CORRENTES CRUZADAS
A Filosofia não é uma ciência , uma teoria ou disciplina do conhecimento , tal como se entendem hoje em dias estes termos . Ao contrário . Toda ciência , teoria ou disciplina do conhecimento é que são , de alguma maneira , dependentes da Filosofia , quer reconheçam ou não .
A Filosofia também não constitui uma ideologia , concepção de vida ou visão de mundo . Mas não vale a inversão . Pois toda ideologia , concepção de vida ou visão de mundo não podem prescindir da Filosofia . Foi o que ,de certa feita , reconheceu Bertrand Russel , com as seguintes palavras :
“ Um empirismo lógico , sem compromisso , é logicamente insustentável “ .
Mas , então , que é Filosofia se não for ciência , teoria ou disciplina do conhecimento , se não for ideologia , concepção de vida ou visão de mundo ?
Antes de responder , pensemos o que nos torna a perguntar não somente possível como , sobretudo , imperiosa .
A pergunta supõe aceitas , sem mais , muitas coisas . Supõe , por exemplo , que toda Filosofia seja ou , ao menos ,pretenda ser um exercício de conhecimento . Supõe , também , que , além de conhecimento , já não sobre nada para a Filosofia ser . Supõe , igualmente , que tudo que é não possa deixar de ser al-guma coisa , um quê , e , por isso , pergunta “ que é “ . Supõe que toda a pretensão de conhecimento termina sempre com a produção de um conhecimento objetivo e ,então, é ciência , ou , com a produção de uma ilusão transcendental ou empírica , e , então é ideologia .
Supõe ,por fim , que todas as épocas tenham concepção de vida e visão de mundo , e não somente a época moderna .
Como se pode ver, não poucas as suposições que sustentam as perguntas . Mas, e se todas as e suas su-posicões racionalidade ,muito bons , sem dúvidas estiverem a serviço da ditadura da razão , seu racio-cínio , para conhecer objetos , mais imprestáveis para pensar a realidade do real nas realizações his-tóricas do homem ? Neste caso , com que cara ficamos nós , ao perguntar : mas , então ,que é Filosofia se não for nem conhecimento , nem ideologia , nem concepção de vida , nem visão de mundo ? Será que ainda ficarmos com alguma cara , quando só nos restar a carranca intransigente da razão e sua di-tadura ?
Agora, que percebemos os limites da pergunta , poderemos tentar respondê-la .
A Filosofia é uma experiência de Pensamento . Mas não é a única . Outras experiências são o mito e a mística .Uma outra é a experiência dos deuses e extraordinário , seja ou não religiosa .Ainda outra é a Poesia e a Arte .Ainda outra é a Pólis e a Politeia Thanatos .
Hoje somos pós - modernos . Vivemos os progressos da técnica e os avanços da ciência . Nestas con-dições , por que nos é tão importante ainda aprender a pensar no nível dos pensadores ? Não seria muito mais vantajoso empenhar logo todas as forças e concentrar todo o esforço em desenvolver a técnica e promover o crescimento da ciência , dedicando apenas a Filosofia Analítica da Ciência e as Ciências Cognitivas ? Que utilidade poderá ? . A última , por ser no fundo , a primeira experiência de Pensamento , é a vida e a morte , Eros trazer para nós " filhos do carbono e do amoníaco " , " joguetes nas mãos do caos e dos fractais " ," aranhas da w .w .w " ? Para que as e os big-brothers Brasil nos inculcam subrepticialmente que o ideal é a exclusão e não a inclusão e a distribuição .aprender a pen- pensar, como os pensadores , se os muitos chats já nos fazem repetir os slogans já pensados das ideo-logia
O Pensamento é um passado tão vigente que sempre está por vir .Qualquer esforço da Filosofia não deixa de ser um esforço do Pensamento pelo Pensamento .E por quê ? Porque nenhum esforço filosó-fico pode dispensar a força de futuro do pensamento do passado. Por isso também toda Filosofia vive de pensar a His - tória da Filosofia . É que se tornou transparente , sobretudo , desde Hegel . A Filo-sofia inclui sempre uma Filosofia da História . Na introdução de suas Preleções de história da filosofia , Hegel pergunta : como é possível que a Filosofia , que busca a verdade , possa , em sua História , des-dobra-se numa multiplicidade de tantas filosofias ?
De fato , o balcão da história nos mostra , à saciedade , que onde um filósofo diz " sim" ,outro diz " não " e vice-versa . Por isso se costuma repetir que é próprio dos filósofos se contradizerem uns aos outros e do filósofo contradizer a si mesmo .
