O Corpo de Bombeiros do Rio completará 150 anos no dia 2 de julho cheio de histórias para contar . Muito antes de existir o telefone 193 , para emergências ,tiros de canhão seguidos pelas badaladas de sino das igrejas avisavam quando havia incêndio . De acordo com o número de tiros era possível sa-ber em que bairro estava ocorrendo o incêndio . Os bombeiros então se deslocavam em carros pu-xados a burro .
Ao longo dos 150 anos , outra mudança importante ocorreu na corporação hoje , o que me- nos um bombeiro faz no Rio é combater o fogo ,embora a cada dois minutos e 36 segundos em algum ponto estado , um bombeiro esteja prestando socorro a alguém .
Das 203 mil ocorrências registradas ano passado no estado , apenas 15 mil foram casos de incêndio . O que mais mobiliza os bombeiros são os salvamentos , foram 70 mil ano passado . A maioria dos atendimentos foi a vítimas de acidentes de trânsito , mas esse número inclui também salvamentos de animais em elevadores e de outros tipos .
O Corpo de Bombeiros foi criado por D. Pedro II . Ao todo , são 16 mil bombeiros atuando no Rio . A comemoração pelos 150 anos vai se estender por um mês .A programação aberta ao público , in-cluirá caminhadas ,passeio ciclísticos , escaladas e outras atividades ao ar livre.O ponto alto será no dia 2 de julho , com uma grande festa no quartel central . Haverá demonstrações de salvamentos e a reinauguração do Museu dos Bombeiros .
Fonte - Jornal GLOBINHO - pág 3 Data , 27 de maio de 2006- notícias miúdas
Agradecimento , à todos brigadistas e voluntários que estão combatendo os incêndios no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.