Bibi Ferreira
Nostalgia
Bibi Ferreira é uma das raras atrizes brasileiras que podem ser chamadas de com -pletas : canta, dança , atua e dirige . Com 60 anos de carreira , ela nunca participou de filmes ou fez novelas .
Em novembro , deste ano , em entrevista ao repórter Eduardo Fradkin ,do Segundo Caderno do GLOBO ,ela contou por que nunca aceitou con-vites para produções desses gêneros .
- Meu pai ( o ator Procópio Ferreira ) sempre teve fama de ser feio . E , já na época do colégio , diziam que eu era a cara dele . Acho que guardei isso . Tenho horror de me ver na tela , por isso
nunca fiz novela ou cinema . Recusei convites de Glória Perez , de Eduardo Coutinho – revelou
Bibi .
Em 1960,ela inaugurou a TV Excelsior (SP ) com o programa “ Brasil 60” que continuou até 63 .
Em 61, a Excelsior vendeu o programa para a Tupi dos Estados do Norte e do Rio de Janeiro . Resultado : a atração era exibida para os paulistas na Excelsior , aos domingos , e para os cariocas,na Tupi , às sextas – feiras .
Depois , passou a comandar , às segundas-feiras , o “ Bibi sempre Bibi “ , que era baseado prin - cipalmente em entrevistas . Logo depois , trocando de nome e de esquema , foi para o horário nobre dos domingos,com o nome de “ Bibi sempre aos domingos“, ficando poucos meses no ar , mas com oito horas de duração , sendo a precursora deste formato na TV .
Em 1964 , a atriz deixou a Excelsior e foi para a TV Tupi , com o “ Bibi ao vivo“ . Lá , ficou quatro anos no ar , com um total de 200 apresentações . Em seguida , fez “ Bibi série especial “
em que misturava humor , música e reportagens internacionais .Viajou para os EUA ,onde gravou ao lado de Frank Sinatra e Antonio Carlos Jobim , que se apresentavam pela primeira vez para o público brasileiro. Já em 1972 , participou da transmissão ao vivo , da cerimônia do Oscar ,primeiro programa trans-mitido via satélite , diretamente de Los Angeles , pela TV Tupi. Em 1978 , foi con -tratada pela Rede Globo para comandar nas primeiras sextas-feiras de cada mês o “ Brasil 78 e
79 “ . Anos depois , em 1992 , apresentou na Rede Globo o “ Bibi in concert “ , programa em homenagem aos seus 50 anos de carreira , iniciada em 1941 . Porém , ela nunca deixou o teatro
para se dedicar à TV . O teatro é o seu espaço .
Fonte - Revista - Caderno do GLOBO - pág 19
Revista da TV - Paulo Senna
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.