A todas estas arremetidas da razão contra o Pensamento na Filosofia a resposta Hegel é dialética : a verdade não é a parte . As partes são passagens de que necessita a verdade para chegar a si mesma no todo . A ver-dade é o todo . Por ser e para ser o todo , a verdade possui a tendência de se desenrolar nas peripécias de uma dialética , formando um fluxo de crescimento , o curso de História . E não somente Hegel que o percebeu . Heráclito já sabia , Platão também , Aristóteles também , santo Agostinho também , Joaquim de Fiore também , Kant também , Scheambélling , Nietzsche , Hei-degger também . Mas é um saber raro . Só os grandes também o possuem na medida em que trans-formam na grandeza de outros endereços de Pensamento - e de novos caminhos de pensar. O destino do Pensamento , em qualquer endereço ou caminho é mantê-lo vivo da forma mais pura , na forma de um contínuo questionamento .Por isso os filósofos nascem e morrem como filósofos , num diálogo ininterrupto de Pensamento com seus antecessores e com os seus sucessores .Somente morrendo é que um filósofo e uma filosofia se tornam contemporâneos do Pensamento . É o sentido da famosa definição platônica da Filosofia melete thanatou , empenho da morte . Agora talvez se tenha tornado um pouco mais clara a resposta de que , em distinção de toda a ciência , teoria ou disciplina do conhe-cimento , de toda ideologia , concepção de vi da ou visão de mundo , a Filosofia é apenas uma expe-riência do Pensamento em todos os empenhos de conhecer e sentir , de fazer e agir , em todos os ad-ventos de ser , não ser e vir a ser dos homens em peregrinação histórica .
JORNAL DO BRASIL - pág 2 - IDÉIAS Sábado, 1º de Março de 2003 - EMMANUEL CARNEIRO LEÃO FILÓSOFO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA
O cronista entrevista o obscuro Hegel
' Considerado pelo colega Schopenhauer um ' espatifador dos miolos alheios ' , Hegel continua sendo pouco lido , embora seja um dos mais importantes filósofos da história da humanidade '
George Wilheim Friedrich Hegel é ,com certeza , um dos filósofos mais importantes da história da humanidade .Curiosamente , apesar de famoso , é pouco lido , apesar de famoso , é pouco lido . É considerado muito obscuro . Seu colega Schopenhauer uma vez disse que ele era ' garatujador de absurdos " e " espatifador dos miolos alheios " .
Para ajudar a difundir algumas de suas ideias ,pensei em entrevista-lo .Havia , porém , um obstáculo considerável : Hegel morreu em 1831 , há 173 anos .Fiz , então ,algo que ( conforme me ensinara ) nunca se deve fazer " entrevistei " o morto através de frases extraídas de seus livros .
As perguntas e respostas que se seguem , portanto , carecem de autenticidade . Reproduzo-as , contudo , na esperança de que talvez não careçam de interesse para os leitores que cultivam curiosidades filosóficas
- É notório que o senhor é um racionalista empedernido , que confia demais na razão .
Não é ?
- O que notório , exatamente por ser notório , não é efetivamente conhecido .
- Mas o senhor confia na razão , não confia ?
- O que é real é racional e o que é racional é real .
- E a paixão , qual é a importância da paixão ?
- Nada de grande no mundo se realizou sem paixão .
- E a felicidade , na história ?
- A história mundial não é lugar para a felicidade . Os períodos felizes são páginas em
branco .
- O senhor me dá a impressão de pensar os seres humanos muito abstratamente . Os
homens , afinal , são guiados pelas ideias ?
-Os indivíduos em atividade na história são seres particulares , têm necessidades específicas , pulsões peculiares , interesses próprios . frases ocas , como " o Bem pelo
Bem " , não têm espaço na realidade efetiva das pessoas vivas .
- Então os seres humanos são vítimas das circunstâncias ? São inocentes ?
- Só o animal é efetivamente inocente .
- Não há risco de dogmatismo na sua filosofia ?
- O dogmatismo na maneira de pensar e filosofia consiste em subordinar o verdadeiro
a uma fórmula fixa ou conhecê-lo como algo que se esgota na percepção imediata .
- A sua filosofia é conhecida pela importância reconhecida ao conceito de totalidade .
Mas em que consiste , exatamente , a totalidade .
- Qual é o grande desafio do pensamento dialético , hoje ?
- Reconhecer a rosa da Razão na cruz do presente .
- A filosofia pode atuar como vanguarda nisso ?
- A filosofia chega sempre tarde . A coruja de Minerva só levanta voo quando chega o
crepúsculo .
- Qual o valor da opinião pública ?
- Na opinião pública , tudo é falso e verdadeiro. Cabe aos grandes homens achar o que é verdadeiro nela .
- O que é mais importante , a prática ou a teoria ?
-O teórico está contido no prático . A vontade já traz o teórico nela .- Como na sociedade civil burguesa os indivíduo as podem ser mais universais ?
- A sociedade civil burguesa é o campo da batalha dos interesses individuais privados contra todos .
- Como um pai deve educar seu filho para fazer dele um bom cidadão ?
- Fazendo dele um cidadão de um bom Estado , de um Estado com boas leis .
- Como educar as crianças contando-lhes a vida de Deus ?
- A vida de Deus pode se expressar como um jogo do amor consigo mesmo . Mas sempre evitar que ela se torne edificante e lhe faltem a seriedade , a dor , a paciência e o trabalho do negativo .
- O que é religião ?
- É a relação com o Absoluto em forma de sentimento , representação e crença .
- Qual o valor do ser humano ?
- O ser humano cale pode ser humano , então por ser judeu , católico , protestante ,
alemão , italiano , etc .
Fonte - JORNAL DO BRASIL - pág B 2 - Caderno B
Sábado , 10 de julho de 2004 - Leandro Konder
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