Pode ser creditado o pioneirismo do progresso material e da livre iniciativa brasileira a Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá . Foi ele o primeiro homem de empresas no Brasil.
Nasceu no Rio Grande do Sul em hum mil oitocentos e treze , filho de família humilde e sem projeção social .
Com apenas doze anos de idade , já mostrava grande vocação para o comércio , sendo por isso levado para o Rio de Janeiro por um tio.
Em pouco tempo passava de empregado de uma firma importadora a gerente e logo depois , sócio .
Em hum mil oitocentos e quarenta e cinco , já apareceu sozinho á frente de ousado empreendimento , le - vantando os estaleiros da companhia ponta de Areia com quem iniciou a indústria naval brasileira .
Tornou-se , á custa de seu trabalho ,um dos homens mais ricos de sua época. Para afirmar isto , basta lembrar que foi ele quem forneceu os recursos financeiros necessários á defesa de Montividéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões do Prata em l850 .
Toda a sua vida foi pontilhada de realizações em favor do progresso material do segundo reinado . Podemos citar algumas delas : a primeira via férrea - brasileira , a construção de navios em estaleiros nacionais abastecimento de água do Rio ,criação do Banco do Brasil entre outras .
Em hum mil oitocentos e quarenta e cinco recebeu o título de Barão por seus serviços prestados e tornou-se Visconde em hum mil oitocentos e setenta e quatro.
No entanto apareceram dificuldades que Mauá não pôde vencer . Veio a falência . Com seu espírito forte e dinâmico procurou duas coisas apenas : salvar seu nome e pagar integralmente o que devia o que con-seguiu plenamente .
Faleceu a vinte e dois de outubro de l889 , pobre , mas honrado.
Fonte - livro ESCOLHA MARAVILHOSA - pág 60 – PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS com GENTE FAMOSA - pela equipe do COQUETEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.