Enfermagem – o profissional de referência para o nosso cuidado
Em 2001 tive a oportunidade de assistir a uma conferência da enfermeira americana Marie Manthey e, pela primeira vez, entrar em contato com a metologia do Primary Nursing- desenvolvido pela própria , em 1980. Ao adaptá-la a nossa cultura, chamamos essa metodologia de Profissional de Referência – PR . Através dela refletimos sobre a responsabilidade que a equipe de enfermagem exerce dentro das instituições de saúde no cuidado aos pacientes .Rememorando o que vem ocorrendo nos últimos 50 anos ,percebemos que este percurso ,de alguma forma , resultou no afastamento do enfermeiro tanto do seu paciente quanto da sua responsabilidade neste cuidar . A comunicação da equipe era extremamente completa e a responsabilidade do cuidado era compartilhada ,significando pouca responsabilidade. Salientou a urgência no combate a essa fragmentação. Havia a necessidade de resgatar o papel do enfermeiro como líder do cuidado ao paciente durante 24 horas.
A autora mencionou que a ideia teve origem com um grupo de enfermeiras de uma unidade cirúrgica em Minnesota EUA ) idealizam melhorar seus processos e entendimento aos clientes inquietudes provindas de sentimentos de insatisfações com os resultados da assistência. Percebam que poderiam tomar melhores decisões se tivessem um maior conhecimento dos pacientes , mas seria necessário que estivessem cuidando deles por um tempo maior e não mais por escalas rotativas .Idealizavam a possibilidade de um maior vínculo e isso significaria cuidar dos pacientes desde admissão até a alta.
Ocorreria, desta forma, aumento da responsabilidade junto ao paciente , ou seja , o seu acompanhamento como um todo e a consciência do impacto que a doença causa em seu cotidiano pessoal e profissional . Obviamente , esta atitude provocou uma mudança na filosofia daquele hospital, pois desta forma estava sendo proposta uma Descentralização da tomada de decisões . Estava posto um grande desafio para as instituições de saúde.
É comum perceber competições entre turnos de trabalho que interferem na continuidade do cuidado ao paciente . Com base neste diagnóstico , a autora fez inicialmente uma tentativa de implantar uma enfermagem em equipe , com a metade proporcionar cuidados mais humanos , individualizados , completos e contínuos , considerando alguns elementos estruturais como :
- alocação e aceitação de responsabilidade individual pela tomada de decisões
- designação dos cuidados diários aos pacientes utilizando o método de caso
- comunicação direta de pessoa para pessoa
O profissional de enfermagem é uma pessoa operacionalmente responsável pela qualidade dos cuidados administrados a pacientes. Dentro desta perspectiva nos colocamos hoje, enquanto integrantes de uma profissão extremamente exigida por nós mesmos e por nossos clientes, e nos questionamos se estamos cumprindo conscientemente à nossa missão.
É essencial que a aceitação de responsabilidade seja visível para as pessoas de dentro e de fora do sistema : pacientes , família, médicos e outros profissionais . Para tal devemos ter dom[ínio das informações clínicas dos pacientes e planejar os cuidados de Enfermagem com qualidade e segurança até o momento da alta .
Uma comunicação adequada gera uma equipe integrada e amplia os conhecimentos que o profissional da referência tem dos seus pacientes , podendo dar informações diversas , interpretar as necessidades deles e muitas vezes advogar em sua defesa .
Assim, cabe aos profissionais superar a dicotomia planejar x executar. Em alguns sistemas convencionais de planejamento existe um problema básico muitas vezes quem planeja não conhece os detalhes do paciente , que lhe imprimiam qualidade e segurança em suas necessidades biopsicossocial e espiritual .É importante a seleção das pessoas certas para cada papel ,principalmente para os que terão maiores responsabilidades nas tomadas de decisões.
Nesta perspectiva , cada hospital ou instituição de saúde deve se adequar conforme à sua
realidade . Entretanto , três fatores são fundamentais para que à implantação seja bem sucedida.
- envolvimento dos membros da equipe como tomadores de decisão
- sistema de padronização ,( checklist) focado na qualidade e segurança do paciente ,
com padrões bem definidos e divulgados a todos os membros da equipe
- existência de uma estrutura administrativa eficiente e apoiadora
São na construção e na promoção de relacionamentos interpessoais saudáveis , com
base na confiança, compromisso , coragem e respeito mútuo,que esta metodologia
será solidificada , proporcionando satisfação por parte da equipe de enfermagem para o alcance de uma assistência segura aos pacientes.
Fonte - Jornal - FOLHA CARIOCA Setembro de 2010
Jane Biehi - Gerente de Enfermagem da Clínica São Vicente
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