quinta-feira, 25 de junho de 2026

Os Três Santos do Mês de Junho

 




SANTO  ANTÔNIO

Antes  de entrar Santo  Antonio  para  a  Ordem  dos  Franciscanos  Santo  Antonio , nascido  em    Lisboa, tinha  o  nome  de  Fernando ( Fernão ) dos  Bulhões . Ao  observarmos  a  data  de nasci -      mento  percebemos  as  divergências  de  informações . Preferimos  estar  de  acordo com  o  frei        Hugo  :  "  a  nós  não  interessa  a  discussão  e  temos  autoridade  bastante  para  ficarmos  com            a  data  de  15  de  agosto  de  1195  " . ( 1 ) 


Entrou  Fernando , em  1210 , para  o  convento  de  São  Vicente  de  Fora , da Ordem  dos  cô  -        negos  de Santo  Agostinho .Transferiu -se  para  o  de  Santa  Cruz  de  Coimbra . Mais tarde se          instalou  na  confraria  de  Santo  Antônio , e  daí por  diante  passou  a ser chamado de Antônio. Finalmente  tornou -se  frade  franciscano da  Ordem  de  São  Francisco  , em  1220 .

Sua  passagem , na  terra , é  conhecida  não  apenas  pelos  simples  atos  praticados  em  lutas ,    demandas  e  conquistas  na  África , Itália , Portugal  , Espanha  e  França , mas  pelo  milagres    realizados . faleceu  a  13  de  junho  de  1231 , em  Arcela  e  foi  sepultado  em  Pádua . Cano -      nizado  a  20  de  maio  de  1232  pelo  papa  Gregório  IX . Declarado  confessor  e  doutor  da              Igreja  pelo  papa  Pio  XII , em  1946 .

A  figura  do  santo  inspirou  cognomes  de : martelo  pelos  hereges , terror  do demônio , mar-            telo  de  Deus , mas  em  portugal  a  imaginação  popular  lhe  deu , carinhosamente ,  o  nome                de  Santo  Antoninho . 

Há registros  de  seus  atos  milagrosos  no  Brasil , desde  1595 . E para  constatar ,citamos : os  tripulantes  de  uma  frota  francesa  a  caminho  da  Bahia , passando  por  Arguim  (  pequena            fortaleza  africana   em  mãos  dos  portugueses ) roubaram  a  imagem  de  Santo  Antônio . No              meio  de  insultos  e  blasfêmias  ele  foi  atirada  ao  mar  a  fim  de  que  indicasse  o  caminho          para  a  Bahia .  Após  um  violento  temporal  a  única  embarcação  que  se  salvou  foi  a  que    conduzia  a  iamgem , indo  parar  na  costa  do  Brasil , na  altura  do  estado  de  Sergipe .  A      imagem  jogada  ao  mar ,  sendo  achada  nas  areias  de  praia ,  denunciando  as  heresias .                  A  23  de  agosto  daquele  ano ,  foi  ela  em  procissão  levada  da  igreja   de   Nossa  Senhora                d ' Ajuda  ou  dos  Mercadores , para o  convento  de  São  francisco . Segundo  a  população ,  a    Bahia  tinha  duas  imagens  de  Santo  Antônio  e  uma  delas  era a de  Arguim , pelos milagres    apresentados . ( 2 ) 

Santo  Antônio  protegia  os portugueses em  Pernambuco .Era  tão  forte  que  por  volta  de 1663,        o  padre  Antônio  Vieira  , no  sermão  feito  no  estado  do  Maranhão , afirmou  : 

"  Se  vos  adoece  o  filho , Santo  Antônio ; se  vos  foge  o  escravo , santo  Antônio ; se  mandais    encomenda , Santo  Antônio ;  se  esperais  o  retorno ; Santo  Antônio ; se  requereis o  despacho ,  Santo  Antônio ;  se  aguardais  a  sentença , Santo  Antônio ; se  se  perdeis  a  menor miudeza  da      casa , Santo  Antônio ; e  talvez  se  quereis  os  bens  alheios , Santo  Antônio " . ( 3 ) 

O Santo  teve  muitas  responsabilidades  no  nosso  país , quando , por  exemplo , o Governador  de  Pernambuco , Dr  João  da  Cunha  Souto  Maior , a  13  de  setembro  de  1685 , mandou  abrir   as-  sento   de  praça  a  Santo  Antônio  de  Lisboa , protegendo , assim , as  Armas  Reais  na  conquista    do   Quilombo  , e  providenciou  para  que  se  pagasse , pelo  senado  da  Câmara  de  Olinda , ao  síndico  do  convento  dos  Franciscanos  daquele  local , o  soldo  correspondente ao  cargo que lhe  competia .

Há  informações  de  ter  Ele  os  donos  de  escravos  e  capitães  do - mato  na  procura de fugitivos .  Também  esteve  na  bahia  como  protetor . Nomeado  capitão  pela  Câmara  daquele  estado , em  1795 , foi  determinado  que  se  " entregasse  todos  os  anos  ao  síndico  do  convento  do  Forte da    Barra , o  soldo  que  se  costumava  pagar  aos  capitães  intertenidos  da  Paça  " . ( 5 )  Dois anos    depois  da  Carta  Régia  de  7  de  abril  de  1707 , confirmava  aquela  Portaria   de nomeação , mas      a importancia  do  soldo  deveria  ser  aplicada  para  alguma  homenagem  ao  Santo  ou  para  o    orçamento  da  capela .

Quando  a invasão  de  João  francisco  Duclere  e  Duguay - Trouin  no  Rio  de  Janeiro , em  1710 ,    num  desespero  de  causa  , o governador  Francisco  de  Castro  Morais  recorreu  ao  Santo  a  fim    de  pedir  a  proteção  para  os  soldados  que  iriam  combater  por  terra . Foi  pela  vitória  heróica    da  batalha  que  o   santo  recebeu , naquele  estado , a  patente  de  Capitão  da  Infantaria . E  ainda       a  1 º  de  março  seguinte  , Antônio  de  Albuquerque  Coelho  governador , conferiu  a  imagem do    Santo  que  ornava  o  nicho  do  alto  da porta  do  convento  de que  é  orago , no largo  da  Carioca      (  Rio  de  Janeiro  ) , por  ato especial  de  Decreto  de  26  de  juho  de  1814 , o  posto  de  tenente -  coronel . "  Esse  ato  até  hoje  nã  foi  anulado " . Lê -se  : "  à  imagem  de  Santo  Antônio  do Rio    de  Janeiro , ondee  deve  continuar  a  abonar -lhe  o  sodo  que  tem  direito  e  que  até  agora  tem        sido  pago  " . ( 7 ) 


SÂO JOÂO  

Nascido  a  24  de  junho , na  tribo  de  Judá , filho  de  Zacarias  e  Isabel , João  viveu  no  deserto      durante  muito  tempo , alimentando - se  de  mel  silvestre  e  de  gafanhotos . Sua  vida  só  é  real-    mente conhecida  pelos  Evangelhos . Mandado  à  corte  de  Herodes  Antipas ,tetrarca  da  Galiléia ,  por  criticas  feitas  à  sua  vida , foi  encarcerado  na  Fortaleza  de  Macheros  e  decapitado  no ano    31 .

