terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O NATAL



“O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa: entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor . 

Natal é você quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus entre em sua alma.

O pinheiro de Natal é você quando, com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida. 

Você é a decoração de Natal quando  suas virtudes são cores que enfeitam a sua vida.

Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne.

A luz de Natal é você quando, com uma vida de bondade, paciência. Alegria e generosidade, consegue ser luz e iluminar o caminho dos outros. 

Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e  de
amor. 

A estrela-guia do Natal é você quando consegue levar alguém ao encontro do Senhor.

Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente o melhor de si, indistintamente a todos.

A música de Natal é você quando consegue também sua harmonia interior.

O presente de Natal é você quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão  de qualquer ser humano . 

O cartão de Natal é você quando a bondade está escrita no gesto de amor de suas mãos.

Você será os votos de Feliz Natal quando perdoar, restabelecendo de novo a paz, mesmo à custa do seu próprio sacrifício.

A ceia de natal é quando sacia de pão e esperança qualquer carente ao seu lado.



Fonte   -   Revista  de  Aparecida   -      pág 19     A.12.com/campanha 

Dezembro  de  2015     - Mensagem  do  Papa  Francisco  ,  em  dezembro  de  2013 

Magos: vieram com a ciência; voltaram com a fé!



GPSque guiou os chamados reis magos ao encontro de Jesus recém-nascido não foi a fé , foi a estrela. Essa pode simbolizar a ciência, que , na busca e esforço por saber , chega às coisas ocultas. Pode simbolizar também a luz da fé , mas só após conhecer a Revelação de Deus ( Evangelho de Mateus 2,1-12 ) . No caso , os magos nem podiam prestar a plena adesão do intelecto e da vontade à Revelação que não conheciam , já que eram pagãos. Segundo a história das civilizações antigas ( Pérsia ) , eles eram uma casta sacerdotal e chegaram a função de assessores influentes junto aos reis do Oriente : Pérsia , Babilônia , Arábia , interessados em pesquisar , é provável que tenham ouvido falar dos tempos messiânicos e da vinda futura de um ‘ rei messias ‘ por parte dos emigrantes judeus . Na cultura dos povos da Babilônia e da Pérsia , havia o anseio difuso , a expectativa por um líder magnífico , um poderoso salvador

A familiaridade com os escritos antigos somada à sua atenta observação astronômica, suscitou neles o propósito de ir procurar e constatar o fato , pois brilhava um “astro novono céu. O que ele significaria para o destino dos homens exigia pesquisar. Por seus estudos tinham ciência astronômica rudimentar e conheciam os dados populares da astrologia. 

No texto Mateus diz que eles vieram de longe, Oriente. Logo, passaram por caminhos difíceis e correram perigos de todo o tipo até chegar ao objetivo da viagem: confirmar o nascimento do “ rei dos judeus “ e visitá-lo. Chegaram ao lugar e viram a mãe com a criança. Prostraram-se em adoração e ofereceram seus presentes . Não precisaram mais da estrela na volta para casa inclusive fizeram outro caminho . Na vinda , valeram-se da ciência . Na volta , a luz da fé já lhes inundava o coração como um presente recebido do menino Deus.

O texto bíblico não é reportagem ., Mateus reinterpreta passagens dos profetas e as aplica a Jesus. Exemplos: Salmos 72 ,10-11 ; Isaías  60,6 . Acima da exatidão histórica e de tradições respeitáveis , o texto ensina que a salvação veio para todas as raças e povos ; não só para judeus. No mais , tudo é misterioso aqui ! Na verdade , a mente e a pena de Mateus , guiadas por um “ GPS” divino , ajudaram na fé as comunidades do seu tempo . Se as elites e os sacerdotes do Templo rejeitaram Jesus, foram substituídos pela casta sacerdotal dos magos estrangeiros . Na busca e na adoração ao rei menino de Belém , eles representam todos os povos e raças . Enfim , na história e nas tradições da visita deles a Jesus , ciência e fé deram as mãos para preservar a vida do Salvador contra o poder ambicioso, astuto e cruel de Herodes . “A fé e a razão são as duas asas com as quais o espírito humano alça voo para contemplar a verdade “ ( S.João II , Fides et Ratio , 1 ) .

Fonte   -  Revista  de  Aparecida   -   pág  10    - A12.com   - QUESTÕES  DE  FÉ 
Janeiro  de  2018              – PE ANTONIO  CLAYTON  DE  SANTANA .  Css.R 

Músicas natalinas brasileiras destacam-se no imaginário popular


No Natal é comum diversas canções típicas dessa festa voltarem ao imaginário popular. Quem nunca se pegou cantarolando versos de “Jingle Bells“ ou “ Noite Feliz” ? O que muita gente não sabe é que , apesar da maior parte das canções serem versões de sucessos internacionais, alguns compositores brasileiros tiveram bastante sucesso com suas criações, que são conhecidas pela maior parte das pessoas.

Uma delas é “ Boas Festas “ , de Assis Valente. Composta em 1933, que se tornou o primeiro sucesso na voz do então iniciante cantor Carlos Galhardo. Nesses 80 anos, recebeu inúmeras regravações nas vozes de Roberto Carlos e Simone. A letra triste reflete a personalidade do compositor , que se matou em 1953. após outras tentativas . No entanto, o ritmo alegre ( a música é uma marchinha )  -  ajudou a canção a popularizar-se.

Outra que também muito conhecida é “ Sapatinho de Natal ( Bom Velhinho ) , de Otávio Babo Filho ( primo de compositor Lamartine Babo ) . A primeira gravação data de 1953 , quando João Dias  e Edith Falcão imortalizaram a canção em um dueto , reeditado no compacto “ Feliz Natal e Adeus Velho  “ , de Dias  , em 1964  .

Na mesma época  , o compositor  Blecaute escreveu “ Natal  das  crianças  “ , que segundo ele era uma  “ valsinha de roda  “ ( misturando alguns aspectos de uma valsa tradicional , com uma música de brincadeira de roda ). Ela foi lançada em 1955 pela gravadora Copacabana na voz do próprio artista, mas saiu pela primeira vez em um disco (“Natal  no  Brasil “)  no ano seguinte  , em uma versão de Zezé Gonzaga  .

