Um homem viva à beira de uam estrada e vendia cachorro-quente. Ele não tinha rádio , televisão e nem lia jornais , mas produzia e vendia bons cachorros – quentes . Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada , oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava .
As vendas foram aumentando e , cada vez mais , ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha .Adquiriu também um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses .O negócio prosperava .Seu cachorro – quente era o melhor de toda a região !
Vencedor , conseguiu pagar uma boa escola para o filho .O menino cresceu e foi estudar .Economia numa das melhores faculdades do país .Finalmente ,já formado , voltou para casa , notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele :
- Pai , então você não ouve rádio ? Você não vê televisão e não lê os jornais ? Não acessa a Internet ? Há uma grande crise no mundo . A situação do nosso país é crítica . Está tudo ruim .O Brasil vai quebrar .
Depois de ouvir as considerações do filho doutor , o pai pensou … “ Bem , se meu filho que estudou Economia , lê jornais , vê televisão , acessa a Internet , acha isto , então só pode estar com a razão “ .
Com medo da crise ,o pai procurou um fornecedor de pão mais barato ( e é claro , pior ) e começou a comprar salsichas mais baratas ( que eram , também , piores ) . Para economizar , parou de fazer cartazes de propaganda na estrada . Abatido pela notícia da crise , já não oferecia o seu produto em voz alta .
Tomadas essas “ providências “ , as vendas começaram a cair e foram caindo , caindo e chegaram a níveis insuportáveis . O negócio de cachorros – quentes do velho , que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia na melhor faculdade , quebrou .
O pai , triste , então falou para o filho :
- Você estava certo , meu filho , nós estamos no meio de uma grande crise .
E comentou com os amigos , orgulhoso :
- Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar Economia , ele me avisou da crise …
Pare pensar …
Vivemos em um mundo contaminado por más notícias e , se não tomarmos o devido cuidado , elas nos influenciarão a ponto de roubarem a prosperidade de nossas vidas .
Fonte - Revista Mensageiro - pág 55 - Artigo Data - 2022 - Autor desconhecido
O valor das pequenas coisas
Outro dia , gasto tempo observando o trabalho das formigas .Seres tão pequenos capazes de modificar a realidade .Sem nenhuma pressa , mas de modo organizado , elas vão fazendo o trabalho de forma silenciosa . São capazes de destruir uma plantação , uma roseira , um jardim .E o que pensar das abelhas , das borbo-letas , dos mosquitos , que trabalham também de forma misteriosa ! ?
Num encontro de formação com membros do AO , recordei -me do ditado africano que diz : “ gente simples, fazendo coisas pequenas ,em lugares pouco importantes , conseguem mudanças “ . Assim posso compre-ender ainda mais a missão do nosso Apostolado nas realidades do mundo e na dinâmica eclesial . Não te- mos a pretensão de ser melhor que ninguém , de fazer coisas extraordinárias ; o que queremos é temperar o dia a dia com a forças eu poder da oração .
Santa Teresinha do Menino Jesus , que entrou no AO com 15 anos , compreendeu bem o valor das pe-quenas entregas ,do oferecimento de toda a vida . Ela oferecia a dor , o silêncio , a oração,tudo para que Cristo fosse mais amado e conhecido .Dar testemunho do amor no coração da Igreja como gostava de dizer .
Vivemos em um mundo marcado por tantos desmandos : violência , guerra , abandono , descuido , pre-potência , soberba , avareza , etc .Não poucas vezes pensamos que não vale a pena ser gente boa , dar um bom testemunho , porque o mundo vai de mal a pior .Nesse momento é que devemos devemos voltar a escutar a Palavra do Mestre que nos diz : “ sejam sal da terra e luz do mundo “ . O que importa é que você , com pequenas ações e atitudes , vá temperando e iluminando a vida do mundo .
É bom lembrar que a vida é como morremos . Portanto , quando procuramos viver bem e dar testemunho da luz , estamos já vivendo a vida eterna que esperamos na fé . Todo o bem que fazemos tem transcen-dência , vai além, vai além de nós mesmos. O bem que faço a Cristo não fica sem recompensa !Aprende-se a ser bom primeiramente na família . É o testemunho do pai e mãe , do avô e da avó , que ajuda a formar a personalidade dos filhos e filhas . Na maioria das vezes , os jovens refletem repetem atitudes que apren-deram no berço .Os jovens são pequenas pedras brilhantes no grande mosaico da sociedade moderna . Eles querem cuidar das pequenas coisas da vida pessoal e social : a educação , o trabalho , a saúde , a missão , o namoro , a família .Os jovens revelam o melhor de todos nós : etapa de busca , de aventura , de valentia , de novidade , de coragem .
Como Apostolado da Oração , formamos uma grande família pelo mundo afora ( somos mais de 35 milhões de membros ) .Somente no Brasil , uma multidão incontável . Há também o Movimento Eucarístico Jovem ( MEJ ), que reúne milhões de jovens que querem fazer um caminho de fé no seguimento de Jesus para tem-perar o mundo .A quantidade não importa tanto , o que vale mesmo é nossa missão : ajudar a manter a cha- ma da oração na vida Igreja . Tenhamos em conta a vidsa dos nossos Santos padroeiros : Santa Teresinha oferece tudo a partir do silêncio e da disciplina do Carmelo , São francisco Xavier gasta toda a sua energia no contato direto com novos povos, línguas e culturas . A oração sustenta a missão !
Ao oferecer a vida todo dia e me compremeter com a missão de Cristo , sou apóstolo do Seu Coração e busco mudar o mundo a partir da mudança que o Cristo promove em mim mesmo . Olho para a minha vida e quero que ela seja semelhante à do Senhor . Vou revelando o que o oferecimento , a oração diária está provocando em minha vida . Este é o valor das pequenas oferendas de cada dia , dos sacrifícios ,das orações .Quando ofereço tudo , reconheço o que mais vale a pena , aquilo que não posso negociar nem desprezar . Uma mudança extraordinária vai acontecendo em meu ser .
Fonte - Revista Mensageiro - págs 1 e 2 - Data - 2022 - Pe. Eliomar Ribeiro , SJ - Palavra do Diretor Nacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.