Magna Celi Mendes da Rocha
A filósofa alemã Edith Stein ( 1891 – 1942 ) nasceu judia , converteu-se ao catolicismo após ler a autobiografia “ Livro da Vida “ de Santa Teresa d’ Ávila , e ingres-sou no carmelo aos 42 anos de idade .
“ A vida e obra de Edith Stein inspiram as mulheres a ter coragem de viver seu próprio caminho , com autenticidade ,feminilidade , maternidade humana e / ou espiritual “, afir-ma , nesta entrevista , a pedagoga Magna Celi Mendes da Rocha , 41 , mestre e dou-tora em Psicologia da Educação , Atual assessora da Pastoral Universitária da PUC – SP , Magna dedica-se ao estudo de Edith Stein – Santa Teresa Benedita da Cruz – e em 2014 apresentou a dissertação de mestrado . “ O sentido de formação em Edith Stein : fundamento teórico para uma educação integral “ .
O SÃO PAULO - JUDIA DE NASCIMENTO, BATIZADA NO CATOLICISMO AOS 30 ANO SE INGRESSANTE NO CARMELO AOS 42 ANOS NOS DIAS DE HOJE ,EM QUE SE RESSALTA O PROTAGONISMO FEMININO , EDITH STEIN, QUE VIVEU NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX , PODE SER CONSIDERADA UMA MULHER A FRENTE DE SEU TEMPO ?
Magna Celi Mendes da Rocha - Prefiro considerar que a grande marca de Edith Stein foi a de ser uma mulher “ do seu tempo “ . Uma mulher que soube viver profundamente imersa nas questões que seu momento histórico lhe impôs ,sem sucumbir a elas .Tinha uma percepção muito apurada da realidade e uti-lizava todos os recursos que possuía para contribuir e transformar .Viveu durante as duas Guerras Mun-diais , tendo servido como enfermeira da Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra . Viveu como mulher em um período de lutas pela emancipação femi-nina pelo direito ao voto , abertura das universidades para as mulheres ,entre outras conquistas .Viu o surgimento e crescimento do nazismo , sofreu forte perseguição, mas em cada um desses acontecimentos procurou dar sua contribuição a partir de seus escritos , seu tra-balho , seu ser mulher , sua vida colocada a serviço até as últimas consequências .
A PARTIR DA BIOGRAFIA DE EDITH STEIN , COMO PODE SER ENTENDIDO ESTE PROTA-GONISMO FEMININO ? EM QUE DIFERE DO QUE ALGUNS GRUPOS RADICIAS FEMI-NISTAS DÃO A ESSA EXPRESSÃO ?
Edith Stein ,em sua história de vida , foi influenciada por três grandes mulheres : sua mãe , Teresa de
Ávila e Nossa Senhora . A sua Auguste Stein ficou viúva , com sete filhos , com idades variando entre 1 a 17 anos , e com dívidas e contar com o apoio familiar para o que fosse necessário . Contrariando a co-merciante todos , ele decidiu tocar os negócios do marido e os fez prosperar , tornando-se uma grande comerciante de madeira da região .Com sua mãe , Stein aprendeu o valor da fé , do trabalho e a impor-tância da família .Teresa D’ Ávila tinha vivacidade , bom humor ,coragem e determinação ,que marcaram profundamente a vida de Stein , aponto de , mais tarde , tornar-se carmelita . Em Nossa Senhora , via a expressão mais profunda de maternidade , não restrita apenas ao círculo familiar , mas uma maternidade espiritual , como a Mãe de Misericórdia , arraigada do amor universal . Marcada pelo testemunho dessas mulheres , Edith Stein acreditava no protagonismo e na emancipação feminista alemão ,do movimento sufra-gista ( em defesa do voto feminino ) , acreditava no potencial feminino ) , acreditava no potencial feminino para além do ambiente doméstico , mas não aderira a todas as pautas indiscriminadamente , sobretudo as que negavam as diferenças entre homens e mulheres e propagavam a aversão ao matrimônio e aos filhos . Para ela , a contribuição que a mulher poderia dar à sociedade feminina , não como uma sósia ou inimiga dos homens , mas em sua feminilidade , maternidade e empatia .
ANTES DA ENTRADA DE EDITH STEIN NO CARMELO , ELA TEVE INTENSA PRODUÇÃO PEDAGÓGICA E ACADÊMICA . QUAIS OS TRAÇOS ESSENCIAIS DOSES -
GRITOS QUE ELA PRODUZIU .