Mais recente e igualmente famosa é “ O Natal  Existe ( Bom  Natal )  “ , que virou um sucesso como jingle do extinto Banco Nacional em 1987. Antes de fazer parte de uma propaganda, o compositor Edison Borges de Arantes  ( também conhecido como Passarinho ) havia escrito a música para o grupo Os Titulares  do  Ritmo, mas o convite do publicitário  Lula  Vieira  fez com que ele cedesse sua criação ao comercial.

Fonte    -    Jornal  POSTO  SEIS    -  VIA      -  pág  15
Dezembro  2013    -  EDIÇÃO  ESPECIAL  DE  NATAL 

Editorial



Tradicionalmente o dia 25 de dezembro une as famílias, pois é um dia em que se comemora a vinda de Jesus Cristo, o Filho de Deus, à nossa terra, a casa e ao nosso coração. Celebrar o Natal, para os cristãos, é celebrar a verdade que Deus se fez um de nós, se fez nosso irmão e sempre caminha conosco, com alegria e esperança. Seu infinito amor renova todas as coisas. É por isso que o Natal é tempo de esperança e de realização de sonhos. É o início da preparação para receber o novo ano.  Por isso, no dia 24 para o dia 25 procuramos fazer renascer as nossas qualidades e tudo que temos de positivo. Fazemos também uma auto avaliação da nossa vida: nosso convívio familiar, material e espiritual e buscamos reconciliar o que foi positivo e negativo, buscando o nosso crescimento.

O Natal é época de valorizarmos nossa família e lutarmos contra toda e qualquer tendência que queira diminuir o seu valor ou considerá-la inadequada para os tempos modernos. É recomendável que aproveitemos todos os momentos de convivência com os familiares, exercitando a compreensão, o perdão e a fraternidade . O perdão para os que nos ofenderam, uma palavra de amor para os que sentem sós e sem rumo, solidariedade para os que precisam de um ombro amigo. 

Um Natal de paz e fraternidade em família para todos, em especial aos leitores do Jornal Suporte . Que  Deus  nos  abençoe  para  que tenhamos sempre  o  esclarecimento  para  mandarmos  as  melhores  mensagens,  sugestões  e  informações  para  cada  um  de  vocês 

Feliz  Natal  e  próspero  Ano Novo  é  o  que  deseja  a  equipe  do  Opção  Natural.

Fonte   -    Jornal  OPÇÃO   NATURAL         pág  2 

Rio  de  Janeiro  -  2017   -  ano  8  - Edição nº  80  ( distribuição gratuita ) 

Natal. Que Natal ?



Que Natal podemos celebrar sob o abatimento que se estabeleceu nas consciências humanas devido ao terrorismo. Não será o Natal do lirismo tradicional, reforçado pela propaganda comercial. Será outro, mas, quem sabe, mais próximo do Natal histórico do Filho de Deus nascido em terra dos atuais palestinos em Belém.

Jesus nasceu fora de casa, entre animais , numa manjedoura “porque não havia lugar para sua família na estalagem“. O evangelista João diz com infinita tristeza : “ Veio para o que era seu e os seus não o receberam “ . Desde o início está definida sua missão: estar do lado dos que não tem terra , teto , lugar social . A eles dirige primeiramente sua mensagem . Identifica-se com eles , como se diz na parábola do juízo final. Do ventre dos pobres Jesus continua nascendo, o libertador das gentes. Eles são a manjedoura onde ele repousa permanentemente. Eles possuem muitos rostos ontem e hoje.

Em nosso país são milhões de crianças abandonadas, tantas quantas toda a população da América Central. São os 52 milhões que passam fome. São os sofredores de rua, pivetes que sobrevivem de pequenos furtos. São as milhões de meninas que se prostituem para ajudar em casa. São cerca 40 milhões de negros que carregam no corpo e  na alma o  estigma da  discriminação.  São  os sobreviventes indígenas expulsos das terras que sempre foram suas. São os milhões de sem-terra que, como Abraãos, andam por aí errantes em busca da terra para morar e trabalhar. São os operários empobrecidos, que se julgam ainda privilegiados por ser explorados pelo sistema do capital a preço de uma carteira de trabalho assinada e dos parcos benefícios da previdência social.

São todos esses, tidos por zeros econômicos, os esquecidos de nossa memória nacional, que são os irmãos e as irmãs mais humildes do Filho de Deus, encarnado em nossa miséria. Eles gritam : “ Queremos viver . Queremos ser gente . Nós também somos filhos e filhas de Deus. Até quando, Senhor , até quando nos fazes esperar a tua vinda e , com ela , a tua justiça , a tua ternura , a tua paz” ?

No Natal esse lamento lancinante foi escutado. Deus deixa sua luz inacessível e seu mistério sacrossanto e vem morar no meio dos humilhados e ofendidos. Fez-se criança que choraminga entre boi e asno. E lhes faz entender : “ Vocês são meus irmãos e irmãs , filhos e filhas do Pai querido . Quero ser para vocês o Emanuel , o Deus conosco . Eu lhes enxugarei todas as lágrimas dos olhos . Serei a vida e o direito que buscam . Meu  nome  é  Jesus  , o  Deus libertador  , alegria  para  todo  o  povo “ .

Passei por Belém de Judá e ouvi um sussurro terno . Era  a  voz  de  Maria  embalando  o  filhinho:  “Sol  , meu filho , como posso cobrir-te de panos  ? Como vou amamentar-te , tu , que nutres a toda a criatura  ? “ E José , perplexo , exclamava : “ Como  pode ? Como pode ter forma de criança aquele que deu forma a todos os seres ? Como pode fazer-se pequeno na Terra quem é grande no Céu ? Como pode o estábulo conter aquele que contém todo o universo ? Como podem seus bracinhos estarem enfaixados , se seu braço governa  a Terra e o Céu ? Como pode  “ ?

