terça-feira, 12 de novembro de 2019

De Madre Teresa



Como noticiou (14/3), Madre Teresa de Calcutá, nascida em 26 de agosto de 1910, participou da direção da Ordem das Missionárias de Caridade, e fica em seu lugar a irmã Nirmala, de 63 anos. Sobre sua filosofia de vida, que sempre pôs em prática, a própria Madre Teresa compôs: 

“A vida é uma oportunidade, aproveita-a. / A vida é beleza, admira-a. / A vida é felicidade, saboreie-a. / A vida é um sonho, torna-o realidade. / A vida é um desafio, enfrenta-o. / A vida é um jogo, joga-o. / A vida é preciosa, protege-a. / A vida é riqueza, conserva-a. / A vida é amor, desfruta-a. / A vida é mistério, desvenda-o. / A vida é promessa, cumpre-a. / A vida é tristeza, supera-a. / A vida é tristeza, supera-a. / A vida é um combate, aceita-o. / A vida é uma tragédia, domina-a. / A vida é uma aventura, encara-a. / A vida é um gozo, merece-o. / A vida é vida, defende-a.“

Luiz  Antônio  da  Silva  - São Paulo 
Jornal   O  ESTADO  DE  SÃO  PAULO 



Considerando 

Sabedorias  de  Madre  Teresa  de  Calcutá 

Madre Teresa de Calcutá, Prêmio Nobel da Paz, entre tantas realizações e exemplos a serem seguidos, também deixou escritos de grande valor: 

"Você sabe qual é o dia mais belo ? Hoje."
Precisamos viver o agora. O passado já passou e o amanhã ainda é incerto.

"E a coisa mais fácil?  Equivocar-se".
Quantos erros cometemos e nem percebemos? Precisamos ter tolerância, pois muitas vezes o outro também não percebe o que fez.

"Qual é o presente mais belo ? O perdão".
O perdão é extraordinário , deixa a vida mais leve .

" O melhor remédio ? O otimismo " .
Quem leva a vida com otimismo, jamais se entrega e consegue renovar suas forças para lutar e vencer.

" A expressão mais eficaz? O sorriso".
O sorriso conquista simpatias e abre os caminhos da compreensão. 

" A coisa mais bela ? O amor " .
O amor é um poder transformador . Precisamos colocar amor em tudo o que fizermos na vida. façamos tudo com coração , da melhor maneira possível , assim seremos mais felizes .

Fonte  -  Revista  Lion  Brasil  /  Sudeste 


A  SANTA  -  MADRE  TERESA 
Ela  lutou  pela  dignidade  dos  destituídos. 

NA  ERA  DE  "LIMPEZA  ÉTNICA" , É  ALENTADOR   que uma pessoa de um dos grupos mais marginalizados da história contemporânea - a minoria albanesa católica que viva na Macedônia   - tenha encontrado um lar, cidadania e reconhecimento numa localidade da Índia repleta de não-cristãos .

Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 1910 numa família de albaneses católicos em Skopje , município na então Província turca , mais tarde República Iugoslava e atualmente e Estado Independente da Macedônia . Quando ele tinha 7 anos , seu pai foi assassinado. Bojaxhiu preferiu o exílio ao ativismo político. Aos 18 anos , entrou como noviça para o convento das Irmãs de Loreto , ordem dedicada à instrução, na Irlanda . Em 1929, apesar do seu inglês precário, foi enviada a Bengala , na Índia.

A primeira vez em que vi  madre Teresa  foi  ao verão de 1951 , quando comecei a estudar na escola da Casa de Loreto , em Calcutá . Durante domínio britânico , poucos indianos foram admitidos nessa ordem . Quando cheguei , a maioria dos estudantes era bengali  hindu  , mas o corpo docente era constituído, eu sua maior parte, de freiras nascidas na Irlanda . Nessa época , madre Teresa não estava mais afiliada às Irmãs  de  Loreto, mas, de vez em quando, visitava nossa escola. Havia deixado de lecionar três anos antes para, como ela dizia , "seguir  Cristo  nos  bairros  miseráveis " .

No início da  década de 50, nós , estudantes não cristãos da  Casa  de  Loreto, desconfiávamos das motivações de  madre  Teresa ao ajudar crianças de rua. Achávamos que ela tentava salvá-las para poder convertê-las. Somente quando ela fundou uma casa para doentes de hanseníase nos arredores de Calcutá, num terreno cedido pelo governo indiano, comecei a enxergá-la como uma pessoa idealista. Os hansenianos estavam por toda a Índia, em cada canto de Calcutá, mas ninguém os ajudava. Quando criança, achava que bastava apenas tocar um lugar onde um hanseniano havia roçado para contrair a infecção. O terror maior era o medo do pobre, do moribundo e , usando um termo bíblico , do pestilento. A partir de então, nunca mais duvidei de sua causa. Madre  Teresa não era mais uma  evangelizadora  cristã . O seu trabalho com os hansenianos  mudou a  mentalidade de muitos  habitantes de Calcutá.

Deixei a Índia quando era adolescente e voltei em 1973 para encontrar uma cidade apaixonada por  madre  Teresa . As mulheres com quem convivi na Casa  de  Loreto - que,  nos anos 70 , haviam se tornado esposas de homens influentes e assistentes sociais voluntárias - eram devotas de  Madre  Teresa e de seus projetos , principalmente a casa dos hansenianos .

As pessoas que empreendem cruzadas morais ficam expostas a acusações de hipocrisia ou de arbitrariedade na escolha de suas causas. Os detratores de  Madre  Teresa a acusavam de exagerar a pobreza dos moradores  de  Calcutá  e de obrigar  os indefesos a se converter. Diziam que entrava apenas em batalhas que sabia que  iria vencer. Mas críticas ao seu trabalho não destroem suas realizações. O teste maior é saber se ela inspirou seus seguidores, céticos e até mesmo adversários a realizar atos de bondade . Como a igreja precisa de provas cabais de um milagre para canonizar uma pessoa , a transformação de muitos corações poderia ser aquilo que se procura.

Fonte  -  Revista   TIME  MAGAZINE   
TIME  100   -   BHARATI  MUKHERJEE

Tem  sempre  presente  que  a  pele  se  enruga,  que  o  cabelo  se  torna  branco, que  os dias  se convertem em anos, mas o  mais importante  não  muda: tua força interior.

Madre  Teresa  de  Calcutá 

Fonte  -  Revista  Lion  Brasil  /  Sudeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.