terça-feira, 17 de outubro de 2017

Na educação e os profissionais do ensino têm sido tratados com atenção?




O    DIÁRIO PERGUNTA 
Reconhecimento 
 
-  No momento em que a educação  finalmente é “ descoberta como o caminho necessário para que se construa um país melhor e ganha espaço na mídia e nos discursos a preocupações de políticos  , intelectuais e empresários  , deixando  , portanto  , a exclusiva circunscrição dos meios educacionais, necessariamente deve emergir do epicentro de tais debates a figura do professor – agente nuclear do processo educacional.
Coincidentemente  , em meio a esse acordar para a educação temos a tradicional comemoração do Dia do Professor; momento em que, a cada ano, no dia 15 de outubro, todos reverenciamos nossos mestres  - os do presente e os do passado  - reconhecendo, afinal, o positivo papel por eles desempenhados em nossas vidas e formação.
Todos temos  , certamente  , a  forte lembrança de um mestre que nos marcou. Por sua sabedoria e conhecimento, por sua compreensão e disponibilidade  , por seu instigante posicionamento frente às questões debatidas  , por suas atitudes firmes no exercício de sua liderança  , por sua coragem e independência intelectual  , por seu comprometimento e dedicação profissional ou  , ainda  , por sua coerência.
O fato  é que a educação formal se dá no encontro de professores e alunos, quando os primeiros  - profissionais do ensino  - cientes da importância de sua nobre  tarefa, buscam estimular a curiosidade epistemológica dos segundos  - mais e melhor  -, reforçando sua capacidade crítica e estimulando-os a questiona, a duvidar  , a reformular  ; a criar e recriar o mundo que lhes foi dado. O processo de ensino aprendizagem é um espaço de diálogo  , de reflexão, de problematização e, acima de tudo, de crescimento. Estão no centro desse processo  , reagindo em cadeia  , influenciando-se reciprocamente  , professor e aluno  . Em torno dessas figuras devem girar todas as preocupações.
Necessário e urgente, portanto  , é buscarmos valorizar o professor, agente solitário de algo que todos consideramos importante  : a educação. Como pretender que a educação de qualidade ocorra se não tivermos um contingente de professores envolvidos, competentes, atualizados, responsáveis e, necessariamente, respeitados?
É preciso que se diga que o alvo de tantas críticas é  , na verdade  , aquele que  , no dizer de Paulo Freire, tendo como tarefa buscar a esperança e fazer com que ela se torne realidade, respeita o educando, instaura o diálogo e não impõe suas opiniões  , busca colaborar com o desenvolvimento de seus alunos e da sociedade em geral  .
O professor  - esse profissional tão pouco valorizado  - está na base da formação de todos os demais profissionais, construindo o amálgama sólido sobre o qual se edificou o futuro sonhado e promissor. Não fosse aquela influência positiva, aquele olhar humano ou aquele simples sorriso encorajador; aquele exemplo de dedicada perseverança e não teríamos transposto tantas barreiras, vencido as inúmeras dificuldades que a vida nos apresentou.
No Dia do Professor: o que propomos é uma pausa para que rememoremos nossos mestres e a eles prestemos nossa justa homenagem em forma de reconhecimento.

Fonte   -  Jornal  DIÁRIO  DE  SÃO  PAULO 
O  DIARIO  PERGUNTA    - Maria  Lucia   Vasconcelos  é  doutora  em  Administração
E  em  Educação  e   foi  Secretária  Estadual  de  Educação  de  São  Paulo 


Lições  de  um  professor de  história 
Filme  mostra  a carreira  de  um  professor e oferece preciosas lições  para
o  gerenciamento  de  pessoas  nas  empresas

