sábado, 16 de julho de 2022

Sobre ‘ Religião brasileira '











 Sobre  ‘ Religião  brasileira   '

“Ao retornar de uma das suas viagens à Europa , após o desembarque no  porto de Santos ( SP ),Tarsila do Amaral foi até São Vicente ( SP ) ,também no litoral paulista para comprar doce de banana .A casa da doceira exibia já na entrada uma mesa de-corada com motivos religiosos  várias pequenas imagens da Virgem  Maria com  o Menino  Jesus ,rodeadas por arranjos florais de papel crepom . O conjunto todo se assentava sobre uma toalha branca de crochê . Era um altar doméstico,característico da fé católica de grande parte dos brasileiros “ .

O  texto acima foi publicado no Blog  Humanarte e contém o comentário de Maia Isabel Ribeiro,publicado pelo Instituto Itaú Cultural , em 2013 .A autora explica que a cena da doceira não passou despercebida ao olhar de Tarsila ,que vivia a fase Pau Brasil ( leia  mais abaixo ) .

“ Tarsila se apropria do arranjo popular e lhe dá um formato modernista , agradável e colorido .Com traços econômicos e linhas largas , apenas insinua o contorno dos obe-jetos , dando origem a uma composição em muito inspirada nos movimentos rápidos e nas cores fortes . A  religiosidade brasileira lhe dá o pretexto para reconstruí-la sob linguagem modernista “ , continua o texto. 

BIOGRAFIA 

Tarsila do Amaral nasceu em Capivari ( SP) , em 1886 , e morreu em 1973 . Pintora e desenhista , estudou escultura com Wllliam Zadig e Mantovani , em 1916 , na Capital Paulista . No ano seguinte , teve aulas de pintura e desenho com  Pedro Alexandrino , quando conheceu Anita Malfatti .

Em 1920 , viajou para Paris , na França , e estudou na Académie Julian e com Émile  Renard  .Ao retornar ao Brasil ,formou ,em 1922 , em São Paulo ,o Grupo dos Cinco , com Anita  Malfartti ,Mário de  Andrade ,Menotti del  Picchia  e Oswald de  Andrade .

‘ O Modernismo  da  Semana  Moderna  de  1922 caracteriza-se por atualizar o am-ambiente artístico brasileiro, colocando-o  em contato com as diversas linguagens das vanguardas europeias e,ao tempo ,voltar-se para apreensão  do Brasil, em um projeto de criação de uma arte  brasileira autônoma e autêntica .

A partir de 1924 , Tarsila iniciou a chamada fase Pau Brasil , em que mergulhou na temática nacional , utilizando as técnicas aprendidas no exterior para  figurar ele-mentos próprios da natureza e da cultura do Brasil .

Em 1925 , ilustrou o livro de poemas Pau Brasil , de Oswald de Andrade , publicado em Paris . Em 1928 , pintou “  Abaporu “ , tela que inspirou o movimento antropo - pofágico , desencadeado por Oswald de Andrade e Raul Bopp . Em 1930 , Tarsila conseguiu o cargo de conservadora da Pinacoteca do  Estado de  São  Paulo e deu início à organização do catálogo da coleção do primeiro museu de arte paulista . Em 1933 ,começou uma fase voltada pata temas sociais com as obras como “ Operários  e  2ª Classe “ .

Em 1936 , colaborou como cronista de arte no  jornal Diário de  São  Paulo e ,  a , convite da Comissão do  IV  Centenário de  São  Paulo  fez , em 1954 , o painel “ Procissão do  Santíssimo  “ , que retrata a procissão com o Santíssimo  Sacramento  na  Eucaristia em uma rua da cidade de São  Paulo , em meados do século XVIII  .  Fonte – www.w.enciclopedia ,itau.cultural .org.br

Fonte – Jornal  -  O  SÃO  PAULO  - pág  15

de 1  a  16  de  julho  de 2019   -  Reportagem 

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