“Ao retornar de uma das suas viagens à Europa , após o desembarque no porto de Santos ( SP ),Tarsila do Amaral foi até São Vicente ( SP ) ,também no litoral paulista para comprar doce de banana .A casa da doceira exibia já na entrada uma mesa de-corada com motivos religiosos várias pequenas imagens da Virgem Maria com o Menino Jesus ,rodeadas por arranjos florais de papel crepom . O conjunto todo se assentava sobre uma toalha branca de crochê . Era um altar doméstico,característico da fé católica de grande parte dos brasileiros “ .
O texto acima foi publicado no Blog Humanarte e contém o comentário de Maia Isabel Ribeiro,publicado pelo Instituto Itaú Cultural , em 2013 .A autora explica que a cena da doceira não passou despercebida ao olhar de Tarsila ,que vivia a fase Pau Brasil ( leia mais abaixo ) .
“ Tarsila se apropria do arranjo popular e lhe dá um formato modernista , agradável e colorido .Com traços econômicos e linhas largas , apenas insinua o contorno dos obe-jetos , dando origem a uma composição em muito inspirada nos movimentos rápidos e nas cores fortes . A religiosidade brasileira lhe dá o pretexto para reconstruí-la sob linguagem modernista “ , continua o texto.
BIOGRAFIA
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari ( SP) , em 1886 , e morreu em 1973 . Pintora e desenhista , estudou escultura com Wllliam Zadig e Mantovani , em 1916 , na Capital Paulista . No ano seguinte , teve aulas de pintura e desenho com Pedro Alexandrino , quando conheceu Anita Malfatti .
Em 1920 , viajou para Paris , na França , e estudou na Académie Julian e com Émile Renard .Ao retornar ao Brasil ,formou ,em 1922 , em São Paulo ,o Grupo dos Cinco , com Anita Malfartti ,Mário de Andrade ,Menotti del Picchia e Oswald de Andrade .
‘ O Modernismo da Semana Moderna de 1922 caracteriza-se por atualizar o am-ambiente artístico brasileiro, colocando-o em contato com as diversas linguagens das vanguardas europeias e,ao tempo ,voltar-se para apreensão do Brasil, em um projeto de criação de uma arte brasileira autônoma e autêntica .
A partir de 1924 , Tarsila iniciou a chamada fase Pau Brasil , em que mergulhou na temática nacional , utilizando as técnicas aprendidas no exterior para figurar ele-mentos próprios da natureza e da cultura do Brasil .
Em 1925 , ilustrou o livro de poemas Pau Brasil , de Oswald de Andrade , publicado em Paris . Em 1928 , pintou “ Abaporu “ , tela que inspirou o movimento antropo - pofágico , desencadeado por Oswald de Andrade e Raul Bopp . Em 1930 , Tarsila conseguiu o cargo de conservadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo e deu início à organização do catálogo da coleção do primeiro museu de arte paulista . Em 1933 ,começou uma fase voltada pata temas sociais com as obras como “ Operários e 2ª Classe “ .
Em 1936 , colaborou como cronista de arte no jornal Diário de São Paulo e , a , convite da Comissão do IV Centenário de São Paulo fez , em 1954 , o painel “ Procissão do Santíssimo “ , que retrata a procissão com o Santíssimo Sacramento na Eucaristia em uma rua da cidade de São Paulo , em meados do século XVIII . Fonte – www.w.enciclopedia ,itau.cultural .org.br
Fonte – Jornal - O SÃO PAULO - pág 15
de 1 a 16 de julho de 2019 - Reportagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.