Eis que apareceram no presépio  “ a bondade e o amor humanitário de nosso Deus “. Agora não se trata mais de Deus de quem se dizia : Grande é o nosso Deus , infinito o seu poder . Agora vale :  Pequeno  é  o  nosso  Deus , infinito  é  o  seu  amor  . Ele não temeu a matéria .  Revestiu-se dela . Não receou a condição humana , por vezes trágica e sob muitos aspectos , absurda . Entrou inteiro nela para nunca mais sair dela . Por isso , apesar das tribulações e angústias e angústias do tempo presente , podemos ainda celebrar , reunir a família , tomar a ceia e trocarmos presentes. Para milhares, por causa da Ação da Cidadania e do Natal sem Fome , haverá comida na mesa e alegria nos olhos.

Irmãos e irmãs, neste dia , neste dia  olhemos para nos  morros ,  para  nossos pobres  na  rua  . Olhemos fundo : eles estão grávidos de  Jesus  Cristo  . Ele suplica nascer de novo mediante nossa solidariedade, com-paixão e fra-ter-nura.

De  nada  vale  Jesus  nascer  em  Belém  .
Se  não  nascer  em  ti  de  novo  .
Não  o  busques  no  além  .
 Faça-o  nascer  do  povo  .

Fonte  -   JORNAL  DO  BRASIL    -   pág 9
Segunda-feira , 24/12/2001   -  OPINIÃO  
Leonardo  Boff  é  teólogo  e  escritor 

FIM DE ANO - TEMPO DE DESACELERAR E CELEBRAR




“O  Natal  costuma  ser  sempre  uma  ruidosa  festa; entretanto,  se  faz  necessário  o  silêncio, para que  se  consiga  ouvir  a  voz  do  Amor".

Chega o final do ano e uma verdadeira contagem regressiva se instala na cabeça e nas ações das pessoas. Muitos dizem: - Passou muito rápido, não deu para fazer uma porção de coisas . E , nesse ritmo , as crianças e os jovens são estimulados e empurrados a correr desde cedo. Daí em diante, as crianças não andam, elas correm sem motivo. Aonde queremos chegar com tanta pressa ? 

Vivemos em uma cultura movediça e em tempos frenéticos, nos quais os nossos sentidos são estimulados constantemente para nos levar ao consumo desenfreado, à avidez do ter e do possuir. São tempos em que as coisas valem mais do que as pessoas. A cultura consumista aguça o egoísmo, tornando as pessoas competitivas . Ao exaltar como valores a competição, a riqueza pessoal , o acúmulo de posses , o capitalismo interioriza em nós ambições que nos afastam , por exemplo , do esforço coletivo de conquista de direitos, dando-nos a ilusão de que, através do esforço pessoal, apenas , galgaremos o sucesso .

O  TEMPO  É  BEM  MAIS  QUE  DINHEIRO 

Gastamos a vida correndo para comprar o tempo livre das ocupações de que  geralmente não gostamos . No entanto , o tempo que adquirimos graças ao dinheiro obtido no trabalho é investido apenas para consumir , caindo num círculo vicioso do mercado e das mercadorias . Então, esta fome de tempo para o bom proveito, do descanso e do lazer , do cultivo de boas relações , jamais será saciada , gerando estresse , depressão e outras doenças. E , chegando ao final do ano, ao invés da festa, que nas culturas tradicionais era o coroamento do trabalho realizado, com tempo de preparação e celebração, temos apenas a diversão rápida ( fast ), que pode ser comprada e nem sequer exige a companhia dos outros. 

Com isso, chegamos à conclusão que estamos comprando um estilo de vida que não compensa: consumir energias, a vida, as relações afetivas para garantir um consumo de coisas que , no fundo , nem sabemos se de fato queremos , através de ritmos de vida e trabalho desumanos . 

A escritora Rosiska de Oliveira , no livro Reengenharia do tempo , propõe uma nova articulação entre o espaço pessoal e o espaço público, redistribuindo o tempo dedicado à vida privada, o tempo livre, e o tempo dedicado ao trabalho. A autora se diz preocupada , para " além da produção de bens , com a produção de nós mesmos , de uma nova arte de viver ". " Em outras palavras , não podemos deixar-nos escravizar pelo " tempo do relógio " (chrónos ) , o tempo quantitativo e materialista. Devemos , sim , viver o tempo como um Kairós , o tempo oportuno , um tempo qualitativo e voltado para a realização do bem-viver.

O  CAMINHO  DA  FRATERNIDADE 

Um horizonte bonito para sairmos da aceleração, do consumismo e individualismo é o que propõe o provérbio africano: " Se  queres  ir  depressa  , anda sozinho ; porém ,  se queres ir longe, anda  acompanhado".

A base da ética é a valorização da vida, não apenas a vida individual, mas também coletiva. A própria fé cristã deve ser vivida como valorização da vida, como disse Jesus: "Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância ". Cada pessoa é responsável pela sua própria vida, mas este cuidado com a própria vida não basta para trazer a felicidade, a não ser quando cada pessoa se faz responsável também pela vida do outro. A fraternidade é fonte de felicidade e de bem-estar. Assim , a sociedade deve ser organizada de forma a favorecer o direito que todos os seres humanos têm a uma vida digna e feliz . 

Se chegamos até aqui acelerados e aceleradas, é bom relaxar. Melhor é ficar com metas plausíveis, agradecer por tudo que conseguimos fazer, celebrar a vida - o dom mais precioso - com as pessoas que amamos e, com calma, traçar novos objetivos para o próximo ano. Afinal, " é Natal , um ano termina , mas nasce outra vez " . 

Fonte   -  Revista  de  Aparecida     - págs  22  e  23        www.A12
Dezembro  2015     -    MUNDO  JOVEM      
PAPA  FRANCISCO 

Vida Simples



Saber  como agir  em  um  ambiente e  com  as  pessoas  é  sinal  de  elegância, e  dicas  básicas  de  etiqueta  ajudam  no  modo  de  se  relacionar  bem  e  em qualquer  lugar.