A  Igreja  Católica  celebra  a  24  de  junho  a  data  do seu  nascimento e  a  29  de agosto ,sua morte. 

Augusto  Schmidt  também  chamou  de  festas  juninas  às  dedicadas  ao  mês  de  junho , isto  é , aos    três  Santos  do  mês . ( 9 ) 

Hoje  os  festejos  do  mês  de  junho  estão  deturpados  sobretudo  aos  centros  urbanos  onde  se  procura  fazer  deles uma  caricatura , e  não  um  retrato  da  vida  sertaneja . O  Saõ  João  saiu  das  casas  de  família para  o  salão  de  clubes  sociais .  ( 10 ) 

Os  festejos  juninos  antecedem  o  próprio  São  João  . Antes   de  atingir  o  sul  da  Europa  , pas -  saram  pelos  costumes  góticos , reforçados  em  presença  dos  árabes , em Portugal  e  Espanha . E    do  fogo  sagrado  aos  fogos  festivos  há  intromissão  ,  aí  pelos  anos  676 ,  do  fogo  chinês ,  do  fogo  de  Bengala , etc .  ( 14 )   Somente  no  século   XV   eles  entraram  na  Europa .  No  século  XVIII  se  tornaram  populares principalmente  na  França  e  no final  do  século  participaram ativa-mente  nas  festas  públicas .

Mas  a  fogueira  tão  comum  a  essas  festas , constituiu  uma  reminiscência  do  fogo  sagrado das  religiões  pagãs . Persas , gregos  e  mesmo  outros  povos antigos  dançavam , em  ritual , lançando  nela  o  melhor  das  colheitas , como  dissemos  e  sacrificavam  animais . 

" Em  Paris ,  antigamente ,  nas  praças  de  cada  bairro ,  armava-se ,  no  dia  24  de  junho ,  uma  grande  árvore  denominada  árvore  do  fogo  de  São  João . ( 15 ) . Os  reis  acompanhados  de  sua  corte  ateavam  fogo  à   árvore , como  acontecia ,  na  praça  de  Notre  Dame . E  se  disputava  o  carvão  resultante  da  fogueira , porque  dava  muita  sorte  a  quem  o  possuísse . ( 17 ) 

Em  1414  apareceram  as  primeiras  Cavalhadas  de  São  João , nas  Ilhas  dos  Açores , com fogos  de  artifícios  e  rufos  de  tambores . Pouco  se  sabe  a  respeito  daquele  folguedo.

Os  asiáticos , os  africanos  e  os  europeus ,  mais  tarde , passaram  a  acender  fogueiras  no  sols  -  tício  do  verão . James  Frazer  dá  uma  nota  explicatória  a  respeito  das  cerimônias relacionadas    ao  fogo .Ao menciuonar  as  rodas  inflamadas  observadas  em  Marrocos  , na  noite  de  Saõ  João,  Westermarck  comenta  os  desejos  da  afastar  influências  malignas . São  João  era  "  ...  o  Santo  festejado , observa  a  trovam portuguesa  :  Quando  os  mouros  o  festejam  que  fará  quem  é    cristão  ? 

No  Brasil  não  se  verificou  sacrifícios  de  animais  na  fogueira , mas  persiste  o  hábito de assar  batata - doce , milho  verde  e  pinhão


SÃO  PEDRO

"  Tu  és  Pedro , e  sobre  esta  pedra  edificarei  a  minha  Igreja  "                                                 Matheus  XVI , 17  -  18 

Hebreu  Simão  era  o  nome  original  de  Pedro que  aparece  na forma  grecizada  de  Symeon . Co-  mumente  chamado pelo  sobrenome  Petrus , nome  masculino ,  formado  do  substantivo  feminino    pedra ( rocha ) . Pescador , às  margns  do  lago  de  Denesaré , abandonou  seus  afazeres  para seguir    o  Mestre  Jesus  .Assistiu  as  bodas  de  Canaã , à multiplicação  dos  pães , à  pesca  milagrosa  e  à  cura  de  muitos  enfermos .

Entretanto  três  vezes  negou  Jesus  . Preso por ordem  do  rei  Herodes é  libertado milagrosamente .  Ao  ser  preso  novamente  em  Roma , e  condenado ,  pediu  que  fosse crucificado  de  cabeça  para    baixo ,  pois não  era  digno  de  morrer  como  seu   Mestre .  Tornou -se  o  príncipe  da   Igreja  Ca-tólica . Padroeiro  dos  pescadores  e  das  viúvas . Considerado  também  o  "  chaveiro  do  céu " .

Fonte  -  Ficha  Catalográfica   - 1ª  edição  -  Em  10  de  junho  de  1995   -  Patrimônio  de  São    João  Batista , Olímpia  - SP  - LBN  1420891  - Laura  Della  Mônica  




quarta-feira, 24 de junho de 2026

A desumanidade dos escravocratas de ontem e de hoje

 




A  palavra  escravo  deriva  de  slavus  em  latim , nome genérico  para designar  os habitantes da        Eslávia , região  dos  Bálcãs , no sul  da  Rússia  e  às  margens  do  Mar  Negro , grande  fornece -          dora  de  pessoas  feitas  escravas  para todo  o  Mediterrâneo . Eram  brancos , louros  com  olhos        azuis .Só os otomanos  de Istambul  importaram  entre 1450 - 1700  cerca  de  2,5  milhões dessas      pessoas  brancas  e  escravizadas .

No nosso tempo , as Américas  foram  as grandes importadores  de  pessoas de  África que foram          escravizadas . Entre 1600 - 1867  o  número é  espantoso : 12.521.337  fizeram a travessia transa -    tlântica , das  quais 1.818.680  morreram  a  caminho  e  foram  jogados  ao  mar .  O  Brasil   foi            campeão de  escravagismo . Só ele importou , a  partir  de  1538 , cerca  de  4,9  milhões  de  afri -          canos  que foram escravizados . Das  36  mil  viagens  transatlânticas , 14.910  destinavam  -  se              aos portos  brasileiros .

Estas  pessoas escravizadas  eram tratadas como  mercadorias ,chamadas  "  peças  " . A  primeira          coisa que o comprador  fazia  para  "  trazê - las  bem  domesticadas  e disciplinadas  " era castigá -          las  , "  haja  açoites ,  haja  correntes  e  grilhões  " . Os  historiadores  dos  escravocratas  criaram          a  legenda  que  aqui a  escravidão  foi branda ,quando  foi  crudelíssima .Dou mais dois exemplos  aterradores .

