A PROCURA DE SOLUÇÃO
Se o jovem é inteligente ,logo percebe , que a tragédia brasileira é desnecessária ;que a miséria , a mortalidade infantil e o analfabetismo poderiam ser eliminados . Agrava-se assim o seu sentimento de revolta e a impaciência natural da juventude impele-o a optar por soluções drásticas ,por uma revolução social que transforme o ambiente do dia para a noite .
O comunismo ,em sua propaganda oferece-lhe as soluções drásticas ; a revolução e a transformação imediata .O jovem abraça o comunismo.Vê nele o sistema político e econômico que pode dar uma vida decente aos seus concidadãos,que pode salvar já as vidas das crianças e que podem alfabetizar aos povos.Parece-lhe um sistema infinitamente superior àqueles que indicam que poderão melhorar a situação a longo prazo, depois de desgraçadas e sacrificadas várias gerações . A esse moço idealista podemos acenar com as vantagens e as belezas da democracia : mas ele nos responderá : “ A democracia já teve sua oportunidade . Temos a democracia há muitos anos e temos também a tragédia que aí está “ .
A DEMOCRACIA NO BRASIL
Quem pensa assim não é , necessariamente ,um criminoso ou um imbecil . Pelo contrário,pode muito bem ser um idealista , honesto e sincero . Há métodos de convencer-se idealista honesto e sincero , de que está errado , mas estes não incluem os insultos ou as injúrias . Muitos estudantes no Brasil deixariam de ser comunistas se lhes fatos fossem apresentados , simplesmente fatos e argumentos demonstrativos de que a tese adotada , na melhor das intenções , não é válida.
Não é válida , na verdade .É errado dizer-se que a democracia no Brasil não funciona , porque o fato é que a democracia aqui nunca teve oportunidade .Chamamos o nosso regime de democrático , mas, no máximo , estamos engatinhando para a democracia. Antes de 1930 éramos governados por uma oligarquia de aristocratas mais ou menos benevolentes . Entre 1930 e 1945 tivemos uma ditadura . A partir de 1945,vivemos um começo de governo mais representativo , no sentido de que o povo tinha voz ativa na escolha das personalidades que o governariam . Até 1960 , porém ne -nhuma dessas personalidades , fez questão de apresentar,democraticamente , às claras , programas nítidos de governo que o povo pudesse aprovar . Tivemos em 1955 , o fenômeno político da suposta democracia brasileira quando um presidente decidiu a não só defender ,mas aplicar a tese de que a solução para os problemas brasileiros era lançar-se ao Governo , a todo pano , àquilo que foi batizado como “ desenvolvimentismo “ ,embora à custa de emissões, o que acarretou o maior surto inflacionário de todos os tempos ,levando mesmo um Ministro da Fazenda a alertar o Governo do qual fazia parte sobre a proximidade da fase de inflação galopante . Essa tese - “ desenvolvimentismo “ emissionário – acarretou maior miséria , maior analfabetismo, contrariando assim frontalmente as aspirações do povo .
A DEMOCRACIA ONDE ELA EXISTE
Em 1960 , pareceu consolidar-se a nossa precária democracia . Foi eleito um candidato cujo programa era o mais definido de quantos se haviam apresentado em toda a história de nossa pátria . Era um programa que atendia aos anseios do povo . Esse candidato , devidamente conduzido à presidência da República , não soube responder às suas promessas nem às esperanças nele depositadas . Renunciou . O país foi novamente entregue a homens que haviam sido inequivocamente rejeitados pela grande maioria de seus habitantes .
A tudo isso não se pode chamar de democracia. É injusto julgar-se a democracia pelo que tem sucedido ao Brasil . Se quisermos julgar a democracia , vamos examiná-la onde ela existe .
O COMUNISMO COMO ELE É
Por outro lado , devemos examinar o comunismo também . Como todos os regimes totalitários do passado e presente ,o comunismo oferece-nos a ordem e a prosperidade material em troca da perda das nossas liberdades . Admitamos que seja vantajosa a oferta : para quem está morrendo de fome no Ceará , a liberdade é de um valor muito relativo.
Sucede que a oferta , como em todos os regimes totalitários do passado e do presente, é um lôgro ,um engôdo , um conto-do-vigário .Para efeitos de propaganda ,são construídos edifícios espetaculares em Pequim . Para efeitos de propaganda e para promover o imperialismo militar verificam-se progressos espantosos na produção de fo -guetes e armas atômicas na União Sooviética . Para efeitos de propaganda , são periódicamente pintadas em belas cores as casas de bairros pobres de Lisboa. Para efeitos de propaganda , são construídos monumentos grandiosos nas imediações de Madri .
A GRANDE DIFERENÇA
Pode-se afirmar que mesmo a pior democracia é superior à melhor tirania . Na primeira há , pelo menos esperanças . No Brasil hoje , com todas as suas injustiças e as imperfeições , ninguém nos impede de trabalhar por algo melhor . Na Rússia de hoje , ninguém pode tentar alterar o aspecto mais insignificante do regime , a não ser o supremo líder ,e este, evidentemente , não interessa modificar um sistema que a mantém no poder .A não ser para dar-lhe mais poder , ainda ,se possível . Essas coisas,porém ,não são compreendidas por muitos de nossos jovens.São idealistas e impacientes,como dissemos , além de estarem submetidos a uma campanha científica de propaganda que toma partido dessas qualidades .Mas não devemos acusá-los ,por isso , de serem criminosos ou imbecis . Não o merecem .
É lembremo-nos , também , de que o idealismo da juventude permite-lhe admitir os seus erros e lutar do nosso lado com o mesmo desprendimento com que lutariam contra nós .
Revista PRIMAVERA em flor - pág 33
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.