Adolfo Lutz
Nasceu no Rio de Janeiro , em 18 de dezembro de l855 . Estudou na Suíça , formando-se em Medicina de 1879 , tendo realizado , também , cursos de especialização nos principais labora -tórios da França , Alemanha e Inglaterra .
Recém formado ,instalou-se no Catete ,em um prédio que servira , ao mesmo tempo ,como Escola Suíço -Brasileira e residência dos pais . Uma das primeiras providências de Lutz foi validar o seu diploma , apresentando na Faculdade do Rio de Janeiro a tese de Doutoramento que acabara de defender.Depois de uma tentativa frustrada de se estabelecer em Petrópolis , no primeiro semestre de 1822 ,Lutz transfere-se para Limeira,interior do Estado de São Paulo , onde acabara de mudar sua irmã Luci .Nesse município ,realizaria importantes pes -quisas e escreveria trabalhos pioneiros em Medicina e veterinária .
Adolfo Lutz chegou em Limeira ,em junho de 1822 ,e lá permaneceu até março de l885 . Ganhou em Limeira grande reputação como clínico e exímio diagnosticador , atendendo as fazendas e re- regiões distantes .
Procurou sempre não perder o vínculo com a Medicina europeia e voltou -se sobretudo , aos estudos de parasitas e assim seus trabalhos marcam o nascimento de helmintologia ( estudos dos vermes ) ,como disciplina autônoma na Medicina .
Indicado por um professor da Suíça e a convite do Governo do Havaí foi cercear um leprosário no Havaí , pois já era famoso por seus estudos com lepra.
Lá estudou também e pesquisou helmintíase em animais domésticos e resultou na sua pesquisa mais importante na área : trabalhos sobre Schitossomose Manzoni .
Em março de 1885 Lutz deixou Limeira para trabalhar em uma clínica fundada em Hamburgo – Alemanha , chefiada pelo dermatologista Paul Jerson Unna .
Voltando ao Brasil ,mudou-se de Limeira para São Paulo . No fim de 1888 já havia tratado de 250 vítimas de lepra , acompanhando cerca de cinquenta por longo período . Havia cerca de dez mil doentes no Brasil , a maioria em São Paulo .
Havia também a febre amarela , que devastava , a população Brasil adentro . Produziu em 1889 , a vacina antrimalárica . Durante . Durante a epidemia quase não restavam médicos para atender à população . Os que não morriam fugiam de medo do contágio .
O Governo foi obrigado a trazer de outras cidades médicos para enfrentar a crise e Lutz foi um deles . Permaneceu em Campinas por apenas dois meses , no auge da epidemia .
Em junho embarcou para o Havaí , com escola em Hamburgo . Distraia -se fazendo excursões para estudar flora e fauna da ilha , e entomologia ( estudo dos insetos ) , base do seu futuro como sanitarista .
Amy foi uma enfermeira inglesa , na época estava nascendo o estudo de enfermagem , que foi fazer missões para o Governo inglês no Havaí . A convite do Governo foi trabalhar no leprosário junto a Lutz.
Após um ano casaram-se e tiveram dois filhos . Bertha ,mais taqrde naturalista do Museu Nacional e Gualter , futuro Professor Catedrático de Medicina Legal da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro .
Voltaram ao Brasil em janeiro de 1893 , com a notícia do falecimento da mãe Mathilde Oberteuller Lutz ,em 11 de janeiro . Seu pai Gustav já falecera em 1891 .
Em 18 de março de 1893 . Adolfo Lutz foi nomeado subdiretor do Instituto Bacteriológico .
Pela primeira vez o Governo estava interessado em assumir o problema de saúde da coletividade , assim criou o Serviço Sanitário do estado de São Paulo .
Foi efetivado como Diretor do Instituto em 18 de setembro de 1895 . Exerceu por 15 anos até transferir-se para o prédio construído ao lado do Hospital de Isolamento , que até hoje é o Hospital Emílio Ribas .
Juntamente com Oswaldo cruz , estudou ofidismo ( estudo do veneno de serpentes ) e criaram a fazenda do Butantã ,depois Instituto Soroterapia de São Paulo e hoje Instituto Butantã .
Permaneceria muitos anos na Fazenda Butantã . Em 18 de agosto de 1907 foi contratado pelo Governador do Pará , para ir a Belém estudar a doença que afetava o gado , conhecida como o mal das cadeiras , mal das ancas ou quebradouro , que foi uma epidemia até 1886 , quando quase todo o gado acabou extinto .
Em 190 , já com mais de 50 anos , Lutz ingressou no Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro , iniciando a terceira fase de sua vida profissional , dedicando-se inteiramente à Pesquisa .
Embora tardiamente ,esta foi a fase mais longa de sua vida , pois ,nas outras ,foi acima de tudo um clínico e passou um período à frente do Instituto Paulista.
Ficou na pesquisa científica até sua morte . Ressalta-se , também a criação da Sociedade Bra- sileira de Dermatologia emn 4 de fevereiro de 1912 ,com Lutz e mais dezessete médicos do Rio de Janeiro .
Reuniam-se regularmente no anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia até 1922 ,para depois irem para o auditório do Colégio Brasileiro dos Cirugiões ,em Botafogo .
Adolfo Lutz faleceu em consequência de uam pneumania , pouco antes de completar 86 anos , em 6 de outubro de 1940.
Três semanas após seu falecimento , o Instituto Bacteriológico de São Paulo , que fechara as portas entre 1925 e 1931 , foi reinaugurado solenemente por ordem do Interventor Dr. Ademar Pereira de Barros , com o nome de Instituto Adolfo Lutz .
Em 1943 os laboratórios no interior de São Paulo , pertencentes ao então Serviço de Policiamento de Alimentação Pública , tornaram-se todos laboratórios regionais do Instituto .
Adolfo Lutz foi praticamente o introdutor da zoológica médica , da helmintologia , e que fez com que a faculdade de Medicina passasse a ter em seus quadros zoólogos , que na época só mos- travam possíveis suposições de que existiam parasitas. Com seus trabalhos toda a evolução que se constatou na ciência e no Ensino Médico foi completamente revisado e , em 1942 passaram a existir cadeiras próprias de parasitolóogica médica e , automaticamente , uma disciplina de hel - mintologia sobre o estudo dos vermes que causam problemas para o ser humano . Sua con-tribuição foi imensa e um marco na introdução da Medicina , praticamente de toda atividade sanitária do Estado de São Paulo .
Sempre que houver assunto de saúde sanitária da população , terá que se citar o primeiro sanitarista : Adolfo Lutz .
Fonte - Folha do SERVIDOR PÚBLICO - ACADEMIA DE LETRAS , CIÊNCIAS E ARTES - Dezembro - 2016 - pág 22 - Edição 287 - Por
Ary Domingos do Amaral , Cadeira nº 4 de Ciências