terça-feira, 2 de abril de 2019

Origem dos Símbolos da Páscoa






Coelho , um dos símbolos da Páscoa .

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa ) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebridades cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo , já os persas , romanos , judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época .

Ishtar tinha alguns rituais de caráter sexual, uma vez que era a deusa da fertilidade, outros rituais tinham a ver com libações e outras ofertas corporais .

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos ( símbolo da fertilidade ) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no princípio do 1° milênio depois de Cristo , fundindo-a com outra festa popular na altura chamada de Páscoa . Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa , quando ocorre o equinócio da primavera.

Ovo de Páscoa

O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã . O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França . Antes disso , eram usados ovos de galinha para celebrar a data .

A tradição de presentear com ovos - de verdade mesmo - é muito antiga. Na Ucrânia , por exemplo , centenas de anos de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome , pêssanka - em celebração à chegada da primavera .

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano . Para deixá-los coloridos , cozinhavam-os com beterrabas.

Mas os ovos não eram para ser comidos . Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.

Eles celebravam Ostera , a deusa da primavera , simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés .

Ovos de chocolate

Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa , que celebra a ressurreição de Jesus - o Concílio de Nicéia , realizado em 325 , estabeleceu o culto à data . Na época , pintavam os ovos ( geralmente de galinha , gansa ou codorna ) com imagens de figuras religiosas , como o próprio Jesus e sua mãe Maria .

Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados . O rei Eduardo I ( 900 -924 ) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa . Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.

Foram necessários mais de 800 anos para que , no século XVIII , confeiteiros franceses franceses tivessem a ideia de fazer ovos com chocolate - iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa , vinda da então recém descoberta América . Surgido por volta de 1500 a.C ., na região do Golfo do México , o chocolate era considerado pelas civilizações Maias e Astecas que o coelho apareceu na mesma época , associada à criação por causa de sua grande prole.



Fonte - Jornal Grupo Geração Saúde - pág 2

Informativo - Abril 2009






A Páscoa pelo mundo

A figura do coelho está relacionada a esta data comemorativa porque este animal representa a fertilidade, já que ele se reproduz rapidamente e em grandes quantidades . O que a reprodução tem a ver com o significado religiosos de Páscoa ? Tanto no significado judeu quanto no cristão , esta data está ligada com a esperança de uma vida nova .

A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães , entre o final do século 17 e início do 18 . Já os ovos de Páscoa ( de chocolate , enfeites , joias ) , também estão ligados a uma nova vida e à fertilidade .

Civilizações antigas

Na região do Mediterrâneo , onde faz muito frio , algumas sociedades festejavam a passagem do inverno para a primavera durante o mês de março . Entre os povos da antiguidade , o fim do inverno e o começo da primavera eram muito importantes , pois estavam ligados a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa , dificultando a produção de alimentos .

A Páscoa Judaica

Entre os judeus , esta data assume um significado muito importante , pois marca a saída deste povo para fora do Egito , por volta de 1250 a.C , onde foi aprisionado pelos faraós durante vários anos . Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia , no livro Êxodo . A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho , onde , liderados por Moisés , fugiram do Egito .

Nesta data , os judeus fazem e comem o matzá ( pão sem fermento ) para lembrar a rápida fuga do Egito , quando não sobrou tempo para fermentar o pão .

Entre os cristãos:

A semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa entre os cristãos . Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém .

Fonte - Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO - ESTADINHO - pág 5
MARCOS MENDES / AE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.