A ÚLTIMA CEIA reflete os doze tipos humanos apontados pelo zodíaco.
Veja a personalidade de cada um
Unindo a genialidade artística a um profundo conhecimento astrológico, Leonardo Da Vinci oferece-nos uma obra que merece muito mais que admiração - a "Última Ceia " é um convite à reflexão sobre os doze tipos humanos apontados pelo zodíaco, na figura dos doze apóstolos de Cristo.
Simão, expressando vontade vigorosa e combatividade, está sentado à testa da mesa, mostrando mãos impositivas que indicam a direção a tomar. Ele representa o líder que usa de coragem e iniciativa para incentivar a luta, manifestando assim traços típicos dos signos de Áries.
Em Judas Tadeu , Da Vinci eliminou o pescoço, de modo a chamar a atenção sobre a parte do corpo regida por Touro. Ele é aquele que trabalha obstinadamente, no intuito de materializar uma ideia e concretizar a missão. Por isso, sua expressão é de aceitação paciente de sua missão.
Mateus é o autor do primeiro Evangelho e isso já é o bastante para associá-lo ao signo da informação - Gêmeos. Ele aparece em movimento, estendendo os braços em direção ao meio do quadro, é o que exerce a função geminiana de comunicar, parecendo estar em contato com todos os outros.
Felipe, reflexivo, transmite uma imagem ao mesmo tempo ingênuo e amigável. Tem os braços arqueados, apontados para o tórax, num gesto de interiorização típico do Câncer. Deste signo, Felipe expressa ainda o encantamento diante da fé e de seu grande mestre.
Conhecido por seu espírito de comando, Tiago Menor representa o signo de Leão. Ele aparece de braços abertos, demonstrando confiança em seu poder de atingir tudo que está a sua volta e conseguir adeptos para seus ideais. Tiago Menor irradia para os outros a alegria da fé.
Tomé, aquele que precisa ver para crer, tem o senso crítico característico do signo de Virgem. Ele é o que levanta o dedo mostrando sua capacidade de análise, e do restante de seu corpo aparece apenas a cabeça - retrato da personalidade - intelecto -racional.
João, "o discípulo amado " , associa-se ao signo de Libra pela procura de paz e união que simboliza . Ele é a imagem da justiça e força dos mansos. Da Vinci retrata João com as mãos entrelaçadas e semblante calmo, de quem medita para coordenar com equilíbrio.
Judas Iscariotes, batendo na mesa e segurando um saquinho de dinheiro na mão é a imagem de quem está disposto a " fazer o que tem que ser feito " . Por isso, deve ser compreendido como agente da missão a ser cumprida por Cristo - transformação e libertação da alma. Judas simboliza assim a força transformadora e implacável de Escorpião. Seu próprio suicídio é uma demonstração no mundo, ligado à morte que possibilita a ressurreição.
Pedro, aquele que fez a Lei da Igreja, representa também a fera que está dentro do ser humano, pois traz uma faca na mão direita. É a representação de Sagitário , signo metade homem-metade animal, em busca do Divino. Este signo simboliza o amor à Natureza, na figura de Pedro.
André , com a boca fechada em sinal de reflexão e seriedade , expressa a capacidade de se concentrar na realização de uma meta , típica de Capricórnio. Seu gesto indica controle, e ele foi o primeiro a reconhecer e seguir Cristo, com o dever capricorniano.
Tiago Maior pensava e falava sobre o futuro - tempo relativo ao signo de Aquário. Além disso, chefiou a primeira comunidade Cristã depois da Ressurreição, expressando a necessidade aquariana de espalhar sementes integrando grupos. Ele está oposto a Tiago Menor na obra de Da Vinci.
De pálpebras abaixadas, escutando passivamente, Bartolomeu é o único apóstolo cujos pés ( parte regido por Peixes ) aparecem no quadro. Sua figura indica visão ampla do significado da reunião através de uma atitude perceptiva, comum aos piscianos.
Por tudo isso, talvez fosse hora de voltar a colocar a " Última Ceia " em nossa sala de refeição . Afinal , as energias nele representadas são o alimento de nossas forças espirituais , na busca da sintonia com aquele que reuniu todas elas em si mesmo - Cristo !
Fonte - Suplemento - CASA E FAMÍLIA - PRESENTE & FUTURO
19/12/1993 ANO XI n° 477 - Dione Forti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.