A CORRUPÇÃO É PARCEIRA DA DESIGUALDADE
Faz tempo que todo mundo sabia que a corrupção andava pelos meios políticos e também manchava outras relações profissionais ,empresariais , comerciais. Hoje ela tem mais evidência política e parece que cresceu muito nos últimos tempos.
O que a gente talvez não imaginava era o problema de segurar seu crescimento e conter seus desmandos . Hoje os sinais de corrupção aparecem escancarados em nossa frente e não conseguimos um jeito eficiente de a enquadrar . Por que será que isso é tão difícil ?
É que a raiz da corrupção é profunda e contém muitas ramificações . A principal delas é a desigualdade entre as pessoas . A desigualdade é uma grande corrupção que passa desapercebida .Corrompe o princípio fundamental sobre a necessidade que temos da ajuda mútua em nossas fragilidades e diferenças , são transformadas em chance de lucro naquilo em que os outros se acham mais fortes .Com isso corrom-pemos os sistemas de confiança em nossos relacionamentos,corrompe nossas esperanças , e pode esquecer a tranquilidade e a paz na vida.
A corrupção se instala na sociedade de tal modo que o sistema corrupto em que vivemos nos parece normal.
Transformamos a desigualdade em leis que nos regem . Assim é fácil de entender por que alguém recebe cinco mil reais como simples auxílio moradia achando que é ético porque é legal . Mas a ética passa longe . Outros recebem três vezes menos que isso , tendo que trabalhar um mês inteiro. A desigualdade dá ao corrupto poderoso inteligentes advogados que sabe como livrá-lo da prisão . Enquanto isso as prisões estão cheias de gente que passa anos esperando para a primeira avaliação
de sua acusação por questões bem menores.
Isso significa que a desigualdade se organiza para defender sistemas de corrupção que se instalam na sociedade e se legalizam . Na hora de fazer o processo de contenção e reversão dos sistemas corruptos , as pessoas que decidem as mudanças são em grande parte as mesmas que vivem de privilégios e estão interessadas na continuidade dos sistemas . Do outro lado se corrompe a cabeça e o coração de todos nós . Assim um esportista pode ganhar em um ano o que a gente não ganha em dez vidas de trabalho ; mas assim mesmo torcemos numa boa achando que tudo isso é normal.
A conclusão não é de forma alguma detestar políticos, juristas esportistas e tantas formas de ser- viços . Todos são necessários ao nosso bem viver. Mas precisamos ao menos com relações mais igualitárias e recíprocas . Li há pouco que a Noruega um juiz do Supremo vai par o trabalho de bicicleta. Essa não é uma proposta para o Brasil. Mas é para dizer que a corrupção é parceira da
desigualdade . E principalmente para dizer que a superação de nossas desigualdades é um sonho possível . Um sonho de Deus para nós.
Fonte - REVISTA DE APARECIDA - pág doze - MORAL
Maio de dois mil e dezesseis - Pe. MÁRCIO FABRI DOS ANJOS . C .Ss.R.
CIDADANIA : HÁ O QUE PENSAR ...
Foi cravando meu olhar na abóbada celeste , e eram altas as horas da noite, que eu tentei contar as estrelas . Tentei ... Que pretensão a minha , pensei , ; Quem é capaz de contá-las ?
A casa onde morei fica no alto do morro, e, como , são poucos os vizinhos , a gente
se avizinha das estrelas do céu . E como é bom subir lá para as alturas ,e depois des-
cer , abastecido de ternura , de candura , de vontade de viver. Quem contempla a obra
do criador sabe reconhecer com que amor Ele nos fez.
Mas o dia foi chegando e a aurora apareceu , tão jubilosa , trazendo não só os raios primeiros do sol, mas o brilho das flores , o canto dos pássaros e o burburinho dos cântaros a colher a água da fonte , bem fresquinha , tão saudável , como uma vida
pura.
Mas não me esqueci das estrelas , só não mais as via , pois o sol nasceu e elas foram dormir nos braços da lua.
Certamente alguém poderá me perguntar . Mas por que tanto devaneio? Não é melhor
acordar? E eu esponderia : Como é duro a gente saber que há sábios sem sabedoria e poetas sem poesias . Como é bom a gente saber que há sabedoria em quem se diz não ter sapiência , que há poesia não nos poetas dos palcos clássicos , que facilmente se encontra , mas poetas das ruas , das praças e avenidas .É fácil ver o poeta dos palcos e dos destaques , é difícil reconhecer o poeta que mora rua e nem tem onde dormir .
DIREITOS
Na sociedade das estrelas , todas têm seu lugar. Na sociedade dos humanos se vê
exlusão , e o direito de cidadania só para alguns e não para toda a população . Há
propinas e dinheiro na mão , para forçar lá nos palácios , uma decisão . mas aqui no chão , longe das estrelas , o povo não tem hospital , nem carro particular , pois ,
para chegar ao trabalho e dele voltar , são algumas horas no superlotado que vai pa-
ra meu bairro . E ainda sabem dizer : Isso é que bem governar...
é triste saber que uma minoria , no máximo l0% , tem o que seria para a dignidade dos 90% sobrantes . O direito a cidadania é sagrado, pois é direito de vida , como um dom que Deus nos concedeu . Ferir a cidadania é ferir a dignidade , e pecado grave , do a qual o Senhor pedirá contas.
Aprendamos a olhar as estrelas , e até a contá-las , mas sem tirar o s pés do chão , e
o coração bem pertinho de Deus e também de nossos vizinhos , nossos irmãos . Eu
acredito na cidadania e espero que você aposte comigo , para que ela sobreviva.
E então ? Você quer somar comigo na causa que é minha e sua ?
Fonte - REVISTA DE APARECIDA - pág 5 - REFLEXÃO
Outubro - dois mil e catorze - PE . FERDINANDO MACILIO . CSs.R.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.