Cantora encerra turnê nacional. Ao Metro Jornal, ela explica o que está por trás de “Mulher do Pau Brasil", que ela chama de 'concerto-tese' elaborado após uma temporada de estudos em Portugal
'ME SINTO MAIS BRASILEIRA‘
Após uma temporada de dois anos estudando em Coimbra, Portugal, Adriana Calcanhotto voltou ao Brasil, no final do ano passado, com muitas ideias. A literatura portuguesa e a distância do Brasil a impregnaram de um interesse renovado pelo tropicalismo e pelo modernismo, movimentos constitutivos da identidade nacional.
O resultado foi o show ‘Mulher do Pau Brasil’ que ela chama de “concerto- tese“ , com o qual ela rodou o país em turnê. Ao Metro Jornal , a cantora explica o que está por trás do conceito da apresentação.
Qual o balanço que você faz dessa turnê ?
Eu acho que sempre é importante olhar para trás no sentido de se aprender com a história. Em momentos como este, com o Brasil polarizado, com o Brasil não se reconhecendo, é ainda mais importante. As ideias modernistas, as ideias da poesia Pau Brasil e a Tropicália são movimentos de identidade do Brasil. Nesta hora, fica mais importante ainda pensar o Brasil por essas lentes.
Como foi a experiência de viajar o Brasil ?
Este foi um excelente momento para viajar o Brasil e levar esses compositores tão importantes. A obra deles faz um sentido nesse momento tão delicado e difícil, no sentido de reforçar as coisas que estão acontecendo, tragédias anunciadas, coisas que se repetem e que não aprendem com a história.
O que você chama de “ concerto – tese “ ?
Foi um show de encerramento daquela minha primeira passagem por Coimbra. Depois daquele tempo dando as aulas, eu fiz o show que seria uma conclusão. Quando eu resolvi fazer o "concerto- tese” , para encerrar essa minha temporada em Coimbra , as ideias vieram por conta de eu estar lá, pensando sobre o Brasil, sobre o modernismo, sobre todos aqueles já estiveram em Coimbra na mesma situação. Eu pensei que tudo era muito aparecido com este show que tinha feito em 1987. E pensei: “É a Mulher do Pau Brasil de novo."
Por que “Mulher do Pau Brasil" ?
A Mulher do Pau Brasil foi o título de um show que o título de um show que fiz em 1987 e onde já estavam todas as ideias que iriam me acompanhar ao longo da minha trajetória, como as ideias modernistas e antropofágicas , importante falar que não é o mesmo show, mas um ponto de partida.
Teremos disco novo em um horizonte próximo ?
Sim. Com a turnê finalizada eu vou passar mais um período em Coimbra, mas tem disco novo vindo por aí, sim.
Você passou uma temporada longa em Portugal. Por que ainda vale a pena continuar apostando no Brasil ?
Eu sou brasileira e me sinto cada vez mais brasileira porque sou brasileira e tenho passado muito tempo fora . Quanto mais tempo eu passo fora, mais eu me sinto brasileira.
Fonte - Jornal METRO - CULTURA
Rio de Janeiro , sexta-feira , 22 de fevereiro de 2019
LEO AVERSA / DIVULGAÇÃO
ATÉ QUANDO, A POPULAÇÃO VAI SOFRER... PERDER TUDO QUE TEM, HÁ DÉCADAS PELA FALTA DE RESPONSABILIDADE DOS GOVERNANTES, PARA HAVER SANEAMENTO E ASFALTOS DE QUALIDADE, LIVRE DE PROMESSAS E INDIFERENÇA ?
Um pedido de socorro aos governantes, que já estão preocupados com a campanha desde o ano passado. Que tenham respeito à população, vítimas das enchentes constantes. A prioridade imediata é o saneamento básico, asfaltos, viadutos e pontes de qualidade. É só se espelharem e imitarem o Japão que em pouco tempo mostraram competência e respeito ao povo. Essa estagnação impede que o país cresça, sem vias férreas, com estradas, avenidas em situação precárias, com os caminhoneiros sofrendo há décadas, para transportarem suas cargas. Tanto a Baixada Fluminense principalmente, abandonada à própria sorte, como em São Paulo, Osasco, Jardim Pantanal, Franco da Rocha, etc. Também Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo.
Fiquem atentos as eleições se aproximam... Muita atenção em quem irão votar.
Profª Ana Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.