguém não gostar é porque tem o paladar estragado e precisa consultar o quanto antes um médico chamado 

*** Jesus ***

É importante que o panetone seja dividido em 365 porções, para que você e todos os seus possam todos os dias do próximo ano saboreá-lo.

Feliz Natal e
Próspero Ano Novo.



Fonte: Revista Seicho-No-Ie

Mensagem de Natal


Senhor
Neste Natal
quiséramos armar
uma árvore belíssima
dentro do coração, e nela
pendurar, em vez de presentes,
os nomes de todos os nossos amigos,
de longe e de perto, dos antigos e dos
mais recentes, dos que vemos a cada dia e
dos que raramente encontramos; dos sempre
lembrados e dos que às vezes ficam esquecidos;
dos constantes e dos intermitentes; dos amigos das
horas amargas e dos amigos das horas boas e alegres;
dos amigos a quem conhecemos profundamente e daqueles
dos quais conhecemos apenas as aparências; dos que pouco nos
devem e daqueles aos quais muito devemos; dos amigos humildes
e dos amigos importantes; enfim os nomes de todos os que passaram
pela nossa vida. Uma árvore de raízes muito profundas para que seus
nomes nunca sejam arrancados do nosso coração; de ramos muito
extensos para que outros novos nomes, vindos de todos os lugares,
venham juntar-se aos existentes. De sombra muito agradável para que
nossa amizade
seja sempre um
momento de
Amor e Paz
eternos. Se
conseguir isso
Senhor, nós
agradecemos.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

20 de novembro - Um dia para comemorar e refletir

Dia da Consciência Negra

Há poucos dias atrás, recebi a noticia que uma cidade do sul do país, conseguiu cancelar o feriado de 20 de novembro, alegando prejuízos ao comércio local. Tal noticia me deixou preocupada. Qual o significado desse ato de um estado do sul do país? Certamente um retrocesso na luta pela democracia racial.
A falta de respeito com uma data tão importante para o povo negro é no mínimo lamentável e indicador de que as coisas não andam bem por aqui.
Soma-se a esse fato, os dados estatísticos de que os jovens negros morrem 4 vezes mais que os jovens brancos e que só esse ano morreram mais de 20 mil jovens negros. Um verdadeiro genocídio.
Ainda há em pauta: o debate sobre as cotas, o direito as terras dos quilombolas, a educação, a saúde, moradia, trabalho, a luta contra a intolerância religiosa, a maior participação dos negros nos meios de comunicação, o cumprimento da Lei 10.639. Enfim, o dia 20 de novembro é uma data simbólica, pois representa a luta do povo negro por igualdade e liberdade cuja a imagem mais emblemática é a de Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, o maior quilombo do Brasil que tinha um projeto de sociedade baseada na igualdade, no trabalho e na solidariedade entre brancos, negros e índios que ali habitavam. Portanto, hoje neste dia lindo e conquistado pelos negros só podemos clamar para que o espirito de Zumbi nos ilumine e nos dê força, afinal fatos como o cancelamento do feriado no sul é apenas a ponta de um iceberg.

Maria Aparecida Pinto Silva, paulistana, graduada em Especialização em Ciências Sociais pela UNICAMP e com mestrado e doutorado na PUC de São Paulo. Sua dissertação de mestrado foi sobre os clubes e associações negras de São Paulo entre 1930 e 1968, trabalhou com a memória dos dirigentes e frequentadores. No doutorado trabalhou com o jornal "A Voz da Raça", jornal da Frente Negra Brasileira, fez uma análise histórica e antropológica sobre o jornal que foi tratado como uma expressão dos negros entre 1933 a 1937. É professora universitária há 23 anos e aposentada da rede pública do Estado de São Paulo. Possui uma pequena confecção de roupas étnicas, chamada Dandara.