O  primeiro : O  holandês , Dierick  Ruiters que  em  1618  passou  pelo  Rio  relata :  "  negro  fa -      minto  furtou  dois  pães  de  açucar  . O senhor , sabendo  disso , mandou  amarrá - lo  de  bruos a        uma  tábua  e  ordenou  que  um  grupo  de  negros  o  surrasse  com chicote  de  couro ;  seu corpo      ficou  de  cabeça  aos  pe´s , uma  chaga  aberta  e  os  lugares  poupados  pelo  chicote  foram lace -    rados  à  faca ; terinado  o  castigo , um  outro  negro  derramou  sobre  suas  feridas  um  pote  co  -  tendo  vinagre  e  sal  ... tive  que  presenciar  -  relata  o  holandês -  a  transformação  de  um  ho  -mem  em carne  de  boi  salgada  ; e  como  se  isso  não  bastasse , piche  derretido ; deixaram - no  toda  uma noite ,de joelhos ,preso  pelo  pescoço a um bloco  como um mísero  animal   "  ( - Cf . L.      Gomes , Escravidão  vol .  I , 2019 , p. 304  ) . Sob  tais  castigos , a  espectativa  de  vida  de  uma    pessoa  escravizada  em  1872  era  de  18,3  anos . 



O  outro  não  menos  horripilante  , vem  do  antropólogo  Darcy  Ribeiro , que  pinta  a  situação      geral  do  escravizado  :  "  Sem  amor  de  ninguém ,  sem  família  , sem  sexo  que  não  fosse  a    masturbação  , sem nenhuma  identificação possível  com  ninguém  -  seu  capataz  podia  ser um      negro , seus  companheiros  de  infortúnio , inimigos  , - maltrapilho   e  sujo , feio  e  fedido  , so -    frer  todo  dia  o  castigo  diário  das  chicotadas  soltgas , para  trabalhar  atento  e  tenso .  Sema-    nalmente , vinha  um  castigo  preventivo ,  pedagógico , para  não  pensar  em  fuga ,  e , quando  chamava  atenção , recaía  sobre  ele  um  castigo  exemplar , na  forma  de  mutilações  de  dedos ,      do  furo  dos  seios , de  queimaduras  com  tição , de  ter  todos  os  dentes  quebrados  criteriosa- mente   ou  dos  açoites  no  pelorinho , sob  trezenas  de  chicotadas  de  uma  vez ,  para  matar ,        ou cinquenta  chicotadas  diárias  para  sobreviver .Se  fugia  e  era  apanhado, podia  ser marcado    com  ferro , ser  queimado  vivo  , em  dias  de  agonia ,  na  boca  da  fornalha , ou  de  uma  vez            só ,  jogado  nela  para  arder  como  um  graveto  oleoso  "   (  O  Povo Brasileiro , 1995 , p . 119 -          120) .

O  jesuíta  André  João  Antonil ,  dizia  :  "  para  o  escravo  são  necessários  três  Ps , a  saber   :          pão , pão  e  pano  " . Pau  para  bater  , Pão  para  não  deixá -lo  morrer  de  fome  e  Pano  para        esconder  - lhe  as  vergonhas . De  modo  geral  a  história  dos  escravizados  negros  foi  escrita          pela  mão  branca .



É  sempre  atual  o  grito  lancinante  de  Castro  Alves  em  "  Vozes  d ' África  "  :   "  Ó   Deus ,          onde  estás  que  não  respondes  ?  Em  que  mundo , em  qu '  estrela  tu  t '  escondes  /   Embu  -          çando  nos  céus  ?   Há  dois  mil  anos  te  madei  meu  grito  / Que  embalde , desde  então , cor -        re  o  infinito  ...  /  Onde  estás ,  Senhor  Deus  ?  "  Como  dói !  Jessé  de  Souza  em  sua  obra      mostrou  que  o  que  escravocratas  fizeram  com  os  negros  , a  maioria  da  atual  classe  domi-  nante  , transfere  em  desprezo  e  ódio  aos  negros  de  hoje .

Falo  como  teólogo  :  misterisamente   deus  se  calou  como  se  calou  no  campo de extermínio      nazista  de  Auschwitz   -  Birkenau  que  fez  o   Papa   Bento   XVI  ,  estando  lá  ,  perguntar  :            "  Onde estava  Deus naqueles dias  ?  Por  que  Ele  silenciou  ? Como  pode permitir tanto  mal " ?

E  a  pensar  que  foram  cristãos  os  principais  escravocratas . A  fé  não  os  ajudou  a ver  nessas  pessoas  "  imagens  e semelhança  de  Deus  " , menos ainda , " filhos  e  filhas  de  Deus  " ,nossos  irmãos  e  irmãs . Como  foi  possível  a  crueldade  nos  porões  de  tortura  dos  vérios  ditadores      militares  do  Brasil  ,  da  Argentina ,  do  Chile  , do  Uruguai ,  de  El  Salvador  que  se   diziam    cristãos  ou  catóicos  ?  E  o  ex - presidente  condenado  por  tentativa  de  golpe  de  estado ,  de  -    fendia  publicamente  a  tortura  como  modo  de  enfrentar  opositores .

Quando  a  contradição  é  grande  demais  que  vai  além  de  qualquer  racionalidade ,que encontra    aqui  o  seu  limite , simplesmente  calamos . É o  mysterium   iniquitatis  , o  mistério da iniquidade    que  até  hoje  nenhum  filósofo , teólogo  ou  pensador  encontrou  -  lhe  uma  resposta .  Cristo  na        cruz  também  gritou  e  sentiu  a   "  a  morte   "  de  Deus  .  Mesmo  assim  vale  a  aposta  de  que    todas  as  trevas  juntas  não  conseguem  apagar  uma  luzinha  de  bondade  que  brilha  na  noite  humana .  É  a  nossa  esperança  contra  toda  a  esperança .

Fonte  Jornal  Correio  da  Manhã   -   pág  2   -   OPINIÃO   -   Leonardo  Boff  *                                Data  -  Quinta  -  feira ,  5  de  fevereiro  de  2026  -   " Leonardo  Boff  é  filósofo , teólogo  escreve mpara  a  revista  LIBERTA   do  ICL   ;  Paixão  de  Cristo  -  paixão  do  mundo  , Vozes  2009 

 


segunda-feira, 22 de junho de 2026

Clinton pede fim do racismo

 



AUSTIN , Texas  -  O  presidente  Bil  Clinton  fez  uma  apelo  ontem  à  união  das raças e pediu        que  os  americanos  "   limpem  o  racismo  "  da  nação  para  que  os  EUA  continuem  a  ser   a    primeira democracia  do  mundo .Num discurso  emocionado  e muito  aplaudido  na Universidade      do Texas , o presidente  disse  não  tolerará  a  existência  a  existência  de  dois  Estados  Unidos  e    negros rejeitarem  a divisão racial .Sem  citá  -  lo, Clinton mandou  um  recado  a Loius Farrakhan .

"  O  racismo  é  a  cruz  dos  negros , mas  o  problema  é  dos  brancos   " .                                        Bill  Clinton  

-  Um  milhão  de  pessoas  tem  o  direito  de  lutar  por  seus  direitos  - disse  Clinton  numa  refe -    rência   à  marcha  de  Washington  .  -  Mas  um  milhão  de  pessoas  não  podem  aceitar  a men  -    sagem  do  ódio  e  da  visão  entre  os  homens . Não  se  pode  construir  uma  casa  sólida  sobre        uma  base  ruim  e  nada  de  bom   pode  surgir  do  ódio  -  discursou .

