As ditaduras começam dizendo-nos que querem o bem de todos ! Por isso entregam o con- trole social nas mãos dos que se julgam mais amigos dos pobres, mais anticorrupção , mais an - siosos por distribuir as riquezas , eliminando as elites . Mas , quem parte e reparte , fica com a melhor parte … diz a sabedoria popular .Em breve tempo , a sociedade começa a se sentir su- sufocada , desanimada , sem perspectivas .Tirando um grupo dos que custam a acordar para a realidade ,cada dia mais sinistra ,a grande maioria vai descobrindo que entregou suas liberdades
em troca de promessas ... na verdade , só promessas . As ditaduras esmagam se sustentam pela propaganda falsa e pelas armas .Prendem os “ dissidentes “ e os esmagam . Há ditaduras que se apoiam no fanatismo religiosos .Elas manejam sentimentos de frustração e causam os fiéis de ou -tras crenças de serem culpados pelas desgraças e aflições da maioria do povo . Dessa maneira , suprimem os direitos de todos , deixando alguns para contentar seus apoiadores . Um exemplo : podem re- zar aqui , mas não ali ! Do ponto de vista econômico , tudo fica sob o controle dos funcionários do estado , que , por sua vez , são dependentes dos chefes ,que devem obediência a uma cúpula dos que rodeiam o Chefe Supremo .Nada disso é bom .Nascemos livres , queremos ser livres e a liberdade é o ar que precisamos para ser gente . Nossos direitos servem para to- marmos parte nas decisões co -muns e tomarmos nossa decisões como São José , inspirado em sonho , resolveu regressar à Terra Santa “ ouvindo que Arquelau sucedera as seu pai Herodes , como rei de Judá , temeu dirigir-se para lá “ ( Mt 2, 22 ) . Defendamos os direitos humanos ! Não nos deixemos iludir pelos Herodes e Arquelaus dos nossos dias !
Pelo Papa :
rezemos por aqueles que arriscam a vida lutando pelos direitos fundamentais nas ditaduras , nos regimes autoritários e também nas democracias em crise .
Fonte - Bilhetes Mensais do Apostolado da oração no Brasil
Abril de 2021 - 1747 - ano 147 - 1874 – 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.