sábado, 2 de março de 2024

Toda forma de fé











Diversidade  religiosa  é a  marca  dos  imigrantes árabes . Maronitas , ortodoxos   ou muçulmanos ,            suas  comunidades  seguem  firmes  ainda  hoje 

PENSAR QUE  TODO ÁRABE   É  MUÇULMANO  é  um equívoco  recorrente  ainda hoje .Os  povos árabes do Oriente  Médio ostentam  uma  enorme diversidade  de  tradições  e  crenças cristãs , muçulmanas  e judaicas . Os  milhares de  imigrantes  sírios , libaneses  e  palestinos  que  desembarcaram  no  páis entre o  fim do século  XIX  e  as  primeiras  décadas  do século XX contribuíram  para ampliar a  pluralidade religosa na  sociedade  brasileira .

Até  meados do século  XX , a  imigração proveniente do  oriente  Médio  foi predominantemente cristã .Ma-ronitas , melquitas , ortodoxos do  rito antioquino , siríacos católicos  romanos e  protestantes .A  maioria dos  libaneses  era  maronita , enquanto  os  sírios costumavam ser  ortodoxos . Entre 1908  e  1941 , 65 %  dos sírio – libaneses que  entraram  pelo  porto de  Santos eram  maronitas, melquitas e católicos romanos , 20 %  eram cristãos ortodoxos  e 15 %  muçulmanos .Estes podiam  ser sunitas , xiitas , alauítas ou  drusos . Havia ainda  imigrantes  judeus de  fala  e cultura árabe .

A  preservação da  identidade religiosa era importante para aqueles que  permaneciam ligados à  comunidade  sírio – libanesa ou mantinham  laços  com o território de origem . Já  no início do século  XX , diferentes insti-tuições religiosas começaram ser criadas pelos  árabes no Brasil. No princípio eram  sociedades  beneficentes, sociedades de senhoras e  “ centro  de  juventude “ , para só depois  inaugurarem  seus locais de  culto . A in-tenção era  promover  formas de  solidariedade  entre  os  membros  e  compartilhar  suas  tradições com as  novas  gerações . Os  ritos e  dogmas  das  igrejas orientais no entanto , causavam  estranhamento  na  socie-dade  brasileira , que  pressionava os  imigrantes  árabes adotarem  as  práticas do  catolicismo romano .

A  comunidade ortodoxa  foi uma das  primeiras a criar  instituições próprias no  Brasil . Cristã , mas não ca-tólica , ela contava  com recursos transnacionais da da  Igreja  Ortodoxa  Antioquina ,cuja origem , remete os  primórdios do cristianismo .Liderada  pelo Patriarca de  Antióquia , foi controlada por  monges  gregos  até o  século  XIX , quando o surgimento dos  ideais  de  nacionalismo  entre os  árabes  levou  à  elevação  de um  patriarca desta origem .Na  mesma época ,a  Igreja  Antioquina também estabeleceu  relações  com a Rússia , o que levou a  um processo de  renovação religiosa em  língua  árabe . Foi a  casa  real da  dinastia russa dos  Romanov que  financiou , em  1917 , a construção do  primeiro templo  ortodoxo do  Brasil : a  Igreja de  São Nicolau , no  Rio de Janeiro . Mas  desde 1897 essa comunidade já possuía uma  sociedade própria , em São Paulo . Hoje os ortodoxos  se organizam  em torno de  dois  arquimandritas  ( representantes  patriarcas )  -  um no  Rio  e outro em  São Paulo – com  jurisdição  sobre  paró -      quias lideradas por  padres em  outros estados : Paraná , Goiás , Rio Grande do Sul e Minas Gerias . A liturgia era inicialmente feita em  árabe com trechos em  grego ,mas  desde  1938  é celebrada em  português , embora tenham sido  mantidos trechos em árabe  egrego e  os cantos que a caracterizam . A adoção deo  português mostra a crescente importância da segunda e da terceira  geração  descendentes de imigrantes .


 A  primeira  Sociedade Maronita de  Beneficiência também surgiu em  1897 , em  São Paulo , eo  templo foi erguido  seis anos depois . A liturgia  maronita se parece bastante com a  dos  católicos  romanos , ams é conduzida com  ritual próprio em português , com trechso em  aramaico . Essa Igreja deriva da  pregação de  São Marun , que viveu no  século  IV na  Síria . Como os  cristãos  ortodoxos  perseguiam os  maronitas como  heréticos , ele se refugiaram  no  Monte Líbano e  criaram sua  Igreja a  partir do século  VII. Durante as  Cruzadas , os  maronitas entraram em contato com o  catolicismo romano , e no  século XV aceitaram a  autoridade papal , preservando , porém sua  autonomia  eclesiástica . 

