terça-feira, 25 de setembro de 2018

O místico pavilhão



O  místico  pavilhão 
O  firmamento  como símbolo  nacional 

O firmamento sempre exerceu fascínio e tem sido permanente fonte de inspiração para a humanidade. Muito além de uma simples questão de civismo, conhecer bem a bandeira do Brasil e o seu simbolismo é um mergulho na história. Ela é considerada um símbolo também na medida em que evoca o sentimento nacional apenas pelo olhar.

Uma bandeira tem o papel de representar um país e nela estarão todos os ícones de uma nação. Como um símbolo místico plasmado no Astral, a bandeira do Brasil irradia a força dos 72 Anjos Cabalísticos e de Emmanuel, o Anjo da Paz Universal. E ainda recebe a influência de astros e constelações – especialmente do Cruzeiro do Sul, Escorpião e das estrelas Prócion, Sírius, Canopus e Espiga .  

Sua função, sob a ótica mística, é vibrar toda a nação, a natureza, os governantes e o povo, no sentido de despertá-los para as grandes missões reservadas à pátria brasileira no terceiro milênio, idealizada logo após a Proclamação da República em 1889, a bandeira do Brasil, reflete as cores das matas , do ouro , do céu e estrelas representando estados. Porém, os significados não são apenas esses. Para os esotéricos estudiosos do ocultismo, o símbolo do Brasil revela muito mais

As cores verde e amarelo, representando popularmente as riquezas vegetais e minerais do Brasil, ligam-se também às forças telúricas. O círculo central em azul representa a esfera celeste e as grandes viagens de explorações marítimas. O azul e o branco refletem o desejo de paz e concórdia, tão característico do povo brasileiro e também o anseio de espiritualidade.

As estrelas também ganham espaço na bandeira. São três as constelações facilmente reconhecíveis: o Cruzeiro do Sul , o Triângulo Austral e o Escorpião , Sírius, a mais brilhante estrela do céu , representa o estado de Mato-Grosso , onde está localizada a região do Roncador. No centro da bandeira está representada, em destaque, a constelação do Cruzeiro do Sul, que no momento histórico da Proclamação da República passava sobre o meridiano da cidade do Rio de Janeiro, antiga da capital do Brasil. 

Junto a Ursa Maior , no hemisfério do Norte , o Cruzeiro do Sul gira gira em torno dos pólos magnéticos da Terra. Estas constelações são verdadeiros circuitos de energia que podem direcionar a caminhada do homem para a realização espiritual. Na prática, segundo os espiritualistas, há uma conexão delas com os ossos do cérebro humano.

Além de cores e símbolos, na bandeira vem escrito " ordem e progresso " , uma referência ao mote positivista de Augusto Comte: o amor por princípio , a ordem por base e o progresso por fim. Na " CEU" , a bandeira é exaltada em sessão solene e conta com uma guarda especial, formada por sete sacerdotes e um porta-bandeira. Durante a celebração, o oficiante presta uma singela e profunda homenagem ao pavilhão: "Eu te saúdo , símbolo místico da pátria brasileira , pedindo a Deus e aos Divinos Mestres da Falange Branca Universal toda a vibração , proteção e orientação para seus governantes e todos os homens que aqui vivem como espíritos encarnados e desencarnados . Que todos possam irradiar a tua força de paz , amor , ordem e progresso."

Extraído do Informativo Mensageiro Celeste nº 18 - nov/04 , do Centro Cultural Akenathon da Ordem Fraternal Cruzeiro do Sul - " CEU " -Centro - Rio de Janeiro 

A " CEU " é uma instituição místico espiritualista , sem fins lucrativos , voltada para a ajuda ao próximo e fundamentação em religiões orientais . 

Fonte   -  OXIGÊNIO  -   pág  7 
Janeiro de 2005 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.