MASTRO - Diz a lenda que, quando João Batista nasceu, Santa Isabel mandou erguer um mastro e acendeu uma fogueira para comunicar o nascimento do filho a Nossa Senhora. O rito do Mastro de São João origina-se da Árvore de Maio , símbolo da cultura popular europeia. O mastro também representa a fertilidade e a germinação e a proclamação da abundância de alimentos produzidos pela terra.
PAU DE SEBO - A origem do pau de sebo relaciona-se com a árvore de maio e com o Mastro de São João. Simbolicamente, representa o alcance do paraíso e a proximidade entre Deus e o homem.
FOGUEIRA - A fogueira , acesa logo após o levantamento do Mastro , simboliza a vida humana e um momento de conforto e tranquilidade da alma . As famílias , movidas pela fé, participam de simpatias, rezas e , muitas vezes , atravessam a fogueira de pés descalços . São os folguedos,que variam de acordo com a região.
FOGOS – Espantar maus espíritos, protegendo os habitantes e a natureza, é um rito primitivo que durante o ciclo Joanino é resgatado com a utilização de buscapés, bombinhas, estrelinhas e rojões.
BALÕES - De procedência chinesa , o balão representa uma oferenda às divindades . As pessoas que participam da soltura gritam e bate palmas , como se o balão representasse uma mensagem da terra para o reino dos céus .
QUADRILHA – A quadrilha, contribuição cultural deixada pela Família Real no século XlX, tem sua origem na dança aristocrática francesa. A quadrilha tomou característica populares, com a animação de fazendas e bailes caipiras e sobrevive nas noites de São João, onde figurantes carnavalescos fazem uma representação caricaturada de um casamento na roça.
SORTES E ADIVINHAÇÕES - As sortes e adivinhações revelam possíveis casos de amor. São realizadas na noite de São João ou de Santo Antônio.
BOI-BUMBÁ – O Boi Bumbá , conhecido também por Bumba Meu Boi, Boi de Mamão , Boi Surubim e Cavalo Marinho , é um folguedo contemplado principalmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nessa festa , a devoção respeitosa ao animal é apresentada com dramaticidade temática, cores, músicas, cantadores, toadas e expressões populares, conduzida por dois personagens: Pai Francisco e Mãe Catirina.
CASAMENTO – A união de um homem e uma mulher, em busca da procriação, estabelece um paralelo entre a terra fecunda e os frutos bem vindos dos ventres. Portanto, a representação de uma aliança conjugal no festejo, ultrapassa o sentido de divertimentos.
Fonte - Jornal GAZETA DE PINHEIROS - Grupo l de Jornais
l5 a vinte e um junho de l996
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.