Uma discussão sobre a influência humana na mudança ambiental do planeta não estaria completa se não mencionássemos as pressões demográficas exercidas sobre o ambiente. Entre 1950 e 1987 a população mundial passou 2,5 milhões para 3 bilhões .Esse aumento em um período de menos de 40 anos foi igual ao aumento total da população mundial desde o surgimento da espécie humana até a metade do século XX .E , hoje ,são mais de 6 bilhões de habitantes .
As Nações Unidas estimam que , por volta de 2025 , chegaremos a 8,5 bilhões de habitantes número que se estabilizará em , aproximadamente , 10 bilhões por volta do final do século XXI . Noventa e cinco por cento do crescimento populacional deverá ocorrer nos países subdesenvolvidos .
Esse enorme aumento no número de habitantes da Terra no século passado e a eventual estabilização do número total de pessoas são produtos da transição demográfica. Com a industrialização, que começou no século XIX na parte do planeta que hoje chamamos de mundo desenvolvido ,as melhorias na área da saúde pública os avanços da medicina fizeram com que o índice de mortalidade diminuísse .As melhores condições socioeconômicas e o acesso à assistência médica , educação que se seguiram provocaram uma queda nas taxas de natalidade .Quantoas taxas de natalidade ,em declínio ,igualarem-se com o índice de mortalidade , também em declínio ,o número de habitantes será estável .
Nos países desenvolvidos ,o crescimento populacional atual é considerado baixo , mas nos subdesenvolvidos, em contraste, o índice de mortalidade diminuiu , mas as taxas de natalidade ainda não caíram o suficiente para ocorrer compensação . Em outras palavras , os países desenvolvidos já concluíram a transição demográfica enquanto que os subdesenvolvidos e os emergentes ainda não .
A explosão populacional na Terra é significativa porque , no mínimo ,cada uma des-sas pessoas precisará de comida , roupa , abrigo e com isso mais florestas serão desmatadas para que a Terra possa produzir o ne-cessário para sobrevivência de todos ,em contrapartida ,as consequências para o meio ambiente poderão ser fatais .
Mas o impacto que a expansão populacional está casando sobre o ambiente global não é unicamente uma questão de número de pessoas , ele também se reflete no modo como os seres humanos e as sociedades em que vivem utilizam os recursos naturais . As sociedades usam o ar ,a água e a terra como repositórios de dejetos das industriais que produzem as mercadorias consumidas . Elas usam combustíveis para impulsi-onar os automóveis , aquecer os lares e mover indústrias que convertem matérias primas , como madeira e metais , em produtos de consumo e alocam terra e forragens para animais que se transformam em alimentos. Se o uso desses recursos implicar em emissões excessivas de poluentes, desmatamento e esgotamento dos solos , maior será o prejuízo para o ambiente .
Vejamos por exemplo :
Cada indivíduo , em país desenvolvido , utiliza muito mais recursos naturais e gera muito mais lixo em toda a sua vida do que um indivíduo de um país subdesenvolvido .As nações ricas do mundo representam , apro-ximadamente , um quarto da população global , mas consomem 80 % de toda energia produzida .
págs 153 a 154
Mudanças Promovidas pelo Homem na Natureza
O homem não pisa suavemente na Terra . Na verdade , o efeito da atividade humana é tão profundo que em apenas poucos séculos a superfície da terra sofreu tantas transformações que em alguns lugares é difícil imaginar o estado original ,quanto mais restaurá-lo .
Essa transformação , resultado da imensa quantidade de pessoas , aumento da riqueza e tecnologia conquis-tou a atenção popular nos últimos anos , a ponto de as pessoas passarem a perceber que seu mundo e o fu-turo de seus filhos podem estar em risco em função de mudanças ambientais imprevistas . Entretanto ,o reco-nhecimento de que o homem é um agente extremamente poderoso e rápido de transformação da Terra não é algo novo, pelo contrário data de muito longe .
No cálculo que se tornou clássico na literatura científica popular , o astrônomo Carl Sagan propôs que se toda a história do universo pudesse ser comprimida em um único ano , os seres humanos teria surgido na Terra há apenas sete minutos . Nessse período , o homem invneou o automóvel e o avião , viajou a Lua e voltou , criou a escrita a música e a internet , venceu doenças , triplicou sua própria expectativa de vida .
Mas foram também nesses sete minutos que a espécie humana agrediu a natureza mais que toodos os outros seres vivos do planeta em todos os tempos . Como já vimos anteriormente ,os exemplos da transformação do ambiente , aqueles verificados nas obras faraônicas no antigo Egito .
Começando pelas pirâmides do Egito , a abertura de grandes canais como é o caso de Suez , passando pela revolução industrial dos séculos XIX e XX que determinaram um novo ritmo e valor a vida e chegando à Revolução Tecnológica na indústria e no campo cuja finalidade foi de aumentar a produção de maneira mais acelerada a fim de satisfazer uma sociedade com a transformação devastadora do planeta .
Do mesmo modo como os seres humanos conseguem transformar a face da terra , podemos também mi-tigar alguns dos efeitos adversos . Existem métodos que poderiam moldar o ambiente futuro , incluindo con-troles regulatórios e ajustes de mercado nos quais os preços das mercadorias levam em conta odano am-biental que produzem .
Muito embora as agências governamentais e os organismos internacionais estejam estruturados para lidar com questões ambientais e econômicas separadamente estas questões na verdade estão interligadas . O buraco na camada de ozônio , o aquecimento global , o desmatamento , a degradação dos solos , a ex-tinção de espécies são questões ambientais , que , sem nenhuma dúvida , representam uma forma de res-posta que o sistema ecológico terrestre está enviando ao sistema econômico mundial .
Fonte - Livro - O PLANETA PEDE SOCORRO - págs 153, 154 e 155 - Capítulo V - MARCOS ANTÔNIO DE MORAES e WANTUID DE ARAÚJO LACERDA - Editora Àtomo , 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.