Somente o evangelista São Mateus narra o relato dos Magos que , guiados por uma estrela misteriosa e inquieta ,chegaram a Belém , onde o Menino Jesus estava . E o adoraram , entregando os seus presentes :“ Entrando na casa , acharam o menino com Maria , sua mãe . Prostrando-se diante D’ Ele , o adoraram . Depois , abriram seus tesouros aofereceram-lhe como presentes : ouro , incenso e mirra “ ( Mt . 2, 11 ) .
Santo Agostinho ,no seu Sermão 202 , diz que os Magos viram a estrela no dia que Jesus nasceu e aos 13 dias depois o visitaram . Assim ,o dia da Epifania se celebra o 6 de janeiro , décimo terceiro dia após o nascimento de Jesus .
Na antiguidade ,celebração era chamada a Festa das Luzes , porque a estrela luminosa simboliza Jesus, luz do mundo .Assim , na liturgia da Epifania se lê um texto de Isaías q ue diz : “ Levanta-te , acende as luzes , Jerusalém , porque chegou a tua luz , apareceu sobre ti a glória do Senhor “ . E o salmo 71 pro-clama : “ Todos as nações hão de adorá-lo “ .
O povo daquela época vivia envolvido nas trevas do domínio romano , no governo de Herodes . Os Magos chegam a Jerusalém , buscando a luz da estrela , que era o Menino que nasceu em Belém . Os habitantes de Jerusalém não viram a luz da estrela , porque vivia na escuridão das trevas , por causa do ódio , a injustiça , a indiferença .
A palavra grega ‘ Epifania ‘ significa manifestação .Na pessoa dos Reis Magos , o Menino Jesus se re- vela a todas as nações . A Igreja reconhece três Epifanias de Jesus nos evangelhos .A Epifania aos reis Magos , a Epifanida do batismo , que foi também uma Teofania ( manifestação das Três Pessoas da Santíssima Trindade ) e a Epifania nas Bodas de Caná .
Os Magos representam a todos os povos e nações , pessoas de boa vontade , que se põem a caminho, indo ao encontro do menino .Eles veem e acolhem . Estão atentos aos sinais dos tempos , e se tornam ima-gem da Igreja ,que está formada por muitas raças e cores ,que aderem a Jesus e o reconhecem como Luz de toda a humanidade .
Jesus ,depois de se manifestar ao seu povo , através dos pastores de Belém , agora se manifesta ao mundo pagão ,porque ele veio para todos . Jesus não é exclusividade do povo de Israel . Como diz São Paulo : " Este mistério Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas , mas acaba de o revelar a - gora , pelo espírito , aos seu santos e profetas : os pagãos são admitidas à mesma herança , são membros do mesmo corpo " ( Ef. 3,5 ) .
A atitude e conduta dos magos nos faz refletir sobre a condição dos que adoram a Jesus , e dos que não o adoram em espírito e verdade , como o falso e hipócrita Herodes . Para adorar Jesus é preciso muito empenho . Ninguém encontra nada se busca . O caminho percorrido pelos Magos é o caminho de todo cristão que se esforça por encontrar Jesus pelos caminhos tortuosos da vida .
Para encontrar Jesus é preciso buscá-lo , a exemplo dos Magos que , vendo a estrela deixaram tudo,arris-caram suas vidas , se desistalaram de suas certezas e seguranças, empreenderam um caminho de renúncias . Um dos defeitos do homem é estar preso e amarrado a muitas coisas , não estando disposto a largar : o apego aos bens materiais , sofá , a televisão , o celular etc .
Diz o Evangelho que os Magos sentiram uma grande alegria quando novamente apareceu a estrela . Esta alegria dos Magos é tema de alucuções do Papa Francisco .O cristão deve sentir a alegria para deixar -se iluminar pela luz que Cristo , que dissipa as nossas trevas . Embora cansados e sobrecarregados , não podemos perder a força da alegria , nem perder o ânimo e o entusiasmo : " levanta -te , coragem , a luz de Jesus sabe vencer as trevas masi obscuras " .
A visão do profeta Isaías se realiza . Não somente os Magos se colocam a caminho, atraídos pela luz que é Cristo O cristão também é chamado a pôr-se a caminho , deixar a tranquilidade da vida , sair da vida monótona e procurar outros rumos , buscar outras metas .Santo Agostinho escreveu : " Também nós reco-nhecendo Cristo como nosso rei e sacerdote que morreu por nós , o devemos honrar como se tivés-semos ofertado ouro , incenso e mirra " .
Nesta citação de do Bispo de Hipona encontramos o significado espiritual desses presentes .O ouro re-presenta a realeza de Cristo , que é Rei eterno . O incenso que sobe como fumaça ( oração ) até o céu representa a divindade de Jesus . A mirra , resina que servia para curar feridas , significa a Paixão e Morte de Jesus .
Depois de verem Jesus , os reis Magos ,avisados por um anjo , voltaram á sua terra de origem por outro caminho . Depois nós termos contato e intimidade com Jesus , não podemos viver no velho caminho . Nós temos que trilhar um novo caminho , porque diz Jesus : Eu sou o caminho , a verdade e a vida " . Novos sonhos , novas expectativas , mente nova . Quem viu Jesus nunca volta a Herodes . No Velho Caminho encontramos as pedras do tropeço .É prazeroso trilhar por um caminho bem asfaltado ,sem declives ,sem armadilhas , nem impecilhos , já que nesse caminho andado com alegria , sabemos que encontraremos a felicidade plena que é o próprio Deus .
" Dialogar é fazer opinião "
Fonte - Revista Dialogando - pág 13 - Paróquia Santa Mônica / Leblon - Rio
Dez . 2018 / Jan 2019 / 203 ª Edição - Frei Salvador Aguirre , OAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.