Não adianta estar com uma roupa elegante, uma maquiagem impecável e uma postura de dar inveja. Se você não sabe se comportar , todo o resto da produção não vai valer nada, portanto a etiqueta tem como base a educação, que é a aliada fiel para qualquer pessoa ter boas maneiras em qualquer lugar ou situação. A consultora de etiqueta Márcia Klarc afirma que boas maneiras a gente treina em casa para não fazer feio fora“Ser educado é a base para saber lidar com qualquer situação . Se você tem educação , as regras de etiqueta ficam fáceis de ser aprendidas" .

Confira algumas dicas básicas da consultora Márcia e saia-se bem em qualquer situação:

- No  trabalho - Seja sempre discreto e gentil com os colegas de trabalho. Querer chamar a atenção, ir com roupas muito decotadas e achar que o local de trabalho é sua casa é uma forma de não impor respeito pelo cargo que exerce, além de não ser a postura correta. 

- Para os  fumantes – Não tem nada mais desagradável do que alguém pedir para você jogar a fumaça para o outro lado. Antes que alguém fale isso para você, tome a iniciativa e veja quando e onde você deve fumar. Se estiver em algum lugar com pessoas que não fumam, pergunte se elas se importarão com o que pretende fazer, desta forma você mostrará a educação e consideração com o bem estar do próximo . 

- Ser  discreto  - Agir discretamente é a melhor forma de manter a etiqueta, por mais que você não tenha mais conhecimento de como fazer em determinadas situações . Em qualquer lugar, se você for discreto e educado , mostrará que a etiqueta é uma forma simples de saber se comportar em qualquer ocasião e com certeza as pessoas perceberão isso.

- Cumprimentos - Nada de exageros. Se você não vê alguém há muito tempo, não precisa sair gritando pelo nome da pessoa, ou acenar de forma exagerada. Seja delicado e mais uma vez discreto. Mostre com um sorriso espontâneo que está feliz ao ver a pessoa e cumprimente-a com gestos delicados, como um aperto de mão ou, se a pessoa já lhe for íntima, com um rápido beijo no rosto .

- Sentar-se à mesa – Não queira se apressar e ser o primeiro a pegar a comida posta à mesa. Deixe sempre que a dona da casa se sirva primeiro ou dê autorização para que você o faça . Caso esteja em um jantar , espere os mais velhos se servirem primeiro , dessa forma você se mostrará gentil e educado com os outros ao seu redor. Além disso, tente não confundir os talheres. Sempre use de fora para dentro, mas, se não souber como fazer, espere que alguém se sirva para fazer igual.

Nunca fale de boca cheia, é totalmente desagradável , e não queira chamar atenção de todos na mesa quando falar .

Além de todos os detalhes que fazem uma grande diferença, saiba ter sempre uma palavra de carinho e atenção para todos! Mostre sempre educação e etiqueta em todos os momentos da sua vida, seja no trabalho , numa festa , numa reunião familiar , ou simplesmente quando encontrar um conhecido na rua, pois dessa forma você será lembrado como uma pessoa de classe

Fonte  -  Revista  Encontro    págs 14 e 15 
Outubro  2009  -  Drogaria  São  Paulo 


Como  se  comportar  na  festa  de  confraternização da  empresa ?

Já é um costume com a chegada do final de ano as empresas realizarem seus encontros para confraternização , na festa de fim de ano ou “festa da firma“ , como alguns brincam . Contudo existem diversas dúvidas sobre esse tema , dentre os quais destaco : como se comportar , horário de chegada e saída , como se vestir , limites de ingestão de bebidas alcoólicas , dentre outras . Assim, reforço, esses fatos podem sim afetar sua imagem perante aos colegas e gestores

Ir  ou  não  ir  ?

A confraternização é o momento em que a empresa agradece seus colaboradores, estreita a parceria, comemora as conquistas e a conclui mais um ano de trabalho, além de propiciar um encontro descontraído. Mas, lembro que esses momentos também são grandes canais de relacionamentos “net working “ , onde há uma aproximação entre todos, independentemente dos níveis hierárquicos.

Portanto, estar presente nesses eventos torna-se importante e elegante, mesmo para os gestores , pois além de melhorar a amizade , demostra seu interesse pelas realizações da empresa , evitando assim a taxação de pessoa não sociável ou que não gosta do ambiente de trabalho. 

Evite  problemas 

Apesar de ser importante a ida, há relatos de excessos cometidos pelos participantes , levando a situações não comuns ou vexatórias . Isso pode causar transtornos futuros para a imagem da pessoa perante os colegas de trabalho. 

Além disso , hoje os smartphones e as redes sociais , faz com que muito do que é feito nessas ocasiões se perpetuem exercendo uma grande influência na vida pessoal e profissional , aumentando a vulnerabilidade da imagem perante o meio que se relaciona e causando uma má impressão não apenas para seus colegas de trabalho , mas a outras pessoas que possam ter acesso essas informações.

10  cuidados  a  serem  tomados 

Algumas atitudes devem ser evitadas como fazer declarações românticas para colegas de trabalho aos olhos de todos ou dançar de forma sensual causando constrangimentos aos participantes, dentre outras ações. Assim, apresento algumas dicas para que esses momentos sejam apenas de alegria e de descontração;

1- Aceite o convite da empresa e participe da confraternização, pois isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável;

2- Não sendo possível comparecer , agradeça e informe o motivo pelo qual não poderá estar presente ;

3- Chegue no horário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos, lembre-se não se trata de uma balada;

4- Não exagere em bebidas alcoólicas durante a festa , beba com responsabilidade e não dirija após o término da festa ;

5- Crie um ambiente de igualdade e procure se relacionar com todos os presentes, misture se e evite grupinhos ; 

6- Use roupas discretas e condizentes com o ambiente, procure utilizar roupas alegres respeitando seu visual. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e aos homens camisas abertas ou fora do padrão local ;

7- Seja cordial com todos os presentes independente se não tiver contato próximo e buscar falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas ;

8- Caso perceba que algum colega esteja exagerando, ajude-o retirando de forma sutil da situação e desviando a atenção para outros temas ou postura ;

9- Sugiro não ser o último a sair da festa , não é uma regra , mas evita exageros ;

10- Evite sair junto com os superiores , para que não passe a impressão que estava na festa apenas por causa do mesmo .