"  Não  queremos  destruir  os  EUA , pois  eles  se  destróem  a  si  mesmos                                           Louis  Farrakhan  

Clinton  reconheceu  que  os  negros  são  vitimas  de  graves  discriminações  em  todas  as  áreas         e  pediu  que  os  brancos  entendam  "  as  raízes  da  dor  negra "  .  Ele  disse , no  entanto ,  que          os  negros  também  devem  entender  "  o  medo  branco  " .



 -   Para  os  brancos  a  violência  nas  ruas  muitas  vezes  tem  rosto  negro  -  afirmou .

O  presidente  criticou  também a  discriminação  contra  a  comunidade  hispânica , que  já repre  -      senta  10 %  da  população  americana .  Mencionou  ainda  o  vredicto  de  Simpson  e  as  decla-      rações racistas  do detetive  Marx  Fuhrman , responsável  pelas  invetigações do duplo homicídio.

-  Há  muitas  ideias  destrutivas  entre  nós  -  disse  Clinton  se  dirigindo  aos  brancos  -  A  voz       gravada  de  um  policial  racista  devia  encher  de  vergonha . Chegou  o  momento  de desterrar           o    racismo  -  declarou . 

Fonte  -   Jornal   O  GLOBO   -  paág  18  -   O  MUNDO  -  2ª   edição                                              Data  -  Terça  -  feira , 17  de  outubro  de  1995   -   JOSÉ  MEIRELLES  PASSOS                  Correspondente 


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Farrakhan : ' Deus fala por mim '

 

A  marcha  de  um  milhão 



WASHINGTON  -  num ambiente festivo ,centenas  de milhares  de negros  ocuparam  o coração  de  Whashington  , numa da maiores  manifestações  já realizada na  capital  americana .O líder da Nação  do Islã , o  polêmico  |Louis  Farrakhan ,  que  convocou  a  chamada  marcha  de  um  milhão  de  ho -mens , chegou cercado  por seguranças e ,num  tom  desafiador  ,críticos  as pessoas  que  apoiaram  a  manifestação ,  mas  não  aceitam  seu  discurso  extremista .  Num  momento  delicado  para  as   re-lações  entre  brancos  e  negros  nos  EUA , ele  se  definiu  como  um  representante  divino .

-  Gostem ou  não, foi  através  de mim  que  Deus  apresentou essa ideia .Deus fala  pela minha  boca    -  disse  ele ,  se  defendendo  das  acusações  de  anti  -  semitismo  e  ódio  aos  brancos .  -  Se  meu     coração  é  tão  escuro , como  a  mensagem  poder  ser  tão  luminosa ?  -  perguntou .

Os  organizadores  da  marcha  asseguraram  que  os  participantes  era  mais  de  um milhão , mas a  policia contou  400  mil pessoas .O número  superou  a histórica manifestação comandada pelo líder  negro  Martin  Luther  King  em  1963 , no  esmo  local . Os manifestantes  se  concentraram na área    que  vai  do  Congresso  ao  monumento  para  o  presidente  Abraham  Lincoln  .

O  encontro ,  que  começou  às  7 h  (  horário  local  )  ,  só  terminou  à  noite  com  o  discurso de        Farrakhan . O  ato  foi  convocado  para  que  os  negros  tomem  consciência  de  suas  responsabili-dades e  assumam  suas  famílias , disse  a  Nação  do  Islã . Grande  parte  foi  protestar contra suas  condições  de  vida e  gritava :  "  O  povo  unido  jamais  será  vencido  " . Farrakhan  disse  que  a    supremacia  branca  er  a  doença  dos  EUA  e  desafiou  o  presidente  Clinton  e  os  republicanos  .

-  Meu  povo  me  deu  autoridade  . Eu  não  preciso  do  apoio  de  vocês  -  afirmou , num discurso      de  duas horas .



O  reverendo  Jessen  Jackson  também  discursou , mas estrelas  como  Collin  Powell  e  o jogador      de  futebol   O. J . Simpson  não  apareceram . Vários cartazes  com  o  retrato  de  Simpson  ,  cuja  libertação  agravou  as  diferenças  raciais  nos  EUA  , eram  vistos  entre  a  multidão  .  A   polícia    agiu  discretamente .




Mulheres  também  compareceram  

WASHINGTON  -  Embora  não  tenham  sido  convidadas , mulheres  negras  também participaram      da  marcha  em pequenos  grupos .Elas  ignoraram  as  declarações  machistas  de  Louis  Farrakhan,    para  quem  as  mulheres  devem  ficar  em  casa , e  enfatizaram  a  mensagem  de  união  da  mani-festação .

-  O  mérito  de  Farrakhan  é  despertar  nossa  consciência  e  nos  fazer  reviver   a  ideia  de  uma  comunidade  negra  -  disse  a  professora  Dana  Edwards , de  31  anos . 

Duas  mulheres  estavam  entre  os  oradores  oficiais  :  a  poetisa  Maya  Angelou  e  a  mulher que  desencadeou  uma  campanha  pelos  direitos  dos  negros  na  década  de  60 ,  ao  sentar -se   numa      parte  do  ônibus  reservada  para  brancos , também  foi  a  Whashington . A  secretária Bilal  Hasan , de  47  anos , saiu  de  Atlanta  para  participar  da  marcha .

-  Farrakhan  fez  a  convocação , mas  eu  creio  que  a  marcha  no  fundo  não tem  nada a ver com   ele . Cresci  no  Mississipi , onde  a  discriminação  sempre  foi  grande . Mas  isso  jamais  me  fez  odiar  os  brancos   -  disse  Claudia  Moran  de  Nova  York. 



Negros  para  a  capital 

WASHINGTON  -  Uns vieram  dos campos de algodão  do  Alabama ,outros dos guetos  de Detroit.  Até  as gangues  juvenis  de  Los  Angeles  enviaram  representantes ,assim como pequenos  templos    batistas   e  episcopais  da  Geórgia  e  de  Boston .O  Harlem  também  tinha  sua  representação  . O    traço  que  unia os grupos  era  o  senso  de fazer  parte  da  História . A marcha  liderada  por  Martin  Luther  King , em  1963  era  lembrada  como  referência . 

-  Posso ouvir  a  voz  dele  dizendo  "  Eu  tenho  um  sonho  " . Estou  ouvindo  agora o eco de suas  palavras , aqui  neste  mesmo  lugar . "  Sonho  que ,um  dia , meus  quatro  filhos  viverão num  país    onde  não  serão  julgados  pela  cor  da  pele ,  mas  sim  pelo  conteúdo  do  caráter ... "   -   repetiu ,     emocionado . Bob  Warkins , que participou  da  marcha  histórica , é agora  veio  de  Chicago , para    "  renovar   a  fé  no  sonho  de  uma  sociedade  integrada  " .

Washington  parou .O  comércio  fechou  , em  parte  por  falta  de funcionários  que  foram  à mani -  fstação  , em  parte  por  medo  de  distúrbios . O Congresso  e  vários  ministérios  também  não fun -cionaram  . "  Sou um  em  um  milhão  "  dizia  um  cartaz  carregado  por um  rapaz .Outro ,usando    roupas  africanas , carregava  um  pôster  em  português  :  "  A  luta  continua  "  .  Ele  não  fala  o  idoma , mas  sabia  o  significado .  Só  que  estava  sendo  enganado  sobre  a  origem .

