No decorrer do meu percurso educacional, social e profissional me defrontei com muitos desafios os quais passo a relacionar:
- distância das escolas, salas numerosas e dificuldade para exercer as atividades no cotidiano escolar, por falta de material pedagógico que nós professoras elaborávamos e utilizávamos muito o mimeógrafo;
- resistência de alguns professores para inovações;
- precariedade de vida dos alunos;
- falta de reconhecimento e valorização pelas instituições.
Enfrentando os desafios mesmo em situações desagradáveis, conflitantes, colaboraram para o meu amadurecimento profissional e também social. Aprendi a conviver com as diferenças e, com a minha experiência, tinha ânimo e garra para recomeçar. Sempre busquei o novo. Cada livro que eu lia com um conteúdo profundo, me motivava. Finalmente a primeira diretora que tive a felicidade de trabalhar, foi a luz para que eu chegasse à conclusão que o meu caminho estava traçado com esse trabalho diferenciado. Seu nome, foi Laura Garcia.
Meu anseio é capacitar os professores e passar toda a minha experiência durante a minha carreira no âmbito educacional que está publicada em meu livro "Por Um Ensino Motivador nas Aulas de Matemática" - Ed. Scortecci (2012). A realidade é uma só: há diferenciação de oportunidades de ascensão para as pessoas de ação afirmativa. A partir da fase da adolescência é que fui entender esse processo ao me apresentar para trabalhar. Passava em todos os testes menos nas entrevistas devido a esta diferenciação. Então resolvi estudar mais e mais... Dessa maneira é que pude ascender socialmente e ser uma boa profissional.
"Ai de nós, educadores, se
deixamos de sonhar sonhos possíveis. (...)
Os profetas são aqueles ou aquelas
que se molham de tal forma nas águas
da sua cultura e da sua história, da cultura
e da história do seu povo, que conhecem
o seu aqui e o seu agora e, por isso,
podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam."
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.