Livros de colorir
Sofisticados ganham atenção dos adultos
Atividade lúdica infantil é pensada para os mais velhos,
Vira febre no país e se mostra alternativa para escapar do estresse
- Lápis de cor, estojos bonitos , e um livro cheio de figuras intrincadas esperando para serem pintadas. O material pode remeter a uma atividade infantil, mas colorir desenhos têm se tornado um dos passatempos favoritos dos adultos. As livrarias e bancas lotam prateleiras com títulos como "Jardim Secreto“ e “Floresta Encantada“ ambos da autora Johanna Basford, com páginas e páginas de imagens inspirada em botânica e insetos.
O objetivo dos livros de colorir para adultos, no entanto, não é apenas distraí-los ou ajudá-los a desenvolver a coordenação motora , como se é esperado com os pequenos, mas sim ajudar a diminuir o estresse, e a se desligar um pouco do mundo tecnológico.
Num ritmo frenético com celular sempre à mão, e-mails e avisos pipocando nas telas de computadores, celulares e tablets, os adultos encontram na atividade lúdica e manual uma forma de escape da vida agitada do mundo dos crescidos. Sem qualquer relação com a tecnologia, a alternativa se torna uma atividade leve.
Os livros de colorir foram uma das maiores novidades editoriais na Europa, em 2014. De acordo com a revista “Época“, somente a editora britânica Michael O`Mara, que conta com 19 títulos do gênero em seu catálogo, contabilizou venda de 250 mil exemplares no Reino Unido, até dezembro do ano passado. Vários países copiaram a moda, e compraram direitos de reprodução dos livros.
Sucesso na Europa fez com que a Editora britânica
Michael O'Mara vendesse 250 mil livros, em 2014
Para chamar a atenção dos adultos , os títulos costumam carregar as palavras “anti estresse“ e “terapia“ na capa. Além disso, as publicações investem em materiais de qualidade, como papel que não deixa a cor “vazar“ para o outro lado, e com toque agradável; capas bem pensadas; além de tom diferente do simples branco para o fundo; e desenhos mais complexos do que os presentes nos títulos feitos para crianças. Cheios de detalhes, os designs demoram mais tempo para serem preenchidos, o que garante maior dedicação à tarefa, e impede a sensação de que se está fazendo um trabalho realmente infantil.
Nas livrarias do Brasil há diversas opções de livros do gênero para quem quiser investir em um estojo de lápis de cor, e tirar alguns momentos do dia para voltar à atividade infantil.
Fonte - Jornal Destak pág 12
DIVERSÃO & ARTE THAÍS FREIRE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.