-  Vi  isso  em  dois  filmes  e  me  traduziram , dizendo  que  era  um  termo  africano  -  disse. Ben-    jamim   Jackson .

O  luminoso  dia  de  outono  começo  com  uma  oração  em  árabe ,  despertando  centenas  que  ti-nham  passado  a noite  descansando  sobre  a  grama no  locl  do evento ,uma  área  de  14  quadras    de  comprimento  por  três  de  largura ,  diante  de  um  palco  que  tinha  como   pano  de  fundo  a    silhueta  imponente  do  capitólio , a  sede  do  Congresso  Nacional .

O cheiro  de  frango  assado ,de cachorro  quente  e  de  milho  verde  foi uma  constante o dia  todo ,  Mil  vendedores  licenciados  ( cada  um  pagou  US$  1  mil  aos  organizadores  pela  autorizaçã  )        se  espalharam  na  multidão . Os  que  ofereciam  camisetas  e  bonés  procuraram  se  instalar  nas  saídas  das  estações  do  metrô .

Os  trens  despejavam  multidões  . Boa  parte  vinha  do  estádio  do  time  de futebol  americano da  ª, o Redskins , cujo  estacionamento  foi  reservado  aos  mil  ônibus  que  vieram  de  fora .Os    4.900  policiais  de  Washington  estavam  a postos  desde a  madrugada , assim  como 150  médicos      e enfermeiras  .Os organizadores  pediram  que cada  particiupante  contribuísse  com  US$  1 , mas  muita gente  foi  vista  dando  bolos  de  notas .

Fonte  -  O  GLOBO   -   pág   18   -  O  MUNDO    -   2  ª  edição                                                        Data   -   Terça  -  feira  17  de  outubro  de  1995   JOSÉ  MEIRELLES  PASSOS                        Correspondente 


quarta-feira, 17 de junho de 2026

O PESO DE VESTIR A AMARELINHA


SELEÇÃO  BRASILEIRA 



DA  CAMISA  BRANCA  DE  ALGODÃO  COM  400 GRAMAS  À  DE  MICROFIBRA  FEITA      DE GARRAFAS  PET , A  TECNOLOGIA  AJUDOU  O  JOGADOR  A  CORRER  MAIS , COM        MENOS  DESGASTE 

MEMÓRIA 

A  seleção  começou  sua  história  usando  branco , em  1914 ,  no  jogo contra  a equipe inglesa      Exert  City . Com  a  derrota  na  final  de  1950 ,  no  entanto , o  uniforme  foi aposentado e , de            um concurso  nacional , saiu  o  design da emblemática  amarelinha .

RESERVA 

Os  teams  tinham  um  único  uniforme .  Apenas  duas  seleções  usaram  uniformes  número  2  :          Espanha  e  Inglaterra . 

CAMISA  10 

A  grande  novidade  da  Copa  do  Mundo  de  1950  foi  a utilização  de número  nas camisas ,de        1  a  11 , para  identificar  os  jogadores . O  primeiro  camisa  10  foi  Jair  Rosa  Pinto .

1950  

A  camisa  branca  de  algodão  com  gola  azul  pesava  cerca  de  400  gramas , mas  ao  afinal  da        partida , chegava  a  450  gramas , encharcada  de  suor .

FÔLEGO  EXTRA  

Com  o  poliéster  , a  pulsação  média  dos  jogadores  caiu  3,5  %  . Isso  representa  aumento de        cerca  de  15 %  na  resistência  física  do  atleta .

EMBLEMÁTICA 

A  seleção  brasileira  que  venceu  a  Copa  de  1994  teve  uma camisa  que se tornou  célebre  por    causa  de  uma  inovação  em  seu  desenho , com  três  escudos estampados  como  marca d ' água .    Logo  na  primeira  semana , 50.000 camisas  foram  vendidas .

1994 

A  Copa  de  1994  marcou  uma  das  maiores  evoluções  tecnológicas  e  campo  : todos  os  times    passaram  a  usar  camisas  sintéticas , feitas  de  poliéster .




QUAL  É  A  MELHOR  ?  

Para  descobrir  qual material  eportivo  é  o  mais  fraco  é  o  mais  eficiente , o fisiologista  Turibio  Leite  de  Barros , ex - médico  do  Sao  Paulo  Futebol  Clube , conduziu  um  estudo  dentro de  um    laboratório  climatizado  a   25 º   na  Unifesp . Utilizando  três  camisas  diferentes ,  um  atleta  ca -  minhou  5  minutos , depois  correu  15  minutos  e  descansou  10 . O estudo  mediu  a  temperatura  entre  a  roupa  e  o  corpo  . Quanto  mais  quente  o  uniforme , menos  o  organismo  precisa  trabalhar  para  manter  o  equilíbrio  térmico . 

1950  -  Com  o  suor , a fibra  da camisa  resfria  e  encharca ,aumentar  o  peso .A umidade  diminui      a  possibilidade  de  a  pele  respirar  e  causa  calafrios .

1954   -  A  camisa  tem  baixa  absorção  de  suor , o  que  faz  o  material   " colar  "  na  pele , atra-     palhando  a  performance  . Molhada , ganha  cerca  de  10  gramas .

2014   -  A  tecnologia  dri - fit , presente  na  camisa  de  microfibra  de  poliéster , extrai  o  suor  do  corpo  para  fora  do  tecido , gerando  evaporação  mais  rápida .

Fonte  -   ABRIL  NA  COPA   -   pág  96  -  Maio  de  2014 


segunda-feira, 15 de junho de 2026

A ESTRELA DA COPA

 




Todos  querem  levantar  a  Copa  do  Mundo

No  início da  década  de  1970 , a  FIFA  encomencou  um novo  troféu  para  a décima edição do  Mundial ,  marcada  para 1974 .  Ele  subtituiu  a  Taça  Jules  Rimet ,  conquistada  em  definitivo          pelo  Brasil  após o tricampeonato  no  México  ( e  roubada  da  sede  da Confederação Brasileira          de Futebol  em  1983 ) . Artesãos  de  sete  países  enviaram 33  projetos . O  vencedor  foi  o  ita -          liano  Silvio  Gazzaiga ,  que  descreveu  sua  criação  assim :  "  As  linhas  saltam  da  base , em      espirais , se  abrindo  para  reber  o  mundo . Da  impressionante  tensão  do  corpo  da  escultura ,          surge  a  figura  de  dois  atletas  no  agitado  momento  da  vitória  " .  Para  confeccioná-la  , pri -      meiro  um  molde  de  gesso , depois  outro , de  cera  rígida , e  só  então  elaborada  a peça  final ,          em  ouro  maciço com  base em  malaquita ,uma  pedra  semipreciosa  com  espaço para gravação        do  nome  de  todos  os  campeões  do  Mundial  e  o  respectivo  ano  da  vitória ,  de  1974   até              2038 .  Até  o  momento  , constam  seis  países  :  Brasil ( 1994  e  2002 )  ,  Alemanha  ( 1974  e          1990  ) , Argentina  ( 1978  e  1986 ) , Itália  ( 1982  e  2006 ) ,França  ( 1998 ) e Espanha ( 2010) .          O troféu  pesa  6,175  quilos  e  tem  36,8  centímetros .Cada  campeão  fica  com  ele  por quatro         anos  e  ganha  uma  réplica  folheada  a  ouro , também  com  base  em  malaquita . 