Os  melquitas , também católicos , tiveram  presença importante  entre os  imigrantes árabes desde o  século  XIX , mas  demoraram a afirmar  sua autonomia dentro do  catolicismo brasileiro - sua  primeira igrja , a de  São Basílio , no  Rio de  Janeiro , seria erguida somente em  1941 . Desde então surgiram  templos também em  São Paulo , Minas Gerais  e Ceará . A palavra  melquita  vem do  árabe  maliki , que quer dizer  " aquele  [ fiel ] ao  rei / imperador  " . Este era o  nome original dos  ortodoxos . , cristãos  fiéis ao imperador bizantino . Após  um  cisma na  Igreja  Ortodoxa no  século XVIII , parte do clero e  seus fiéis aceitaram  a autoridade  papal , mantendo suas diferenças litúrgicas . Formou-se assim a Igreja Melquita , com  sede em Damasco .As cerimônias melquitas são  celebradas em português , com  algumas passagens em  árabe . 

Outras comunidades religiosas menos  numerosas também se organizaram na primeira  metade do século XX , como os  judeus  sírios  no  Rio de  Janeiro , os  árabes protestantes  em  São Paulo  e  os  cristãos siríacos    ( siriam ) em  São Paulo e  Belo Horizonte .

Os  árabes muçulmanos criaram suas  instituições  religiosas mais tardiamente que  os  cristãos . A  Sociedade  Beneficiente Muçulmana de  São Paulo  foi criada em  1929 . Embora  fosse  marcadamente sunita . Ela tam-bém era  referência para os  xiitas , que não contavam com uma  instituição própria . essas  duas sectárias do  islã surgiram após a  morte de  Maomé , no século  VII . Os  sunitas foram  os que aceitaram a  sucessão do profeta  por Abu Bakr , que durante  o exílio de Maomé havia sido encarregado por ele de dirigir as  orações comunitárias em  seu lugar . O  termo  sunita provém de  sunna  al - nabi  e  significa "  tradição do  profeta " . Os sunitas correspondem a  cerca de  85%  dos  muçulmanos de  todo o mundo .Os  xiitas - " partido de Ali " - defendiam  que a  liderança da  religião deveria ser  exercida por  descendentes de  Maomé . Ali era primo e genro do  profeta . Em São Paulo , os  rituais  islâmicos , com as orações  diárias e a  festa do  Ramadã  ( mês do  jejum ) , eram celebrados no  salão da  Sociedade  Beneficiente  até  1950 ,quando passaram a ocupar a  Mesquita Brasil a primeira  do país , cuja construção se estendeu de  1942 a 1960 . 

Como não  se  identificam com a  interpretação  do  islã praticada por  sunitas , os  muçulmanos drusos e ala-uitas também criaram  suas  próprias intituições . Os  alaluitas são  uma  seita  xiita que segue os  ensinamentos de  Muhammad   Ibn  Nusayr. um  discípulo  do 11 º Imã  (descendente de  Maomé ) . A  Sociedade  Benefi-ciente  Alauíta foi  fundada em  1931 no  Rio de Janeiro .Os  drusos que  autodenominam  " unitaristas " , sur-giram no  século X e têm uma  interpretação esotérica do  Islã . Possuem doutrinas que lhes  são específicas , como a  crença na reencarnação . Como a  principal área da  imigração dos  drusos  foi  Minas Gerais , lá se  concentraram suas  instituições . Em  19929 , foi fundada a  Sociedade  Beneficiente  Druziense em  Oliveira ( MG ) , transferida para  Belo Horizonte em  1956 . Em  1969 , foi criado o  Lar  druso   em  Foz do  Iguaçu .

A  vinda de  árabes para o Brasil entrou em declínio após  1940 , devidos as  medidas restritivas do  governo brasileiro , que impôs  cotas à  imigração , e a  independência da  Síria e do  Líbano . Porém com  a guerra civil libanesa ( 1975 - 1990 ) , as guerras árabe - israelense , a ocupação israelense dos  territórios palestinos e do  sul do Líbano ( 1982 - 200 ) e a crise econômica , novas  levas migratórias  chegaram ao Brasil a partir dos anos 1970 . Desta  vez , eram  muçulmanos em  sua  maioria .Nas últimas  duas décadas , foram erguidas  mesquitas  sunitas  no  Paraná , em  São Paulo , Mato - Grosso , Goiás e  Minas Gerais . A do  Rio de Janeiro só  passou a  abrigar  as orações em  2007 , estando ainda  em  construção . mesquitas  xiitas também foram construídas em  São Paulo e  Foz de Iguaçu . Algumas comunidades  muçulmanas , como a de Curitiba ,torna-ram-se  mistas  sunita / xiita .

Desde a  década de  1990 , cresce  também o  número de  brasileiros  não árabes convertidos ao  Islã e , em menor escala , às igrejas  Ortodoxas e Maronita . O  português passou a  ser adotado no  sermão das  sextas - feiras em  comunidades como a do Rio de  Janeiro , e é  crescente a oferta de  cursos de língua árabe . A en-trada de brasileiros  não árabes nas comunidades religiosas criadas pelos  imigrantes árabes mostra como elas fazem  parte da  paisagem  religiosa da  sociedade de  brasileira .

Fonte  - Revista  Históriia   -  Biblioteca Nacional  -  Dosssiê  Árabes  no  Brasil                                      Data  - Julho de  2009  -  ARQUIVO  HISTÓRICO  JUDAICO  BRASILEIRO 


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