Enfim, é importante participar das festas comemorativas da empresa , mas fique alerta para evitar situações desagradáveis que poderá marcar sua imagem e causar transtornos momentâneos e brincadeiras futuras.

Fonte  -  Jornal   POSTO  SEIS     -  pág  3  - Edição 424 
2ª quinzena  de dezembro de 2015  -  Dica  de  Empreendedorismo 
Celso  Bazzola  , consultor  em  recursos humanos  e  diretor  executivo  da BAZZ 
Estratégia  e  Operação de RH . 



7  Dicas  para  alcançar  o  que  se  deseja 

A  VIRADA  DO  ANO  traz a esperança de dias melhores. Mas , para conquistar o que se deseja com eficácia, é essencial saber formular, planear e cumprir metas. Por onde começar ? O especialista em programação neurolinguística e neurosemântica Jairo Mancilha, diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada  (INAp), transmite a seguir sete dicas para concretizar tudo com tranquilidade e motivação durante a jornada.

1- Por que é importante ter metas ? Quem não se lembra da Alice perdida no País das Maravilhas perguntando ao gato qual era o caminho que deveria tomar ? Eis que ouviu a resposta : " Se você não sabe para onde quer ir , qualquer caminho serve " . Ter metas na vida é fundamental importância , porque elas oferecem direção , eficácia e realização . " Com elas, conseguimos conceber o futuro e no presente, e ser dono do próprio destino", afirma Mancilha .

2- Saiba formular a sua meta - " Para acertamos o alvo, ele tem que estar bem visível e na distância adequada", ressalta o especialista. O primeiro passo é identificar e avaliar o estado atual e onde se pretende chegar. Podem ser definidas para diferentes áreas: carreira, relacionamentos pessoais, lazer, espiritualidade, finanças, entre outas. Seguem questões essenciais para definir cada meta. Ela deve ser formulada de forma positiva: o que você quer alcançar ? É recomendável que ela seja concreta e clara em termos sensoriais: como você irá saber que está se aproximando ou que alcançou a meta? O que você irá ver, ouvir e sentir? Relação perde e ganha: Quais serão as consequências dessa conquista ? Será que existem objeções ? Realização: O que você poderá fazer ? O que será necessário ? E mais: a meta deve ser motivadora: Como você se sente quando pensa na meta alcançada ? Por fim, quando ela parecer muito grande e quase impossível de ser concretizada, é indicado dividi-la em sub-metas. Até porque, ao atingir uma parcela da meta, a pessoa fica mais empolgada para persistir. 

3- Deixe tudo registrado - Escreva a sua meta e deixe em lugar que você veja com frequência. " O fato de escrevê-la irá ativar o inconsciente para trabalhar em uma direção " , indica Jairo Mancilha . Cabe sempre colocar um prazo para cumpri-las.

4- Motive-se  - É necessário saber exatamente por que quer alcançar a meta . "Ao saber o valor essencial por detrás dela, a pessoa fica mais motivada e esse impulso é essencial para a jornada", pontua o especialista Jairo Mancilha. Ele transmite essa série de perguntas para responder uma após a outra: O que você ganhará com essa meta ? O que esse gancho irá trazer ? E o que isso irá te proporcionar ? Como você poderá viver e desfrutar desses valores e sentimentos enquanto executa o que for necessário para consegui-la? De acordo com Mancilha, não é necessário esperar até a concretização para viver o valor que ela pode oferecer. "Como a vida acontece agora , no presente , a pessoa deve estar feliz e em paz na busca do que deseja alcançar", afirma. 

5- Plano de ação  - A partir da definição do estado atual e do estado desejado , deve-se fazer o planejamento . "A pessoa precisa listar tanto os recursos que já tem quanto os que ele a precisará durante a jornada " , recomenda Jairo .

Nessa listagem , escrever desde os recursos internos ( habilidades , confiança , determinação, por exemplo ) até os externos ( pessoas , equipamentos , dinheiro , modelo , entre outros ) . E perguntar-se periodicamente : O que eu vou fazer esta semana em relação à minha meta ? O que mais eu preciso ? Como ? Além disso , é necessário estar ciente de que possível encontrar dificuldades durante o percurso e ter sempre um plano B.

6- Revisões da meta - Coloque no planejamento a verificação das metas para uma semana , quinze dias ou um mês. Na ocasião, avalie o que ainda deve ser feito para alcançá-la , o que deve ser mantido e o que deve ser descartado por não fazer mais sentido percorrer .

7- Menos é mais - Cuidado com o excesso de metas. "Estabeleça no máximo 10 metas para um ano , porque mais do que isso pode gerar ansiedade e perda de foco " , diz . 

Fonte  -   Jornal   - Universo  Holístico   -  pág 3   - JANEIRO  2016

Dr Jairo  Mancilha 
.  Mestre e  doutor  em Medicina  pela UFRJ  , Pós Doutorado  em cardiologia  pela  Northwestem  University  (USA) .

.  Master  Coch  e Master  Treainer  international em  Coaching  e  em Neurolinguística .

* Coautor de  " O caminho da longevidade  " ( Ed. Rocco ) , " Histórias  reflexões  e  metáforas " ( Ed. Qualitymark ) e " Coching  passo a  passo   ( Ed. Qualitymark ) .

* Diretor  do  INAP - Instituto  de  Neurolinguística  Aplicada  e  do InCoaching  -
Instituto  International  de Coaching  .

* Ministra  palestras  , cursos  e  treinamentos  no Brasil  e  na  Europa  . 