DUELO  DAS  TAÇAS  



TAÇA  JULES  RIMET 

VS.   PESO  1,8  kg  

ALTURA      35  cm  

MATERIAL   Ouro      

AUTOR    -      Abel  Lefleur , francês  



TAÇA  DA  COPA  DO  MUNDO  DA  FIFA 

PESO  6,175  kg 

ALTURA   35,8  kg 

MATERIAL    Ouro  com  base  em  malaquita 

AUTOR           Silvio  Gazzaniga  ,  italiano  

Olhando  com  as  mãos  

De  acordo  com  normas  da  FIFA  , somente  jogadores  e  chefes  de  estado  podem  tocar                  a  taça . Mas em  setembro  de  2013  ,em  uma  ação  comercial  da  Coca - Cola , a regra  foi    quebrada . O  troféu  foi  tocado  pelos  jogadores  do  time  brasileiro  de  Futebol  de  Cinco      disputado  por  atletas  cegos .

Revista  -    ABRIL  NA  COPA   -    pág  93  e  95  -  MAIO   de  2014  


sexta-feira, 12 de junho de 2026

O Coração de Jesus

 






Para  todos  nós , católicos , é  muito  fácil  associar  o  mês  de  junho  como  sendo  o  mês                    dedicado  ao  Sagrado  Coração  de  Jesus . Poderíamos  dizer  que  isso  está no  coração  de            todo  bom  católico ! Portanto , essa  é  uma  singular  oportunidade  para  celebrar  e refletir            sobre essa devoção que  é  tão  cristológica  e  portadora  de uma  rica espiritualidade ,porque              no  fundo  todo  cristão  deve  aspirar  ter  um  coração  semelhante  ao  de  Jesus  Cristo , ou                  seja , ter os mesmos sentimentos  do  Deus  que  "  tanto  amou o  mundo  "  ( cf . Jo 3, 16 )  !                  A  vida de todo cristão deveria  fazer  pulsar  o amor  no  meio  do  mundo marcado por tanto              rancor !

Na esteira disso , desponta  a figura  de  Santo  Afonso  de  Ligório , que  sempre cultivou a de -        voção ao Coração de Jesus  como meio  para  se praticar  o  amor  a  Cristo  e  aos irmãos .Espe-cialmente  dentro  de  um  contexto  religiosos  marcado  pelo  rigorismo  do  jansenismo ,  des  -            tacar  o  amor  do  coração  de  Jesus ,  repete  explicitamente  à  misericórdia  do  nosso  Deus ,            isto  é , revela  - nos  um  Deus  que  se  compadece  da  miséria  humana  e  restaura  a  vida  de              cada  pessoa  se  dispõe  a  retomar  o caminho  do  amor ! Por  esse  motivo , em  1875,  a  Con -          gregação Redentorista  foi também consagrada  Sagrado Coração de  Jesus . Era tanto um ato de            amor  como  um  compromisso  dos  missionários  redentoristas  de serem sinais do coração que              ama  por  meio  do  trabalho  evangelizador  ao  Povo  de  Deus .

De  modo  que  em  vários  dos  escritos  deste  santo  napolitano  é  afetuoso , em suas meditações , novenas e orações , encontramos  referências  ao Coração  de  Jesus como  expressão de um  amor divino encarnado na realidade  humana  e  desejoso  de  acender no coração humano o  amor  para    com  Deus  e com  os semelhantes . É um  aceno claro  para  a  necessidade  de cultivarmos uma fé  marcada  também  pelos  sentimentos  e não exclusivamente  racionalista . O coração  é  símbolo  e  representação  dessa  capacidade  humana  de amar ,  pois fomos formados  pela  definição  de  que      o  ser  humano  é  um  animal  racional , quando  na  verdade  o  que  nos  define  é  a  faculdade  de    amar . É no ato de amar  autenticamente  que nos realizamos e atingimos nossa  principal  e original  vocação .

Portanto ,  com  o  coração  sedento  do  desejo  de  amar  mais  e  melhor  a  Deus  e  aos   irmãos , especialmente  os  mais  pobres  e  sofridos  , suplifiquemos  como  Santo  Afonso  :  "  Oh , coração  terno e  fiel  de  Jesus , inflamai  meu  pobre  coração , para  que  abrase  de  amor  para  convosco , como  Vós  para  comigo . Parece que  de presente  Vos  amo , ó  meu  Jesus , mas  amo - Vos muito    pouco  ;  dai - me  que  Vos  ame  muito  e  Vos  seja  fiel  até  a  morte  " . 

Fonte  -  Revista  de  Aparecida   -  MENSAGEM  REDENTORISTA                                                        Data  -  Ano  2026   -  Pe .  Marios  Aurélio  da  Silva , C,Ss. R.

Que confusão é essa ?





Queridos  leitores , desculpem  o  desabafo , mas  estã  sendo largamente  distribuídos: criação            afetiva, criação  neurocompatível , disciplina  positiva , comunicação  não  violenta ,  desmame              gentil  - isso  para  falar de educação dos filhos - contar  as  inúmeras teorias  de  liderança senti- mentalista , que pregam  um  excesso  de  cuidado  e  motivação, a  necessidade  de  ser  querido            pela equipe , de  ser  um  verdadeiro " manobrista " de  emoções  e  comportamentos  imaturos .            Tudo  o  que  se  fala precisa ser muito  calculado  para  não  gerar  estresse .

Se ampliarmos ainda mais  o  olhar , encontraremos  as  caixinhas  determinadoras  - os tatuados            ( são  de  classe  média  baixa  com nível  cultural  duvidosos ) , os  que  fazem  lutas  marciais                ( fortes , disciplinados  e  virtuosos ) , os  gordos  ( não  confiáveis , escravos  da  gula ) , os  tra-    dicionalistas  ( farisaicos , ditadores  de  regras  morais ) , os  que  se  separaram  e  voltaram  a                morar com os pais ( imaturos , dependentes , fracos ) , enfim , onde  estão  as  pessoas  únicas  e  irrepetíveis  que  têm  de  ser  verdadeiramente  conhecidas  omo  são  e  compreendidas  nas cir-  cunstâncias  em  que  vivem ?

Olhando para a educação dos filhos , será  que  podemos  dizer  que  somente respeitam a criança    aqueles pais que seguem  esta  ou  aquela proposta  engessada  e  recém - criada  de parentalidade ? 