Edith Stein tinha forte interesse pela fomação humana . Desejava uma educação que formasse o ser hu-mano em todas dimensões ( corpo , psique e espírito ) , não apenas uma pseudo formação , voltada somente para a aquisição de conteúdos , o que ela chamava de " formação enciclopédia " . Embora ainda não utili -zasse , a expressão educação integral , era assim que concebia uma formação autêntica .São ,ainda hoje ,co-
muns propostas formativas reducionistas que visam preparar " para o mercado de trabalho " , " para o ves-tibular " , " para o pensamento crítico " . Isoladamente , nenhuma dessas propostas é suficiente . Sua obra pedagógica sofreu forte influência de São Tomás de Aquino , de modo que não concedia uma formação apenas para ssa vida , mas buscava formar homens e mulheres em vista da eternidade .
ESSE OLHAR PARA A EDUCAÇÃO QUE AJUDE A UMA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL TEVE RAMIFICAÇÕES EM OUTRAS ÁREAS DO SABER AO LONGO DO SÉCULO XX ?
Esse olhar integral ou holístico sobre o ser humano tem sido valorizado nas mais diversas áreas do conhe-cimento . O Papa João Paulo II , na Encíclica Fides et ratio, recorda a necessidade de se alcançar uma " visão unitária e orgânica do saber " , uma vez que " a orgânica do saber " uma vez que " a subdivisão , enquanto comporta uma visão parcial da verdade com a consequente fragmentação do seu sentido , impede a unidade interior do homem de hoje " ( 1998 , 84 ) .
NA CERIMÔNIA DE CANONIZAÇÃO DE EDITH STEIN , SÂO JOÃO II AFIRMOU QUE ELA CONSEGUIU COMPREENDER QUE O AMOR DE CRISTO E A LIBERDADE DO SER
HUMANO SE ENTRETEM , PORQUE O AMOR E A VERDADE TÊM UMA RELAÇÃO IN-
TRÍNSECA , QUAIS PASSAGENS DA VIDA DE EDITH STEIN REFORÇAM O QUE DISSE O PAPA ?
A busca pela verdade foi um grande motor da vida de Stein . Ela afirmava que quem busca a verdade , ainda que não saiba , busca a Deus . Em sua vida adulta , mesmo quando esteve distante de questões religiosas , tinha uma abertura às pessoas e suas necessidades . Esse compromisso com os outros e às questões do tempo presente colocaram Edith Stein em um compromisso renovado e livre que foram forjando sua personalidade .
Ela vivenciou tempos sombrios , situações - limite . Sabemos que em tempos de crises profundas , é necessário separar o essencial do acessório ,o que é precioso do que é vil , Stein foi sendo conduzida a uma busca cada vez mais profunda a respeito da essência das coisas ,seguindo o método fenomenológico, e pela via da fé , a uma busca incessante pela verdade sobre o ser humano , sobre si mesma . Suas vi-vências vão forjando sua personalidade , conduzindo - a por caminhos não planejados , mas livremente assumidos ,até as últimas consequências . Edith Stein é uma autora que personifica com a coerência entre vida e obra .
O QUÃO IMPORTANTE É ATUALMENTE FALAR DE UMA MULHER COM TANTAS VIRTUDES ?
O protagonismoi de Edith Stein é fruto de uma vivência autêntica de fé , primeiramente herdada de seus antepassados , depois assumida como algo pessoal .O sentido de pertencimento ao povo judeu e res-ponsabilidade social ,ampliadas pela experiência cristã , potencializaram suas marcas de coragem , ousadia , e determinação. Ela é um testemunho que inspira muitas mulheres ao redor do mundo a assumir os de-safios próprios de seu tempo e comprometer suas vidas , assumindo sua missão pessoal , a serviço do bem comum , onde quer que estejam inseridas : na família , no trabalho , na política , nos estudos etc .
O QUE AS MULHERES DE HOJE TÊM A APRENDER DESSE ITINERÁRIO
DE FÉ VIVIDO POR EDITH STEIN ?
A vida e obra de Edith Stein inspiram as mulheres a ter coragem de viver seu próprio caminho , com autenticidade , feminilidade , maternidade , humana e / ou espiiritual , sabendo que ela é única e um dom a serviço . Sua vida nos ensina a não nos aprisionar extremas divisões que menos prezam as questões femininas .
Fonte - Jornal O SÃO PAULO - PÁG 14 - Com a Palavra
Data - 11 a 17 de Março de 2020 - DANIEL GOMES
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