terça-feira, 21 de maio de 2019

Satélite descobriu a Arca Noé



O Noé bíblico não foi apenas uma parábola moral, mas uma existência real

É o que prova a ciência. Em 1926 dois arqueólogos ingleses descobriram evidências de uma grande inundação que atingiu o dilúvio universalAgora, graças a algumas fotos tiradas por um satélite artificial, descobriu-se uma estrutura enterrada na neve que cobre, o monte de Ararat . Acredita-se que seja a arca de Noé.  Alguns de seus pedaços já estão sendo estudados .

“Tudo pereceu... Ficaram apenas Noé e os que estavam com ele na arca" . (Gênesis VII, 23 ) .

A arca de Noé existiu realmente ? Os cientistas estão cada vez mais convencidos de que sim. Afinal ela é minuciosamente descrita pela Bíblia, e , para milhões de pessoas  , a Bíblia é fonte de toda a verdade. Afastados os problemas de fé, nos últimos 50 anos a ciência vem acumulando provas de correção histórica dos textos bíblicos. Já se descobriu, por exemplo, que houve uma enchente monstruosa nos vales dos rios Tigre e Eufrates berço das civilizações bíblicas. E agora muitos sábios estão firmemente convencidos de que o episódio de Noé é mais de que uma simples parábola de mensagem moral. Noé deve realmente ter existido . E agora as buscas concentram-se na procura dos restos da famosa arca.

Essa busca começou em 1926, quando o pesquisador inglês Leonard Woolley iniciou suas escavações na região de Tel al Mucaiar na Mesopotâmia. Outro arqueólogo britânico Steplen Laugdon, estava escavando na região de Kish, na mesma época, quando ambos encontraram provas refutáveis de que toda aquela imensa área fora coberta por uma camada de lama estéril .

Woolley escavara um poço profundo junto às muralhas em ruínas da cidade de Ur e encontrou o extrato de lodo entre 210 m e 2,70 de profundidade.

A princípio ele pensou haver encontrado o leito antigo do rio Eufrates. Mas prosseguindo nas escavações, descobriu novamente terra boa e restos de outra civilização mais antiga: jarros pintados , tijolos , cerâmica e objetos de pedra. Aquele lodo não fora depositado ali por uma simples enchente do rio, mas por algo muito maior, que arrastou a vida em toda a região.

Em seu relatório, publicado por volta de 1930, Woolley foi definitivo ao concluir que , “achara traços do dilúvio da história e da lenda americana, o mesmo dilúvio sobre o qual se fundamentava a história bíblica de Noé “ .

“…E as águas tiveram a terra coberta durante cento e cinquenta dias…" (Gênesis VII, 24).

Inicialmente a ciência aceitou sem reservas as afirmações de Leonar Woolley, não apenas era ele um pesquisador sério e respeitado, como todos os indícios apontavam a Mesopotâmia como “o mundo “ , do Velho Testamento. Até hoje é aquela região uma das mais férteis do Oriente Médio: uma imensa planície  de aluvião banhada pelos rios Tigre e Eufrates e regularmente irrigada pelas enchentes, após o degelo anual da neve nas montanhas ao Norte. Os mais importantes povos bíblicos tinham vivido ou passado por essa região, e mesmo em 1930 já tinham sido encontradas ruínas suficientes para provar que toda a área fora próspera e desenvolvida milhares de anos antes do nascimento de Cristo.

Mas Woolley estimara a antigamente da grande enchente de Ur como tendo ocorrido no quarto milênio antes de Cristo, enquanto os sedimentos, encontrados por Langdon tinham sido avaliadas como datando de meados do Terceiro Milênio . E para complicar ainda mais o problema , camadas semelhantes de lama , encontradas em Fara, datavam do início do terceiro milênio

A discórdia nas datas levou os cientistas a concluir que houve várias enchentes, e não apenas uma, como se acreditava até então. Mas apenas uma delas, a maior e mais terrível de todas, o dilúvio bíblico, deixou marcas irrefutáveis na cultura dos povos mesopotâmicos. E não foram apenas os hebreus que registraram o fato em seus anais: uma coleção de tabuinhas de barro for encontrado nas ruínas de Nínive, a antiga capital do império Assírio . As tabuinhas haviam pertencido à biblioteca pessoal do rei. Assurbanipal, e entre elas havia um poema de trezentas estrofes, gravadas em escrita cuneiforme, relatando a odisseia do rei Gilgamesh. Esse poema descreva uma aventura em tudo semelhante à epopeia de Noé, mas apenas com outros personagens.