* Meta  Coach  (ACMC ) com certificação  international  pela Meta  Coach  Foundation .     
 www.pnl.med.br

A dona da beleza eterna



Mito  da  Rainha  de  Sabá  sobrevive  por  milênios  e  influencia  culturas  

Ninguém sabe exatamente como ela se parecia ou vivia. Mas as histórias de sua beleza e seu poder impregnaram culturas e venceram séculos. Passados quase três milênios dos primeiros relatos sobre a Rainha de Sabá, ela ainda influencia mulheres no Oriente Médio e permanece viva no imaginário ocidental. Foi o fascínio pela força do mito e de suas raízes na História que levaram a arqueóloga e historiadora Fernanda de Camargo-Moro, uma especialista nas rotas do incenso e das especiarias e consultora da Unesco, a ir ao Iêmen em busca da rainha . O Iêmen , a antiga Arábia do Sul , é apontado por Fernanda como a provável d origem do mito . Coração da rota secular do incenso , o Iêmen é a terra onde a rainha ainda inspira as mulheres. O resultado desse trabalho está em “As caravanas da Lua “ ( Ed. Record ).  A seguir, Fernanda fala de suas pesquisas e da permanência de um personagem que mistura ficção e realidade .


- MITO  E  REALIDADE:

“Tudo leva a crer que houve uma rainha de grande personalidade que teria vivido no país de Sabá, ao sul da Arábia . Ela é citada em diversos documentos antigos . Eles mencionam não só os rinos da Arábia do Sul , os chamados Reinos Caravaneiros , mas a existência de rainhas. Foi achado num sítio arqueológico um texto que demonstra a existência de uma rainha exatamente ali. Esse documento foi encontrado em Jawl, na parte oriental  do Iêmen. Eu cheguei a ver o texto. A rainha teria vivido na Arábia do Sul, atual Iêmen

-INCENSO :

Sabá existiu e é citado em textos da Mesopotâmia ( Inscrições em tabletes de argila ) e do Egito . Ficava no atual Iêmen e ficou famoso por sua imensa riqueza oriunda do comércio do incenso , arômatas e produtos indianos , que chegava através dos portos de Mukala e Qana W. Os produtos eram levados por caravanas que atravessavam desertos e seguiam para Egito , Palestina , Síria. Sabe-se que Sabá foi governado por uma mulher. O número de rainhas na Arábia do Sul foi muito grande. 

- NOMES :

A figura majestosa da Rainha de Sabá aparece com vivacidade nas chamadas religiões do livro ( Judaísmo , Cristianismo e Islamismo ), e na cultura laica. Ela é a rainha que contracena com Salomão na Bíblia e no Alcorão. É a Rainha do Meio Dia ou Rainha do Sul no Novo Testamento . Para os etíopes , é Makeda. Mas é, sobretudo, a incrível Bilqis da tradição árabe, viva da Antiguidade aos nossos dias. São incontáveis os relatos , as poesias e as músicas sobre Bilqis" . 

- FORÇA  MILENAR :

"A Rainha de Sabá é o mais antigo mito de uma mulher que não era divindade. Forte, bela , reinou sobre terras importantes por séculos . Se acredita que as histórias datam dos séculos IX ou X a.C . Mas acho que o século VIII é o mais provável . O mito persiste. No Iêmen ela é um dos baluartes da projeção da atual mulher. Ela inspira o movimento de emancipação da mulher iemenita. Surpreendentemente , também é considerada a mulher ideal pelos beduínos nômades enas aldeias pesqueiras orientais . Ela permanece no mundo inteiro. Além do Oriente Médio e África , há histórias obre a rainha na Europa, na Índia e na China " . 

Do  romance  com  Salomão  à  política  etíope 

Personagem  citado  na  Bíblia  e no  Alcorão tem  muitas  interpretações 

- A Rainha de Sabá passeia pela História para atender aos mais diferentes propósitos . Ela está na Bíblia , no Novo Testamento , no Alcorão , na história da Etiópia , e em tradições judaicas. A arqueologia indica sua origem em algum momento entre os séculos X a.C e VIII a.C . Na Bíblia , a riquíssima rainha ( anônima ) do reino de Sabá ouve falar da grande sabedoria do rei Salomão de Israel e resolve visitá-lo e presenteá-lo. Ambos ficam mutuamente impressionados. O Cântico dos Cânticos tem trechos interpretados por alguns como indicações de um romance entre Salomão e a rainha. No Testamento , os evangelhos de Mateus e Lucas mencionam a Rainha do Sul , indicada por Jesus para julgar, com Ninevites , os contemporâneos que o rejeitaram . 

O historiador judeu Flávio Josefo destaca sua paixão por aprender e a chama de Nikaule . Ainda na tradição da judaica , ela , por vezes , é representada com pés de cabra. O Alcorão não menciona a rainha pelo nome , embora fontes árabes a chamem de Balqis . O relato é semelhante ao da  Bíblia . A figura da rainha é situada por fontes árabes quase sempre no atual Iêmen , mas há historiadores que discordam e digam que ela é originária do noroeste da Arábia. Há muitos relatos sobre a Rainha de Sabá na Etiópia , país que clama ser a sua pátria. Porém, lá o mito tem fortes raízes políticas, já que a família real etíope alega ser descendente direta de um suposto filho da rainha com Salomão. Na Etiópia, ela é conhecida como Makeda. No Ocidente, a mítica rainha inspira artistas desde a idade Média. Está ainda em peças de teatro , óperas , balés , filmes e livros . 

- EM  BUSCA  DE  UM  ROSTO :

"Há versões de que seria negra , como etíope , ou morena , como árabe. Acho que seria morena, parecida com as iemenitas. É preciso lembrar que a história da Rainha de Sabá foi levada para a Etiópia pelos árabes do sul da península. A documentação arqueológica oriunda da antiga Arábia do Sul demonstra que a rainha ou seu mito teriam se originado ali". 

