Os apelos vinham desde o início da década de 70 . Os sambistas sonhavam com um lugar definitivo para os desfiles e a cidade já não suportava os transtornos causados pelo monta-e- desmonta das arquibancadas de madeira . Recém-eleito o Leonel Brizola resolveu encarar o desafio e , em três meses , construi a Avenida dos Desfiles - depois chamada de Passarela do Samba e a partir de 18 de fevereiro de 1997 . Passarela Professor Darcy Ribeiro . Apesar dos nomes nomes oficiais , lavrados em documentos públicos , o que pegou mesmo , foi o apelido dado por Darcy Ribeiro , seu principal mentor . Sambódromo . A ideia inicial era construí - lo na Av . Presidente Vargas , palco de carnavais inesquecíveis , porém o próprio Darcy , na época vice - governador , indicou que o Sambódromo fosse construído na Rua Marquês de Sapucaí , junto à Praça Onze - o nascedouro do samba carioca . Fora do Carnaval , a construção se transforma num gigantesco complexo educacional , abrigando alunos da rede municipal de ensino .
Erguido em blocos de concreto pré - fabricados , desenhados pelo talento do arquiteto Oscar Niemeyer , o Sambódromo foi inaugurado no dia 2 de março de 1984 .
Um desfile de números
Contados do início da área de armação , na Av . Preidente Vargas ,até o arco Oscar Niemeyer , na Praça de Apoteose ,o Sambódromo possui 700 metros de extensão . A pista de desfile mede 590 metros de comprimento por 13 m de largura , contados da Rua Benedito Hipólito onde fica o primeiro recuo da bateria ( o espaço Jamelão ) , até a Apoteose - onde começa a área de dispersão de componentes ( `a esquerda ) e de alegorias ( à direita ) , já na segunda metade da pista , entre os setores 9 e 11 , fica o segundo recuo de bateria - batizada de Espaço Candonga, em homenagem ao sambista que ali montava a sua base para dar água - e o vigorante cravo escarlate - aos ritmistas de todas as Escolas .
Com 85 mil metros quadrados de área construída e capacidade para abrigar 60 mil pessoas , o Sambódromo tem uma geografia adaptada ao traçado das ruas locais pois , durante o ano , o trânsito flui po algumas de suas transversais .
Fonte - Revista do Carnaval


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.