"E todos os elevados montes que há debaixo do céu, ficaram cobertos pelas águas  ... ( Gênesis VII , 19 ) 

Esse poema contava como o deus avisou o personagem chamado Utnapistin, de que inundaria o mundo para destruir a humanidade, de que estava desgostoso, para recomeçar tudo outra vez. O deus recomendou ao seu protegido que construísse uma arca, fornecendo-lhe detalhes para sua construção e recomendando que embarcasse nela toda sorte de sementes.

Um exame cuidadoso das tabuinhas da bíblia de Assurbanipal provou que os autores do poema eram sumerianos, povo que habitou a região antes da chegada dos conquistadores assíriosMas fosse qual fosse sua origem, a história era notavelmente parecida com o texto bíblico e ao descrever a enchente e seu  efeitos na região : "E o dia transformou-se em trevas e as chuvas rolavam dos céus. Tudo foi coberto pela lama"Terminado o cataclismo Utnapistin pousou seu barco no cume de um monte e, como Noé, desceu para repovoar o " mundo " .

"No sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, a arca parou sobre as montanhas do país de Ararat " .  ( Gênesis  VIII , 4 ) 




Tanto a Bíblia como o poema de Gilgamesh falam da arca, um grande navio de madeira em que o protegido do céu embarcou com seus familiares, sementes, água e comida, e casai de animais que viviam na região. Mas nenhum desses documentos faz referência ao que aconteceu depois de o barco encalhar num monte elevado . 

Agora, um arqueólogo norte-americano , John Montgomery, acaba de publicar um livro onde afirma haver conseguido provas fotográficas preciosas de que os restos da arca ainda repousam no topo do monte e de Ararat , perto da fronteira da Turquia com a União Soviética. Montgomery é professor de História na Universidade de Santa Trindade , e as fotos que ele tomou como base foram tiradas recentemente por um satélite artificial meteorológico. Elas mostram as formas alongadas de uma grande estrutura semi-enterrada na neve que cobre a região. Seu livro, The Quest for Noah Arc, reproduz essas fotos, e relaciona minuciosamente as investigações anteriores que permitiriam trazer pedaços da arca para análise. 

Foi em 1906 que o aviador russo Vladimir Roskovitsky avistou um longo ataúde de madeira escura  "quando sobrevoou o monte Ararat. Missão científica foi ao lugar, examinou os destroços e concluiu terem pertencido a "um barco muito antigo, de grandes dimensões " .

Mas seu relatório perdeu-se durante a revolução bolchevista , em 1917 , e Roskovitsky morreu em operação de combate .

Isso foi no fim da Primeira Guerra Mundial. Vinte anos depois , após o fim da Segunda Guerra Mundial, uma expedição científica norte-americana, subiu ao Ararat para investigar a descoberta , do aviador russo. Mas a nave havia ocultado os restos do barco , e a expedição foi forçada a abandonar as buscas sem nada encontrar.  Outra expedição francesa ,em 1952 . obteve resultados igualmente nulos .

Foi finalmente em 1953 que surgiram os primeiros resultados concretos: outra expedição, também francesa , fotografou os restos da arca enterrados sob espessa camada de gelo. Em 1954 tentou-se usar explosivo para remover o gelo, sem resultado.

Nessa altura já se conhecia a localização exata dos destroços, graças as fotografias tomadas por outro aviador soviético, chamado Maskjelyn . Mas a região era de difícil acesso e um exame mais detalhado exigiu despesas elevadas e equipamento moderno.  

O milionário francês Fernand Novarra fez este investimento em 1955.  Ele organizou uma grande expedição , que alcançou os destroços e retirou alguns pedaços para exame . 

Os testes de carbono 14 deram pelo menos 6 mil anos de idade para a madeira, que: se conservou bem em meio ao gelo e a lama gelada da região.

O mesmo Novarra voltou ao Ararat em 1968 e trouxe novos pedaços e centenas de fotografias , as quais se juntam agora, as imagens conseguidas por satélite e divulgadas pelo norte-americano Mongomery. O que aconteceu realmente ? As hipóteses apontam  para uma enchente monstruosa que teria resultado de violentos abalos sísmicos ao Mediterrâneo, na Ásia Menor e no Norte da África. O Saara teria secado em função desse abalo. E enchentes anormais no Mediterrâneo, acompanhadas por chuvas violentas teriam causado a ruína da civilização mesopotâmicas.

Isso seria bastante para explicar a ideia fascinante da arca de Noé, esperando gelada até hoje para que a ciência dos homens venha comparar sua fé nos escritos bíblicos. O livro de Montgomery é apenas o mais recente de 18 mil volumes escritos até hoje sobre o mistério da arca de Noé .

Fonte  -  Livro  Planeta  -  Editora  Três   págs  33  a  37 
  Julho  de  1974  -   nº  23  -   Fundador  Louis Pauvels 
Por  Roberto  Pereira  de  Andrade 


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