- SOBERANIA  DA  BELEZA : 

"As descrições e a iconografia a fizeram linda. A arqueologia nos revela a pequenina e charmosa Maryan, uma figurinha linda de alabastro, porém ela não seria a Rainha de Sabá , e sim um protótipo anterior da figura feminina da região. Mesmo as citações de que teria pés de cabra não conseguiram obscurecer sua beleza. As mulheres e os homens do Iêmen a consideram a beleza perfeita . Chamar alguém de Rainha de Sabá e o maior elogio" . 

- SABEDORIA : 

"O mito da Rainha de Sabá tem muito a ensinar . Era persistente , sábia , responsável e, ao mesmo tempo, romântica. Antigos textos indicam que nos reinos da península arábica as mulheres não sofriam os cerceamentos vistos em outros povos do Oriente.
Hoje,  o  mito  é  inspiração  para  a  emancipação  da  mulher  do  Iêmen " . 

Fonte   -  Jornal    -  O  GLOBO  -    pág 44    -   CIÊNCIA   -  HISTÓRIA 
Sábado , 24 de março de  2007            -         ANA  LUCIA  AZEVEDO 

CIGARROS MAIS VICIANTES




Driblando a legislação  que reduziu  o  tabagismo  no  Brasil, as  empresas lançam produtos  com  sabor  para  alcançar  o  público  jovem. Por quê?  Porque é  mais  fácil viciar-se  antes  dos  20  anos.

O  BRASIL  É  UM  CASO  de sucesso mundial no controle do tabagismo. O respeitado periódico científico inglês  The Lancer reafirmou esse fato ao analisar a experiência  de 195 países e territórios. O reconhecimento deve-se a um trabalho incansável, tanto da sociedade civil quanto de órgãos do governo, para implementar medidas como a proibição da publicidade de cigarros nos meios de comunicação de massa, o aumento de preço do produto, a incidência de impostos e a criação de ambientes livres de fumo.

Contudo, conforme o consumo de cigarros diminui, as empresas de tabaco lançam mão de outros recursos para atrair novos consumidores, especialmente entre os jovens. Isso tem sido feito principalmente pela oferta de  cigarros, com sabor, eletrônicos e até charutos. Afinal, as pesquisas mostram que 90% dos fumantes se tornam dependentes até 19 anos. O resultado é que,  enquanto as vendas totais de cigarros estão em declínio, as de cigarros com sabor aumentam. Um estudo as Euromonitor revelou que , entre 2010 e 2015, o consumo das versões com sabor multiplicou-se por dez em seis países latino-americanos (não há dados sobre o Brasil).

O problema é ainda mais grave porque, aqui, esses cigarros estão sendo vendidos a uma distância de 260 metros das portas das escolas. Os sabores doces, de frutas e de mentol servem para suavizar o fumo e torna-lo mais palatável, justamente para atrair e conquistar novos fumantes. O objetivo é pôr uma nova geração de crianças em risco de viciar-se em nicotina. Ao crescerem, elas terão de enfrentar os sérios problemas de saúde advindos desse hábito.

Para piorar, estudos recentes concluíram que os cigarros da atualidade são ainda mais viciantes que os do passado. Nos últimos cinquenta anos, esses produtos passaram a apresentar maior teor de nicotina e tiveram amônia e açúcares incluídos em sua formula. Por causa dessa mudança química, o fumante hoje tem mais rico de desenvolver câncer de pulmão do que tinha em 1964, mesmo consumindo menos maços.

O sucesso no controle do tabagismo poderia ser maior se a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Avisa ), que proíbe cigarros com sabor, tivesse sido adotada em 2013. Naquela época, o tema foi discutido por toda a sociedade, com participação das companhias interessadas no mercado, em audiências e consultas públicas. Mas uma liminar do Supremo Tribunal (STF), proposta pela Confederação Nacional da Indústria  ( CNI ) e apoiada pelas empresas de tabaco, impediu sua entrada em vigor.

Com essa liminar, ainda vigente, a indústria do tabaco  pôde dar continuidade à sua estratégia de negócio, como evidenciam os dados da agência. Em 2013, apenas cinco marcas foram registradas pela Anvisa. No ano seguinte, graças à liminar do STF, 67 marcas com flavorizantes foram adicionas. Em 2015, foram 87. Em 2016, oitenta. Os quatro anos de omissão do STF em relação ao tema foram um presente para a indústria do tabaco  , mas provocaram um enorme desserviço à saúde pública.

Um relatório de associações médicas americanas identificou que sabores doces fazem com que os produtos de tabaco pareçam itens de uma loja de guloseimas ou um carrinho de sorvetes. Nos cigarros eletrônicos, os sabores usados correspondem a jujuba, algodão-doce, manteiga de amendoim e cookies, além de baunilha. Entre os charutos e as cigarrilhas, algumas opções eram de chocolate, frutas silvestres, melancia, limonada e cereja. O relatório citava até um inusitado unicorn puke, ou " vômito de unicórnio ", em inglês.

Esse mesmo relatório mostrou que cigarros eletrônicos estão disponíveis em mais de 7700 sabores nos Estados Unidos. Todos os meses, centenas de novos gostos são adicionados. O número de sabores disponíveis para charutos mais que dobrou de 2008 a 2015  , chegando a 250. As vendas de charutos com sabores aumentaram cerca de 50% desde 2008. E responderam por mais da metade ( 52,1 % ) do mercado de charutos dos Estados Unidos em 2015.

Naquele país, o uso de cigarros eletrônicos por estudantes de ensino médio subiu de 1,5% , em 2011, para 16% , em 2015, de acordo com a pesquisa da estatal. National Youlth Tobacco Survey , que analisa o uso de cigarros eletrônicos pelos jovens. Estudos recentes também mostram que garotos no ensino médio fumam mais charutos do que cigarros  - 14% contra 11,8% , segundo a pesquisa Youlth Risk Behavior Survey  , de 2015.

O Brasil  , lamentavelmente , segue o caminho já trilhado pelos americanos, com o mercado de cigarros com sabor em alta. Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz, feito a partir de dados da Pesquisa Global de Tabaco na Juventude  , da Organização Mundial da Saúde  (OMS ) , de 2012  , identificou que 30,4% dos meninos e 36,5% das meninas já tinham experimentado cigarro alguma vez. Desse grupo, 58,2% dos meninos e cerca de 53% das meninas já tinham experimentado o cigarro alguma vez.