Eu me assusto quando vejo tamanha  limitação - percebo  e  recebo  em  meus atendimentos pais        inseguros , sem  ação , porque  seguem  " maniais " que  ditam  se  devem  agir  desse  ou daquele  modo , que  devem  falar  desse ou daquele  modo , que  devem  falr  isso  e  jamais  falar daquilo ,        que  determinadas atitudes  poderão  prejudicar  muito  os  filhos , trarão  marcas  negativas ...  e ,        com  isso , algumas  gerações  de  pais  estão  completamente  inseguros  e  sem  ação  educativa  eficiente  . Por  medo  de  errar , traumatizar , ou  por preguiça  de  pensar , abandonam os  filhos        aos seus próprios  impulsos  e  assistem  ao  crescimento  deles  como  se  fossem  plantas .

Ninguém  mais sabe  fazer  o  básico  bem-feito  : orientar ,corrigir  com  amor  e  firmeza , formar    filhos  para  que sejam  homens de bem - fortes , resilientes , que sobrevivam  às inteméries da vida      e  aprendam  com elas .

O  que  muitas  gerações de pais  fizeram  por  séculso  - deeidiram o  que  a  criança  comeria,   que      roupa  vestiria , em  que  escola  estudaria  ... hoje  de  tornou  quase  crime  :  como  a  criança  não      escolhe  sua  própria  roupa , como  não  decide  o  que  comer , não  posso  obrigá - lo  a  ficar  sem    celular  se  todos  têm ... O  que aconteceu  com  a  capacidade  de  pensar , de  entender  a missão  e  papel  de  cada um  na relação , de se posicionar  com  clareza  e  sem  medo  de perder  o  amor dos  filhos ?  Que medo  é  esse de traumatizar ?

Importante que saibam  não há  vida sem  traumas , não existe  existência  sem  dificuldades e adver-sidades . Ser  empre  amado  e  nunca  odiado  é  humanamente  impossível ...

Na  viada  real , não  seremos  pais  perfeitos , mas  podemos  ser suficientemente  bons , como diria  Winnicott . Vamos  errar ,mas  podemos  aprender  com  nossos  erros , corrigi-los  e iluminar  a vida  dos nossos filhos  com  a  humiçdade  que  isso  reflete , pois essas alminhas em formação dependem  de  nossa  luta  por  conduzi-las  na  aprendizagem  sobre  a  vida .

Não  há  receita  pronta , e  muito  menos  perfeita , do  tipo  " As  três  coisas  que  você  deve  fazer  para  seu  filho  ser  honesto " ou  "  As  três  coisas  que  não  deve  fazer  para  que  não  se  envolva  com  pornografia " . As  pessoas  são  complexas  e  as  circunstâncias  são  diferentes  -  o  que  fun -    ciona  para  um  nem  sempre  funciona  para  o  outro . 

Portanto , não  há  caminho  fácil ;  o  que  há  -  é  a  boa  notícia  ´é  caminho  mais  seguro , aquele  conduz  a  Deus ,  o  caminho  do  compromisso  árduo com  a  formação  própria  e  dos  filhos ,   o    caminho  da  certeza  de  que  o  melhor  é   quase  sempre  o  mais  trabalhoso .  O  caminho  de  co-  nhecer  a  cada  filho e  de  saber   - se  guia  de  cada  um ,preparando - se  para a  aventura  de viver,  para  tornarem - se  o  melhor  que  podem  ser . Não  se  contentm  com  receitas  fáceis  e  com  caixinhas , somos  mais  do  que  isso .

Fonte  Jornal  O  SÃO  PAULO  -  pág  5  -   Comportamento  -   Viver  Bem  /   Fé  e  Vida                    Data  -  1º  a  7  de  abril  de  2026   - Simone  Ribeiro  Cabral  Fuzaro  -  é  fonoaudióloga  e  educa-   dora  . Mantém  o  site  www.simonefuzaro.com.br 




quarta-feira, 10 de junho de 2026

Adolescentes e crianças sem direitos







O  juiz  Siro  Darlan  diz  que  falso  manto  de  proteção  impede  o  ingresso  no  merdado de              trabalho  formal  no  país , 23 %  das  crianças  e  dos  adolescentes  têm  seus  direitos  funda -          mentais  negadas pelas dificuldades  sociais  e  econômicas  e pela ausência  do  poder  público

"  Não investimos na formação  da  cidadania , investimos  na  exclusão  social  e  o extermínio                dos  jovens . " A  frase ,  gerou  polêmica , foi  a  introdução  da  palestra  do  juiz  da  1ª  Vara                da  Infância  e  da  Juventude . Siro  Darlan , Darlan , para  quem  as  políticas  governamentais               em  nada  contribuem  para  o  desenvolvimento  das  novas  gerações .

- Quase  15  anos  depois  de  o  Brasil  ter  assinado  a  Convenção  Internacional  Sobre  os Di-              reitos da  Criança  e  Adolescente  , os  índices  de  desnutrição , as  deficiências  na  educação e              o  estado  de  abandono  em  que  se  encontram  o  descaso  do  poder  público  e  da  sociedade              e  revelam  a  falta  de  reconhecimento  da  cidadania  e  dos  direitos  do s jovens  na  prática .

Siro Darlan  disse  que , país , 23 %  das  crianças  e  dos  adolescentes  têm  seus  direitos funda-     mentais  negados  pelas  dificuldades  sociais  e  econômicas  e  pela  ausência  do poder público.          De acordo  disse  que , com  o  juiz , um  milhão  de  crianças  entre  7  a  14  anos  de  idade está            da escola  e  2,9  milhões  entre  5  a  14  anos  trabalham , a  maioria  como  empregadas  domés -          ticas  ou  em  lixões . Um  contingente  se  esperanças  e  sem  perspectivas  de  se  desenvolver               como  futuros  cidadãos , segundao  Darlan . 
- Pelas  ruas  das  grandes  cidades , perambulam  crianças  e  adolescentes  vítimas  da  violência  doméstica  e  comunitária .Muitas  delas usam  entorpecentes  para  enganr  a  falta  de  comida ou  cometem  delitos  para  sobreviver . Milhares  são  aquelas  que  se  entregam a  saga  do  narco  -      tráfico  por  ausência  de  escolas  adequadas  ou  oportunidades  de  profissionalização  por causa          de  uma  legislação  equivocada , que, sob  o  pretexto  de  proteger  os  jovens , impede  que  eles          sejam  educados  para  o  trabalho , lançando - os  em  atividades  informai  e  criminosas  -  disse . 

Mas  apesar  dos  problemas , Darlan  fez  questão  de  ressaltar  que  existem  muitas  esperanças . Uma  experiência  que  considera  positiva  é  a  desenvolvida  pelo  Laboratório  Social  da  1 ª        Vara  da  Infância  e  da  Juventude , que  realiza  programs  de  desenvolvimento  social  e  de  va-    lorização  do  ser  humano , entre  eles  a  Escola  de  País . A  iniciativa  se  propõe  a  dar  apoio        social , financeiro  e  afetivo  às   famílias  a  fim  de  mudar  o  quadro  de  violência  contra   as          crianças .
- Mantemos  um  Banco  de  Emprego , que , ao  contrário  das  tradicionais  agências  de  emprego, cadastra  jovens  analfabetos  e  que  já  conheceram  infrações , estimulando - os  a  uma mudança        por  meio  da  valorização  pessoal , aumentando  a  auto-estima . Esse  trabalhi  visa  a assegurar o        direito  à  profissionalização  e  ao  ingresso  no  mercado  do  trabalho  -  completou .

