Em tempos de intolerâncias e acirrada polarização político - ideológica , o Papa Francisco fomenta o anseio por Reconciliação , oferecia como a chave de ouro nos apelos , no esforço no diálogo humanista e democrático
Será remédio para os mais diversos conflitos da modernidade .Até a pandemia , com seus medos ,an-siedades , inseguranças , sequelas imprevistas e desacordos entre as vaidades de cientistas , tem colocado a soberba humana de joelhos no altar da humildade e do diálogo . A Igreja também precisa revisar sua presença e atuação evangelizadora – humanística no mundo , iluminando - se Reconciliação .Por isso,pro-move a Campanha da Fraternidade como caminho quaresmal de conversão para a Páscoa . Pela terceira vez enfoca - se o tema da Fraternidade e Educação com o lema tirado do livro dos Provérbios 31, 26 : “ Fala com sabedoria e ensina com amor “ . A Campanha vem colaborar com a proposta do Papa Francisco que propõe um Pacto Educativo Global , pró humanismo integral e solidário .
Como de fé que é , a Reconciliação nos coloca aos pés da cruz redentora no Calvário e no túmulo glo-rioso do ressuscitado . É sinônimo do Sacramento da Penitência ou Confissão e supõe o arrependimento e o perdão dos pecados .Após o Batismo, é sinal de cura espiritual com suas formas de penitência , no es- forço da conversão . Mesmo antes da oferenda no altar impõe - se primeiro reconciliar na relação fra - terna ( Mt . 5 , 23 – 24 ) . A linguagem bíblico – teológica da Reconciliação é frequente nas cartas de São Paulo . É a fonte do ministério paulino e apostólico . Na verdade , o apóstolo dos pagãos carac-teriza seu trabalho de evangelizador como exercício do Ministério da Reconciliação 2 Cor 5 , 18 ) . É possível conhecer e anunciar a mudança do homem num cristão , nova criança , nova criatura , porque Deus nos reconcilia consigo por meio de Cristo . São Paulo : era relação a Deus a pessoa humana carre-gava a fatalidade insolúvel da sua culpa como ofensa e dívida ! Era ( e é ) incapaz de reconciliar – se por si mesma . Somente o Senhor podia nos reconciliar com Ele . O que fez por meio de Cristo . Jesus de Nazaré carregou os pecados dos outros para que , perdoados , fossem inocentados .O apóstolo tem pa-lavras incisivas na carta 2 Cor , 19 – 21 : “ Em Cristo , Deus ,reconciliou o mundo consigo , não levou mais em conta as culpas dos homens .E colocou em nossos lábios a mensagem da Reconciliação .Somos embaixadores de Cristo , e é como ( só apóstolos ) . Em nome de Cristo duplicamos : reconciliai – vos com Deus ! Aquele que não tinha experiência de pecado .Deus o fez nos tornássemos justiça de Deus ! “
Fonte - Revista Aparecida - pág 24 - Questões de Fé Data - Ano 2024 - Pe .Antonio Clayton Sant' Ana , C.Ss . R.
ORIGEM E HISTÓRIA DO PAPADO
Sabemos que o Papa é o supremo representante da autoridade da Igreja , para ensinar e zelar pela guarda da verdadeira doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo .Mas de onde vem tão grande e impor-tante autoridade ? Como todo cristão deve saber, essa autoridade foi dada diretamente pelo Filho de Deus , num ato que fi-cou registrado de maneira clara nos Evangelhos ,para que ninguém tivessedúvidas .
No Evangelho segundo S . Mateus , vemos que Pedro é o discípulo que primeiro compreende a Natureza divina de seu Mestre , e que tal entendimento lhe é dado como Dom de Deus , não é fruto de sua pró-pria capacidade intelectual meramente humana . Em resposta , Jesus lhe dá um novo nome , junto com uma nova e importantíssima missão : Simão filho de Jonas se torna a Pedra ( ' Pedro ' ) no português ), sobre a qual será edificada a Igreja do Senhor neste mundo . E confirmando o que acabara de declarar , Jesus ainda entrega a este mesmo Pedro as Chaves do Reino dos Céus , e declara que tudo que ele ligar ou desligar na Terra será ligado ou desligado no Céu ( Mt 16 , 15 ss ) , - . Mais claro do que isso , im-possível .Jesus institituiu a sua Igreja , - que é uma e indivisível , - sobre Pedro , e lhe conferiu autori-dade sobre esta Igreja .
Infelizmente , existem os que não compreendem ( outros que não querem compre -ender ) esta passagem tão essencial dos Evangelhos : chegam a dizer que Jesus não se refiriu a Pedro como Pedra Funda-mental , e sim a si mesmo , Jesus , que é chamado de " Pedra Angular " no Livro dos Atos dos Apóstolos ( 4, 11 ) . A declaração do Senhor , porém , é tão direta e tão objetiva que é difícil entender como alguém poderia confundir a seu respeito. Primeiro , Jesus chama Simão de " Pedro " , isto é , " Pedra " ; - e ao mesmo tempo , na mesma frase ,diz que sobre aquela Pedra edificaria sua Igreja , e ainda concede a este, que chama " Pedra " , as Chaves ddo reino dos Céus , dando- lhe autoridade para "ligar " ou " desligar " na terra e no Céu ! Do que mais precisamos para aceitar que Jesus concedeu autoridade a Pedro sobre sua Igreja ?
Fonte - Revista Ano 2000
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