quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Ciência e cientista com Ética

 


VIVÊNCIA CRISTÃ

Como a bomba atômica em Hiroshima, a Física descobriu o pecado ”Dizem que a ciência é neutra, nem boa nem má do ponto de vista moral .Mas o bem e o mal aparecem no uso que se faz de seus resultados. De um lado, é uma grande verdade. O celular ,por exemplo, ajuda muito para inúmeras coisas.Mas imagine quando é usado para veicular falsidades ou combinar maldades ,além do que muitas pessoas de bem se tornam “ drogadas digitais “ ,tão dependentes do aparelhinho , que ficam doentes sem ele. Esse problema de uso é assim com todas as descobertas das ciências.

Cientistas e interesses

De outro lado, a ciência não existe sem cientistas não se movem sem interesses. Como a ciência progrediria pelo desinteresse ? As ciências estão voltadas para explicar e dominar os objetos e seus funcionamentos ; e nisto elas são neutras . Mas descobrir para que servem seus resultados pertence à criatividade humana,que os cientistas têm muito mais dados para exercer . Por isso a ciência é teoricamente neutra em moral , mas na prática os cientistas,como dizem os filósofo ,sempre agem“ com uma dose de paixão” , que envolve a moral . Dizem que Pasteur deu um grande passo nas vacinas, pesquisando melhoria na fabricação do vinho . Santos Dumont se suicidou decepcionado em ver seu invento do avião servir para lançar bombas na guerra.No lado de lá,com certeza festejavam os que descobriram como adaptar o avião para lançar bombas.

Por aí se vê que a paixão pelo bem das pessoas é a alma da moralidade de cientistas.Vaidades e interesses fazem parte do ser humano e são entraves menores ou maiores .

Mas o carro-chefe é o altruísmo que anima os cientistas em seus objetivos e métodos. Deus abençoe essa dedicação.Enquanto isso , vale PENSAR O QUANTO PRECISAMOS DE EDUCAÇÃO NÃO APENAS TÉCNICA , MAS QUE FORME CIENTISTAS APAIXONADOS PELO BEM DA HUMANIDADE.

Revista APARECIDA - pág 20 - Vivência Cristã

Pe Márcio Fabri dos Anjos C.Ss.R.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.