Fonte  -  Jornal  O  GLOBO  -  pág  6   -  SUPLEMENTO ESPECIAL                                                        Data  -  Sábado , 10  de  julho  de  2004  -   Juiz  Siro  Darlan  

terça-feira, 9 de junho de 2026

FORUM EDUCANDO O CIDADÃO DO FUTURO

 




O  perigo  da discriminação 

"  Para Unesco , a  solução  número  um  para  o  problema  da  violência  e  da  exclusão  social  da  juventude  está  na  educação " 

Julio  Jacob  Waiselfisz , coordenador  da  Unesco  em  Pernambuco ,faz  uma  alerta  contra cenário      de  desigualdades no país 

O Relatório  de  Desenvolvimento  Juvenil  2003 ,elaborado  pelo  escritóorio  da  Unesco  no Brasil ,    foi  o ponto  de partida , para  a criação  do  Índice  de  desenvolvimento  Juvenil  ( IDJ ) apresentado      na  palestra  de  Julio  Jacob  Waiselfisz ,coordenador  do  escritório  da  Unesco  em  Pernambuco .        Com a finalidade  de  traçar  um  quadro  analítico  das  condições  de  vida  dos  jovens  de  15  a  24  anos  no  país ,o  IDJ  engloba  dados  sobre  educação , saúde  e  renda .O  resultado  apresenta  desi-gualdades  gritantes  entre  estados , apontados  pelo  sociólogo  como  preocupantes , pois , em   - al      guns  casos , compõem  um  cenário  de  discriminação .



-  No  Rio  existe  o  dobro  da  analfabetos  negros  do  que  brancos  . Santa  Catarina  tem  1 %   de      jovens  analfabetos  e  em  Alagoas  esse  índice  é  15, 4 %  -  exemplificou .

Walselfisz ressaltou  ainda  as  disparidades  constatadas  a  partir  dos resultados do Sistema  de  Ava-liação  do  Ensino  Básico ( Saeb ) , do  Ministério  da  Educação ,  segundo   os  quais , por  exemplo , alunos  da  8ª série  do  Ensino  Fundamental  do  Rio  Grande  do  Sul  sabem  mais  Matemática  do      que estudantes  do  que  estudantes  do  3 ª série  do  ensino médio   de estados  do  Rio Grande Norte    e  Amazonas . 

-  Esses  alunos  foram  prejudicados  porque  vivem  em  estados  que  não  são  prioridades  nos pro -  jetos  educacionais  do  governo  -  disse .

Segundo  o  sociólogo , a exclusão  social  transformou  o  jovem  no  principal  ator  da  violência no  Brasil ,  o  que  é  comprovado  pelos  altos  índices  de  jovens  vítimas  e  geradores  de  violência  e  da  exclusão  social  da  juventude está  na  educação . O  Brasil  precisa  crescer  com  distruição edu-cional  mais  equitativa .É o único  meio  que  economistas  vêem  para  distribuir  melhor  a renda do    país  e  ter  uma  sociedade  mais  justa .

Fonte  -  Jornal  O  GLOBO  -  pág  3  -  SUPLEMENTO  ESPECIAL                                                    Data  -  Sábado , 10   de   julho   de   2004  

segunda-feira, 8 de junho de 2026

ANTES DE FALAR DE EUCARISTIA , JESUS PROVIDENCIOU O PÃO COMUM ..

 



SOLENIDADE  DO  SANTÍSSIMO  CORPO  E  SANGUE  DE  CRISTO  

Na  primeira  leitura  Moisés  alerta  o  povo  prestes  a  entrar  na  Terra  Prometida  sobre o risco do  esquecimento. Deus  dará  o  maná , mas  apenas  o necessário  para  dia ; quem acumulava perdia. A  forma  no mundo não  nasce  da falta  de  produção , mas  do  excesso  de  acumulação . Quando  con-quistamos  estabilidade ,não podemos  esquecer  o  " deserto " que  atravessamos . A caridade começa  pela  memória : lembrar  que o  outro  ainda  sofre .Viver  com  o  necessário  para  que  o outro ainda sofre . Viver  com  o  necessário  para  que  o  outro  tenha  o  básico  é  exigência  do  Evangelho . 

Deus  fez  jorrar  água  da rocha .A caridade  também  acredita na dignidade  de quem  parece " duro "  ou  perdido . "  Nem  só  de  pão  vive  o  homem  "  :  não  basta  assistência  material ; é  preciso pro-mover  justiça , educação , fé  e  cidadania . Ajudar  o  irmão  a  sair  do  deserto , não  apenas  sobre  -viver  nele .

Na segunda  leitura , São  Paulo  fala  da  comunhão  ( koinonio )  :  " O  pão  que partirmos  não é co-munhão  com  o  Corpo  de  Cristo ?  "  Ao  comungar , não  apenas  recebemos  algo , tornamo - nos     parte  de  Alguém . " Há um  só  pão , e  nós , embora  muitos , somos  um  só  corpo . "  A  Eucaristia é  o  cimento da unidade .Não  podemos  comungar  no altar  é  ignorar  o  cristo  que  sofre  no irmão . O  pão  recebido  deve  tornar - se mãos  estendidas . 



No  Evangelho , Jesus se  apresenta  como  o  Pão  Vivo  que  se  entrega  pela  vida  do  mundo . Ele  não  nos  deu  apenas  uma  ideia , mas  sua  própria  vida . Quem  comunga  torna - se  o  que recebe :  se  acolhe  Cristo  no  altar  e  se  despreza  o  irmão  necessitado . A  caridade  é  extensão da liturgia .    "   Quem  come  a  minha  carne  permanece  em  mim . "  Essa  permanência  é compromisso  ético  :  nossas  mãos ,  pés  e  recursos  devem  continuar  a  missão  de  Cristo . 

Promover a  vida , combater  a  fome  e lutar  por  justiça  são formas  de  viver  à  Eucaristia fora do Templo . Que  sejamos  uma  igreja  que  não  apenas  celebra  o  mistério , mas  se  torna pão partido    para  a  vida  do  mundo . Que  o  único  Pão  nos  una  e  nos  faça ,  em  Cristo , alimento  de  espe -rança  para  todos .                                                                                                                                        

Que  nossa  vida , em  comunhão  com  Cristo , seja  de  fato , " pão  para  a  vida   do  mundo . " 

Maria , Mãe  dos  Pobres ,  rogai  por  nós  ! "  

Fote  -   SEMANÁRIO   LITÚRGICO  -  Publicação  da  Mitra  Arquidiocesana  -  São Paulo                Data  -  4  de Junho  de  2026  - Cônego  Marcelo  Monge  - Vigário  Episcopal  da  Caridade  Social 






Promover  a  vida , , combater  a  fom  e  lutar  por  justiça  são  formas  de  vier  a  Eucaristia