Qualquer brasileiro medianamente inteligente ,no Brasil ou aqui em Miami , já percebeu que estão sempre inventando alguma coisa para adiar as soluções de nossos problemas mais sérios.Tudo indica que o Brasil voltou a parar , baixou o astral do brasileiro e já querem fritar o Itamar .
Essa discussão - se parlamentarismo , presidencialismo ou monarquia ( e o Flórida Review , de birra , já se posicionou como monarquista , evidentemente com a ressalva de ser contrário a déspotas , sejam eles escla-recidos ou não ) - é , no mínimo , tão inútil quanto a da Constituinte .
Com relação a esta última ,foram dias e mais dias de muito papo furado e o Brasil continua cada vez p ior , e parado ( diziam que se estava buscando um aperfeiçoamento - há 500 anos , o Brasil procura se aper-feiçoar ) .
Você pergunta : “ Vamos , tocar este projeto ? “ E o outro responde : “ Vem aí a Constituinte , vamos ver primeiro no que dá “ . O primeiro volta à carga : “ E aí ? “ A resposta : “ Aí a gente toca “ . Agora , é esse papo sobre o regime de governo . E o Brasil continua sendo o país do “ e aí ? “
Paramos por causa das festas de fim de ano , do carnaval e das discussões vazias .Eviden-temente , se há necessidade disto , é porque o Brasil “ precisa deixar tudo para depois .
Mas, a quem interessa adiar a solução de nossos problemas ? Interessa , sim , àqueles que , montados num esquema que lhes rende poder e fortuna , não querem por nada , ver essa mamata acabar .
O mais recente exemplo é , além da inócua discussão em torno de regime de governo ( e isto continua adiante de tudo ) , o desgaste a que está sendo submetido o governo Itamar.
Com uma postura voltada para o social , era evidente que logo , logo começaria o desgaste .
Assim é que , qualquer apitada , e o presidente é desafinado ,fora de compasso , até nas coisas mais banais . Pensou nesse novo imposto ( 0,25 % sobre cada cheque ) , a gritaria foi geral . Depois , tivemos a discussão em torno da volta do Fusca . Veio de repente , na cabeça do presidente , a ideia de reabilitar o carro mais popular do Brasil já teve . Caíram de pau .
A indústria disse que o carro é totalmente obsoleto , a revista Veja deu suas páginas amarelas a Wilson Fittipaldi , para que este malhasse a ideia , e logo voltou aquela ladainha : o carro no Brasil é caro porque tem o maior imposto do mundo , e assim por diante .
Mesmo tirando o imposto , o arro brasileiro , nas condições em que é fabricado ( projetos ultrapassados , com matéria - prima baratíssima e mão de obra mais barata ainda ) é de longe , o mais caro ( e um dos mais lucrativos ) do mundo .
Itamar estava apenas querendo criar um carro o Fusca ,que podia ser comprado pelos brasileiros. Não é o Fusca ? Que seja outro . A ideia de Itamar era boa . Por que não aumentar o acesso de nosso povo ao automóvel ?
Esqueceu - se , Itamar , de que o carro como o Fusca dá trabalho , mas não dá lucro . E de que , agora ,é preciso levar o presidente ao desgaste ( para o que os grandes meios de comunicação brasileiros estão e estarão , como sempre e com certeza ,muito atentos).
Então ,começou agora a fase de pôr por terra o governo Itamar .O povo já faz piada .Quando se pergunta , no Brasil como estão as coisas , o perguntado logo responde : “ Ih , Tá mar ! “
Não se trata de sair em defesa de Itamar ,que , a propósito, pegou o bonde da história . Mas de se indignar , mesmo . Quem será o próximo a ser “ torrado “ ? Lula ? O parlamentarismo ? E assim vamos , sem lenço , sem documento … até o fechamento .
Fonte - Jornal FLORIDA REVIEW pág 2 - EDITORIAL - Miami
Data - 1 ª quinzena de março de 1993 - Ano 8 - n° 102
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.