O jornalismo ( e o jornalista ) está na ordem do dia e é notícia, para além das notícias que dá . Numa era em que a auto crítica dentro do meio ganha uma dimensão mais aberta e pública , a revogação , pelo STF , da Lei da Imprensa , entulho do autoritarismo , aponta para um tempo de maior liberdade . Num outro âmbito , a manutenção da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão , cuja cotação no STF vem sendo postergada, traz à baila a questão da natureza da atividade. Além disso , a adoção do sistema de ponto nas redações vem movimentando a seara sindical e sua relação com as empresas. Foi nesse ambiente que, há pouco mais de uma semana , a Petrobras , sob investigação parlamentar , iniciou , através de seu novo blog, uma campanha para mudar as regras da sua relação com a imprensa e, num plano ambicioso, aparentemente desinstitucionalizar o jornalismo como legítima para a informação ao público ( depois , voltou atrás ) . Nesta edição , a página Logo , ao calor dos trabalhos , publica uma enquete em que artistas , cientistas sociais , professores , estudantes , comerciantes , baleiros , jornaleiros , procuram definir , em poucas palavras , o que é ( ou deveria ser ) um jornalista . Convidado a participar , o cineasta , dramaturgo e diretor Domingos de Oliveira, animou-se e enviou , em vez de uma , 23 definições bombásticas , publicadas em destaque numa “ Tribuna do Domingos“ . Sem cortes , em homenagem ao petrolífero blog…
“Jornalista é o profissional encarregado de contar de contar o que está acontecendo, quase sempre discordando do que acontece “ .
Sérgio Cabral ( o pai )
“O jornalista, imaginando reproduzir a realidade inventa a versão “.
Washington Olivetto, publicitário
“Ser jornalista é correr perigo. Enfrentar isso aí que a gente vê, essa violência. Viu o que houve com o Tim Lopes ? Ser jornalista é ser super-herói “ .
Rosemberg Fritz , ascensorista
“Jornalista é o escritor que sabe a versão dos fatos é mais importante do que os fatos em si “ .
Augusto Sales , escritor
“ Jornalistas , como os artistas , são antenas motoras da raça ! “ .
Jorge Salomão , poeta
“ Ser jornalista é focar [epa! ] na “evidência “ e não na “ tendência “.
Nei Lopes, compositor
“ Ao descrever com rigor e comentar com discernimento um fato do cotidiano , o jornalista convida o leitor a sair de seu mundo privado para refletir sobre a realidade planetária “ .
Silvano Santiago , escritor e crítico
“ Jornalista é quem transmite informações claras e corretas ao leitor “ .
Sérgio Santana, escritor
“ Nos melhores casos , um cronista do cotidiano ; nos piores , um fofoqueiro profissional “.
Marcelo Moutinho , jornalista e escritor
“ Jornalista : Sísifo levantando uma tese por dia , em universidade aberta “ .
Tom Zé, compositor
"Jornalista é o atalho entre o mundo real e o cidadão."
Galeno Amorim, diretor do Observatório do Livro e da Leitura
"O jornalista em o dever de transmitir informação com ética e responsabilidade. Fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade democrática. É o grande fiscal da sociedade civil.
José Sérgio Machado Júnior, estudante de cinema
“ Jornalista é aquele profissional que precisa transmitir à população fatos que julgue pertinentes. É um pesquisador, ainda que com caráter generalista, motivado com o motor da interrogação: um curioso profissional “ .
Henrique Rodrigues, poeta
“ ( Bom ) jornalista é aquele que tem ampla formação, senso de relevância e faro de investigador. Não é o diploma que vai garantir isso“ .
José Maria Carvalho , cientista político e historiador
“O jornalista narra a aventura humana no calor da hora, com independência, emoção e sempre desconfiando do poder “ .
Geraldo Carneiro , poeta e letrista
“Jornalista ? Ah, jornalista é um artista, né. Não é pra todo mundo. É pra pessoa que tem muita leitura, pode ser até um advogado, professor, governador, prefeito ..."
Antonio José de Lima , baleiro
"O jornalista é um funcionário público - mesmo, e sobretudo, quando não é " .
Francisco Bosco , escritor
"O jornalista é igual peixe : só serve se for fresco " .
Marcelo Madureira , humorista
" Deveria ser alguém que escreve contra a maré " .
Rodrigo Costa , professor , doutorando em Letras
" Um profissional que forma, enquanto informa".
Eliana Yunes, professora
" Não é só publicar o que chame atenção. É informar com responsabilidade, com formação ampla e conhecimento de muitas áreas, porque o jornalista acaba falando de tudo . Se não tem conhecimento , tem que ter a humildade de pedir ajuda e buscá-lo com quem o tem " .
Padre Jesus Horta , reitor da PUC
"Jornalismo é a informação correta e verídica dos fatos , garantindo credibilidade perante o público . Eu acho uma função importantíssima , não saio de casa sem ter o jornal " .
