Diversidade religiosa é a marca dos imigrantes árabes . Maronitas , ortodoxos ou muçulmanos , suas comunidades seguem firmes ainda hoje
PENSAR QUE TODO ÁRABE É MUÇULMANO é um equívoco recorrente ainda hoje .Os povos árabes do Oriente Médio ostentam uma enorme diversidade de tradições e crenças cristãs , muçulmanas e judaicas . Os milhares de imigrantes sírios , libaneses e palestinos que desembarcaram no páis entre o fim do século XIX e as primeiras décadas do século XX contribuíram para ampliar a pluralidade religosa na sociedade brasileira .
Até meados do século XX , a imigração proveniente do oriente Médio foi predominantemente cristã .Ma-ronitas , melquitas , ortodoxos do rito antioquino , siríacos católicos romanos e protestantes .A maioria dos libaneses era maronita , enquanto os sírios costumavam ser ortodoxos . Entre 1908 e 1941 , 65 % dos sírio – libaneses que entraram pelo porto de Santos eram maronitas, melquitas e católicos romanos , 20 % eram cristãos ortodoxos e 15 % muçulmanos .Estes podiam ser sunitas , xiitas , alauítas ou drusos . Havia ainda imigrantes judeus de fala e cultura árabe .
A preservação da identidade religiosa era importante para aqueles que permaneciam ligados à comunidade sírio – libanesa ou mantinham laços com o território de origem . Já no início do século XX , diferentes insti-tuições religiosas começaram ser criadas pelos árabes no Brasil. No princípio eram sociedades beneficentes, sociedades de senhoras e “ centro de juventude “ , para só depois inaugurarem seus locais de culto . A in-tenção era promover formas de solidariedade entre os membros e compartilhar suas tradições com as novas gerações . Os ritos e dogmas das igrejas orientais no entanto , causavam estranhamento na socie-dade brasileira , que pressionava os imigrantes árabes adotarem as práticas do catolicismo romano .
A comunidade ortodoxa foi uma das primeiras a criar instituições próprias no Brasil . Cristã , mas não ca-tólica , ela contava com recursos transnacionais da da Igreja Ortodoxa Antioquina ,cuja origem , remete os primórdios do cristianismo .Liderada pelo Patriarca de Antióquia , foi controlada por monges gregos até o século XIX , quando o surgimento dos ideais de nacionalismo entre os árabes levou à elevação de um patriarca desta origem .Na mesma época ,a Igreja Antioquina também estabeleceu relações com a Rússia , o que levou a um processo de renovação religiosa em língua árabe . Foi a casa real da dinastia russa dos Romanov que financiou , em 1917 , a construção do primeiro templo ortodoxo do Brasil : a Igreja de São Nicolau , no Rio de Janeiro . Mas desde 1897 essa comunidade já possuía uma sociedade própria , em São Paulo . Hoje os ortodoxos se organizam em torno de dois arquimandritas ( representantes patriarcas ) - um no Rio e outro em São Paulo – com jurisdição sobre paró - quias lideradas por padres em outros estados : Paraná , Goiás , Rio Grande do Sul e Minas Gerias . A liturgia era inicialmente feita em árabe com trechos em grego ,mas desde 1938 é celebrada em português , embora tenham sido mantidos trechos em árabe egrego e os cantos que a caracterizam . A adoção deo português mostra a crescente importância da segunda e da terceira geração descendentes de imigrantes .
A primeira Sociedade Maronita de Beneficiência também surgiu em 1897 , em São Paulo , eo templo foi erguido seis anos depois . A liturgia maronita se parece bastante com a dos católicos romanos , ams é conduzida com ritual próprio em português , com trechso em aramaico . Essa Igreja deriva da pregação de São Marun , que viveu no século IV na Síria . Como os cristãos ortodoxos perseguiam os maronitas como heréticos , ele se refugiaram no Monte Líbano e criaram sua Igreja a partir do século VII. Durante as Cruzadas , os maronitas entraram em contato com o catolicismo romano , e no século XV aceitaram a autoridade papal , preservando , porém sua autonomia eclesiástica .
