A seguir Bento determina que o celeiro não seja rude , que não seja injuriador ( non iniuriosus ) . Iniuria não significa apenas a injúria , mas também a violência , a desonra , o dano , o ferimento . Aquele que comanda outras pessoas não pode feri-las . Um princípio importante da Psicologia é o de que aquele que não conhece seus próprios traumas estará condenado a ferir os outros ou a si mesmo . Ou também a procurar inconscientemente situações nas quais os traumas da infância se repitam . Porém , os ferimentos também podem ser a chance de crescermos e de nos tornarmos sensíveis aos outros ou ferirá a si mesmo . Bento exige de uma pessoa que toma para si a responsa-bilidade por outras , que encare seus próprios ferimentos .Ocupar-se com a própria história de vida é por este motivo a condição de liderar corretamente . Pois de outra maneira a história de vida não trabalhada se confundirá com a tarefa real . Muitos pensam que liderar seria , antes de mais nada , exercitar o poder .E não poucos o exercem ferindo ou magoando os outros . Se um superiror ofende um funcionário de tal forma que este chore ou emudeça , então esta é para ele a única maneira de sentir seu poder .No entanto ,este não é nenhum poder verdadeiro .Pelo contrário , isto é passar adiante as próprias mágoas . Ao magoar o outro não estou despertando nele a vida , mas sim repri-mindo-a . Por este motivo , liderar por meio de ofensas é exatamente o contrário de uma liderança efetiva .Porém é muito comum que um gestor ofenda seus funcionários . Isto pode acontecer já de manhã , na ronda pelos escritórios . Em vez de passar por eles simplesmente e de cumprimentar os funcionários ,alguns líderes só veem as falhas que se colocam diante de seus olhos .Ou então recorrem às muitas alfinetadas . hoje em dia nas empresas , particularmente entre homens e mulheres ,ocorrem várias ofensas . Alguns gestores pensam que têm de desvalorizar constantemente suas secretárias , de mostrar-lhes quem é que manda . Ao falar da compleição de alguém ,provoco-lhe mágoas profundas . Se um coordenador diz à sua secretária que ela é muito gorda , que não é atraente , isto lhe causará uma mágoa profunda . Pois ela não pode defender-se contra isto . Nas empresas acontecem tantas ofensas porque grande número de pessoas magoadas assume tarefas de liderança e repassa as próprias mágoas adiante . Todavia ,as ofensas fazem com que as pessoas adoeçam e elevem o índice e de não compareçam ao trabalho . Aquilo que o líder desejou economizar por meio da organização e do controle e perdido em dobro por meio de um alto índice de faltas ao trabalho .
Não magoar é um dos significados das palavras non iniriosus . O outro significado diz que o celeiro deve ser justo , que ele seja justo com todos os seus funcionários e com suas necessidades que ele deve tratar a todos com justiça . A justiça pressupoe que cada colaborador tem direitos que devem ser garantidos . Ele tem direito de ser ele mesmo , à liberdade , à dignidade , à atenção e ao respeito . O líder só pode ser justo quando tiver deixado de lado seus próprios preconceitos . Em primeiro lugar é necessário que ele veja quantos preconceitos inconscientes ainda possui. Pois somente poderá distanciar-se deles quando os reconhecer . A " objetividade no julgamento " é a condição para tratar os outros com justiça . " A ação do justo se inicia na sabedoria do pensamento " ( DEMMER : 502 ) . Somente quando eu me livrar daquilo que turva meus pensamentos poderei ver as pessoas correta-mente e também lidar com elas de maneira correta . A justiça diz que eu devo tratar a todos de maneira igual , que eu não dê preferência a ninguém , que eu não pratique o " nepotismo " . Pois tudo isso gera apenas divisões e ciúmes . Os colaboradores sempre apreciam quando seu líder é justo . Ele pode até mesmo ser rigoroso . Entretanto , se for justo e imparcial em seu julgamento , será respeitado .
Fonte - Livro - A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas - págs de 27 a 30 - Tradução de Márcia Neumann - Ed Petrópolis , RJ - : Vozes , 2013 - 5 ª edição
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.