Francisco Sergio Fonseca , supervisor de estacionamento
"Jornalista profissional que transforma fato em notícia para diferentes meios".
Duda Mendonça, publicitário
"Primeiro, tem que vestir a camisa de jornalista, senão não adianta nada " .
Antônio Pinnola , jornaleiro
" Ser jornalista é extrair o máximo das informações " .
Sabrina Andrade, vendedora
"Um(a) jornalista é Tudo , já aqui , de novo , sempre . Sísifo profissional . Mas também escritora e etnógrafa do novo milênio , fazendo a literatura quebrar os dentes na pedra sublime ( e sublimada ) do real " .
Luiz Eduardo Soares , cientista social e antropólogo
" Jornalista é uma ponte entre uma experiência e o grande público " .
Francisco Carlos Teixeira , historiador
Fonte - Jornal O GLOBO pág 10 - Logo - A Página Móvel
Domingo , 14 de junho de 2009 - O PAÍS
Arnaldo Bloch e Miguel Conde
PROFISSÃO REPÓRTER
Jornal Da Hora
Parte da entrevista do jornalista Ricardo Kotscho
JDH -Qual a diferença entre jornalista e repórter ?
Ricardo Kotscho - O jornalismo tem várias funções : o editor , o redator , fotógrafo , diagramador , é tudo jornalista . Pra mim a função mais importante dentro do jornalismo é de repórter . Por que ? Porque é o repórter que traz a matéria , se não fosse o repórter o resto não iria fazer nada , todo mundo depende do repórter , da notícia , é aquele cara que vai para a rua e vai descobrir o que está acontecendo . Escreve o que está acontecendo e os outros formam uma equipe que monta o jornal. Agora pra mim , a maior parte da vida fui repórter , eu gosto de ser repórter mesmo . Eu já fui também editor , redator , chefe , diretor de redação , trabalhei em tudo quanto é lugar , em jornal, revista , televisão .
Ser repórter é estar em contato com vida ?
JDH - Quando criança gostava de ler ? Qual era sua leitura preferida ?
Olha eu comecei lendo jornal . Sempre gostei de jornal , mas lia muito . Lia de tudo , gostava muito de Monteiro Lobato e depois mais tarde Jorge Amado. Gostava de autores brasileiros. Apesar de filho de estrangeiro gosto muito do Brasil e tudo que diz respeito à cultura brasileira . Eu li tudo , até bula de remédio. Sou muito curioso , o jornalista precisa ser muito curioso , qualquer papel que eu vejo em cima da mesa eu leio , qualquer jornal, revista... Depois que eu entrei na faculdade com dezoito anos , entrei também no grande jornal " O Estado de São Paulo" . Cada vez eu fui lendo menos livros pois sobra pouco tempo , é uma deficiência minha mesmo , na época da faculdade tinha que ler um monte de livros e como eu viajava muito a trabalho do jornal eu nunca terminei uma faculdade. Eu comecei três faculdades mas não terminei nenhuma e aos poucos fui lendo menos livros , mas leio três , quatro jornais por dia , leio todas as revistas , eu gosto de informação . Agora acho que você não pode escrever se você não lê , as duas coisas estão bem juntas , você tem que gostar de ler e gostar de escrever , uma coisa depende muito da outra . Eu já tenho dezenove livros publicados . Além de jornalista eu sou escritor . Eu sou metido pra caramba . Um colega meu , que se chama Alberto Werneck , falou que eu sou o único cara que ele conhece que já escreveu mais livros do que leu. A minha cultura vem da informação , mais do que da literatura .
JDH - O que a gente precisa estudar para ser um bom jornalista ?
Ricardo Kotscho - Olha , eu não sou o melhor exemplo, como eu já falei antes eu não terminei a faculdade de jornalismo, mas eu acho que vocês devem fazer faculdade sim. Não acho que seja necessário fazer a Faculdade de Jornalismo, pode ser Ciências Sociais, pode ser Economia , pode ser outra faculdade . O jornalista precisa estudar sempre e não só o jornalista , qualquer profissão , não é ? Você estuda , tira o diploma e diz que não precisa estudar mais nada ? Não, você tem que estudar a vida inteira e estudar não é necessariamente ir para escola e tal , mas é ler muito a vida inteira , se atualizar , que as coisas mudam muito rapidamente . Acho que você tem que ser apaixonado pelo você faz e se preparar pra isso . Hoje o jornalista tem que fazer de tudo , tem que saber tirar fotografia, mexer com toda essa coisa de internet, laptop, tem que saber fazer televisão , rádio. O jornalista hoje ter que ser multimídia , tem que estar preparado pra tudo . Você tem que aprender a fazer de tudo e pra isso você tem que ser curioso , interessado , ter vontade de fazer as coisas , fazer com paixão .
Fonte - JORNAL DA HORA
Março de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.