Os melquitas , também católicos , tiveram presença importante entre os imigrantes árabes desde o século XIX , mas demoraram a afirmar sua autonomia dentro do catolicismo brasileiro - sua primeira igrja , a de São Basílio , no Rio de Janeiro , seria erguida somente em 1941 . Desde então surgiram templos também em São Paulo , Minas Gerais e Ceará . A palavra melquita vem do árabe maliki , que quer dizer " aquele [ fiel ] ao rei / imperador " . Este era o nome original dos ortodoxos . , cristãos fiéis ao imperador bizantino . Após um cisma na Igreja Ortodoxa no século XVIII , parte do clero e seus fiéis aceitaram a autoridade papal , mantendo suas diferenças litúrgicas . Formou-se assim a Igreja Melquita , com sede em Damasco .As cerimônias melquitas são celebradas em português , com algumas passagens em árabe .
Outras comunidades religiosas menos numerosas também se organizaram na primeira metade do século XX , como os judeus sírios no Rio de Janeiro , os árabes protestantes em São Paulo e os cristãos siríacos ( siriam ) em São Paulo e Belo Horizonte .
Os árabes muçulmanos criaram suas instituições religiosas mais tardiamente que os cristãos . A Sociedade Beneficiente Muçulmana de São Paulo foi criada em 1929 . Embora fosse marcadamente sunita . Ela tam-bém era referência para os xiitas , que não contavam com uma instituição própria . essas duas sectárias do islã surgiram após a morte de Maomé , no século VII . Os sunitas foram os que aceitaram a sucessão do profeta por Abu Bakr , que durante o exílio de Maomé havia sido encarregado por ele de dirigir as orações comunitárias em seu lugar . O termo sunita provém de sunna al - nabi e significa " tradição do profeta " . Os sunitas correspondem a cerca de 85% dos muçulmanos de todo o mundo .Os xiitas - " partido de Ali " - defendiam que a liderança da religião deveria ser exercida por descendentes de Maomé . Ali era primo e genro do profeta . Em São Paulo , os rituais islâmicos , com as orações diárias e a festa do Ramadã ( mês do jejum ) , eram celebrados no salão da Sociedade Beneficiente até 1950 ,quando passaram a ocupar a Mesquita Brasil a primeira do país , cuja construção se estendeu de 1942 a 1960 .
Como não se identificam com a interpretação do islã praticada por sunitas , os muçulmanos drusos e ala-uitas também criaram suas próprias intituições . Os alaluitas são uma seita xiita que segue os ensinamentos de Muhammad Ibn Nusayr. um discípulo do 11 º Imã (descendente de Maomé ) . A Sociedade Benefi-ciente Alauíta foi fundada em 1931 no Rio de Janeiro .Os drusos que autodenominam " unitaristas " , sur-giram no século X e têm uma interpretação esotérica do Islã . Possuem doutrinas que lhes são específicas , como a crença na reencarnação . Como a principal área da imigração dos drusos foi Minas Gerais , lá se concentraram suas instituições . Em 19929 , foi fundada a Sociedade Beneficiente Druziense em Oliveira ( MG ) , transferida para Belo Horizonte em 1956 . Em 1969 , foi criado o Lar druso em Foz do Iguaçu .
A vinda de árabes para o Brasil entrou em declínio após 1940 , devidos as medidas restritivas do governo brasileiro , que impôs cotas à imigração , e a independência da Síria e do Líbano . Porém com a guerra civil libanesa ( 1975 - 1990 ) , as guerras árabe - israelense , a ocupação israelense dos territórios palestinos e do sul do Líbano ( 1982 - 200 ) e a crise econômica , novas levas migratórias chegaram ao Brasil a partir dos anos 1970 . Desta vez , eram muçulmanos em sua maioria .Nas últimas duas décadas , foram erguidas mesquitas sunitas no Paraná , em São Paulo , Mato - Grosso , Goiás e Minas Gerais . A do Rio de Janeiro só passou a abrigar as orações em 2007 , estando ainda em construção . mesquitas xiitas também foram construídas em São Paulo e Foz de Iguaçu . Algumas comunidades muçulmanas , como a de Curitiba ,torna-ram-se mistas sunita / xiita .
Desde a década de 1990 , cresce também o número de brasileiros não árabes convertidos ao Islã e , em menor escala , às igrejas Ortodoxas e Maronita . O português passou a ser adotado no sermão das sextas - feiras em comunidades como a do Rio de Janeiro , e é crescente a oferta de cursos de língua árabe . A en-trada de brasileiros não árabes nas comunidades religiosas criadas pelos imigrantes árabes mostra como elas fazem parte da paisagem religiosa da sociedade de brasileira .
Fonte - Revista Históriia - Biblioteca Nacional - Dosssiê Árabes no Brasil Data - Julho de 2009 - ARQUIVO HISTÓRICO JUDAICO BRASILEIRO
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