Diz  a  lenda  que o sapo e o escorpião estavam a beira do rio com o firme propósito de atravessá-lo. Como somente o sapo sabia nadar, o escorpião pediu carona para atravessar o rio em suas costas. Mas  , o sapo, assustado com a proposta, ponderou: "Carregando-o em minhas costas você pode e picar e sua picada é mortal" . O escorpião respondeu: Eu não sei nadar e, por isso, se eu picar você morreremos os dois.
Com esse forte argumento  , o sapo tomou o escorpião em suas costas. No meio do rio turbulento e caudaloso, porém, o escorpião deu uma letal picada no sapo. Surpreso e indignado  , o sapo perguntou  : Por que você fez isso  ? Nós não combinamos que você não picaria  ? Você não sabe que nós dois vamos morrer afogados  ?
De pronto o escorpião respondeu: Não poderia proceder de forma diferente, esta é a minha índole.
Muitos dos filmes que circularam pelas telas do Brasil, seja nos cinemas, através das locadoras ou dos canais especializados via cabo, além de bom entretenimento, podem oferecer  , também  , boas lições para gestores de empresas  . Basta ficarmos atentos para descobrir lições para o nosso dia-a-dia , empresarial e também  , muitas vezes  , familiar  .
Um desses filmes que recomendamos  , é intitulado " O Clube do Imperador  " . Ao assisti-lo, lembramos da fábula do sapo e do escorpião pois a índole das pessoas  , os erros de avaliação e julgamentos  , facetas do comportamento humano  , são algumas das mensagens marcantes retratadas no enredo  .
Nele o diretor Michael Hoffman conta a carreira do professor Hudert, que durante 34 anos lecionou História Antiga numa tradicional e rica escola para rapazes colegiais chamada Saint Benedict.
O filme começa com a chegada do professor  , de helicóptero  , a um requintado hotel  . Depois saberemos que ele  , já aposentado  , está nesse lugar a convite de ex-alunos que querem uma segunda rodada de um famoso e tradicional concurso anual que havia na Saint Benedict  pelo qual se podia mostrar sólido conhecimento em História Antiga.
Antes de mostrar o concurso - chamado de Imperdor Julio Cesar  - o filme relata diversos episódios entre o mestre Hudert e seus alunos na escola  . Vale destacar  , por exemplo  , que numa cena da solenidade de boas -vindas  , o diretor Woodbridge, declara o lema da escola  : " O fim depende do início " . Essa frase  , como se verá no filme  , tem forte ligação com a História nele descrita.
O professor Hudert é mostrado como alguém capacitado , íntegro e espartano . Praticava remo e dizia que quando começava o dia remando  , " tudo se transcorria melhor". Falava com desenvoltura e costumava envolver os alunos na História da humanidade. Um dos detalhes importantes do filme é que na sala de História havia placa dedicada, ao conquistador Shutruk Nahhunte, que no século XIII Antes de Cristo invadiu a Babilônia. O professor costumava a instigar seus alunos a lerem a placa e repetirem quem tinha sido Nahhunte.
O mestre Hudert demonstra o comportamento clássico de professor e deixa clara sua intenção de não apenas ensinar, mas moldar a personalidade dos alunos por meio do conhecimento .  Logo que aparece um aluno-problema, Sedgwick Bell, filho de um senador, Hudert procura o pai para falar do rapaz e tentar apoio na sua educação e formação. Mas o senador, no melhor estilo mau-caráter , repreende o professor : " Você não tem que moldar ninguém " . Sua função é apenas ensinar " , diz o político.
Em outro episódio  , Hudert  , apesar de toda a sua formação e titulação e acadêmica  , é preterido para dirigir a Saint Benedict . A escolha recai sobre o professor Ellerby  , que tem currículo inferior , mas homem com excelente network e com grande capacidade para arrecadar fundos para a escola. Ellerby conseguiu uma doação para construir uma biblioteca de 2.300 m2.
O final do filme é surpreendente  , mostrando as tramas " dessa revanche " dos personagens do concurso Imperador Julio Cesar  .
São muitas lições que se pode tirar da história do professor de História. O filme é rico em mensagens, sem esquecer de uma pequena passagem romântica, que mostra a perseverança e a persistência desse professor para conquistar um amor quase impossível. Há também cenas de hombridade, honestidade e companheirismo num ambiente escolar que  , no entanto  , também evidencia o lado obscuro de gente que quer levar vantagem em tudo  . "Estou me lixando para a educação", diz a  Hudert o ex-aluno Bell ao lançar sua candidatura ao Senado.
O filme demonstra ainda que não basta ser um bom profissional  , é precis também ter conhecimento global do negócio, mantendo sempre a preocupação com os rsultados para a empresa.
É filme para reflexão sobre valores humanos e deve se visto mais de uma vez.


Fonte  -  JOrnal   - O  ESTADO  DE  SÃO  PAULO   pág caderno Ce - 3
Domingo  , 27/06/2004   Classificados  - Empregos   
Ricardo  de  Almeida  Prado  Xavier  , administrador  de  empresas , é  presidente
do  Manager  Assessoria  em Recursos  Humanos  e  autor  ,  dentre  outros  , livro  "Em cartaz  -  aprendendo  com as emoções   do  cinema  " .


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