Além da proibição dos sabores, uma medida que poderia ser efetiva para reduzir o tabagismo é a obrigação do uso de embalagens padronizadas nos maços, que não poderiam usar logotipos, design ou textos promocionais, mantendo-se apenas o nome da marca. Com a retirada desses atrativos, seria possível diminuir o apelo dos cigarros para o público jovem, aumentar a visibilidade e a eficácia das advertências sanitárias e impedir que as embalagens contivessem qualquer tipo de publicidade que pudesse confundir ou enganar o consumidor quanto aos perigos de fumar. Projetos de lei nesse sentido foram apresentados no Congresso Nacional,  mas é preciso vontade política para aprová-los.

Se o Brasil adotasse embalagens padronizadas, seria possível evitar 86000 mortes anualmente e economizar 20 milhões de reais na próxima década. Afinal, estima-se que 56,9 bilhões de reais sejam perdidos a cada ano com as despesas médicas e com a perda da produtividade provocadas pelo tabagismo. Nos próximos meses, o STF deve retomar as discussões sobre a proibição dos cigarros saborizados. A saúde de milhões de brasileiros depende da decisão.

Fonte  -  Revista        VEJA      -  págs 84 e 85 
12/07/2017      -         * Paula  Johns  ,  socióloga  e  diretora  executiva da 
                                                                                         ONG  ACT  Promoção  da  Saúde 


Curta  a  vida  SEM  CIGARRO 

Apesar  do  cigarro  trazer  muitos  prejuízos  à  saúde,  cerca  de  100.000  jovens  começam  a  fumar  todos  os  dias  no  mundo.

Por  que  os  jovens  começam  a  fumar  ?

São vários os motivos: alguns jovens começam a fumar por curiosidade, por acreditar que  isso significa maturidade e independência, para ter aceitação e reconhecimento de colegas; para imitar pais, professores, ídolos; por conhecer fumantes e achar que é uma forma de se tornar adulto ou até pelos pais não aprovarem e ser proibido.

Mas hoje em dia já se sabe que fumar faz mal a saúde .

A cada tragada o fumante está ingerindo mais de 4.700 substancias tóxicas.

Nicotina
É o que deixa o fumante dependente, com dificuldade para deixar de fumar. Aumenta a pressão arterial e o número de batidas de coração.

Ácido  Acético 
Ácido forte e corrosivo.

Cádmio 
Usado em baterias.

Naftalina 
Mata baratas. 

Amônia 
Usado para liberar mais nicotina e assim , acelerar a dependência. Usada também como descolante dos pêlos.

Fósforo 
P4 /P6 - veneno para ratos

Glicerina .
Usado para fabricação de sabonetes .

Tolueno 
Solvente industrial. 

Arsênico 
Veneno .

Acetona 
Removedor de esmaltes .

Alcatrão 
É um dos grandes causadores de câncer. 

Formol 
Conservante de cadáver . 

Monóxido de Carbono 
Gás presente nos escapamentos dos carros. Afeta quem traga e que respira a fumaça, substituindo o oxigênio na corrente sanguínea.

Filtro 
Leva 100 anos para se deteriorar e fica poluindo o ambiente.

Você sabia que uma dessas substâncias serve para acelerar o processo de dependência causado pela nicotina, deixando o fumante viciado mais rápido? E que o cigarro é o único produto para consumo planejado para criar e manter a dependência, e que pode matar quando consumido como orientam os seus fabricantes. 

Fumar está associado a mais de 50 doenças , entre ela s enfisema , derrame , câncer e infarto , mas os jovens não se preocupam tanto com o que vai acontecer daqui a alguns anos, pensam mais no aqui e agora. Você sabia que mesmo fumar apenas cinco cigarros por dia pode prejudicar o desenvolvimento pulmonar de adolescentes ?

Olha  bem  o que  você está  comprando  naquele maço, gastando  seu  " rico  dinheirinho " para ter : 

- Mau  hálito ;
- Dentes amarelos ;
- Roupas fedorentas;
- Mais resfriados e tosse ;
- Dificuldade de acompanhar os amigos em atividades esportivas ;
- Menos charme no namoro: deixa a boca com gosto ruim, o cabelo com mau cheiro além de também estar relacionado à impotência sexual ;
- Envelhecimento precoce da pele, com rugas , coloração diferente ( menos oxigenação ) e aumento da chance de ter celulite ;
- O risco de problemas circulatórios aumenta nas mulheres fumantes que usam pílulas anticoncepcionais ( trombose nas pernas , etc). Cigarro definitivamente não combina com beleza ! 
- Carteira vazia. Parece pouco, mas se gasta um bom dinheiro comprando cigarro ! Em um mês esse dinheiro poderia ser a prestação de muitas coisas ou até a comida do dia a dia . Será que não seria melhor investir esse dinheiro em CDs , roupas , jogos ou outros itens mais importantes ou que você usar por um bom tempo ? Faça sua conta ! 
-A nicotina existente no cigarro é uma droga que cria a dependência e faz o consumo aumentar progressivamente . Pergunte a um fumante de muito tempo a escravidão que isso representa . Seja livre disso ! 

Jovens que fumam a pouco tempo já podem sentir sinais de que o corpo está viciado e ter dificuldade em parar de fumar , mesmo quando querem ! Não existe liberdade em depender do cigarro , " ser livre para fumar " é uma contradição e essa ilusão de liberdade foi criada pela propaganda, para convencer para convencer o ovem a fumar. As empresas de cigarro querem consumidores dependentes pelo resto da vida , gastando dinheiro com eles. 

O  cigarro  não  vai  te  deixar  mais  esperto  , mais  velho  ou na  moda ... só  com  menos  saúde  e  dinheiro .

Fonte   -  Folder   - RIO  - Prefeitura 
SAÚDE  E  DEFESA  CIVIL   -  Cidade  livre  do  Rabaco