A Propósito…
Quantas vezes já ouvimos esta afirmação, principalmente dos pais e avós. Mas o que mudou na celebração do Natal?
No ano passado, o centro do Natal era a lembrança do nascimento de Jesus e , por isso , era celebrado com orações , missas … Mas hoje o que conta mesmo é receber e dar presentes, pessoas estressadas percorrendo as lojas com uma lista nas mãos procurando presentes para família toda , para os amigos , para os colegas , o amigo secreto e etc… Virou obrigação. É uma verdadeira maratona, pessoas com tempo curto e o dinheiro idem.
Ano após ano, é sempre a mesma coisa: corre corre, planos, lojas abarrotadas... propaganda na televisão, no celular, na internet. Tudo para preparar a chegada do Natal.
Planejamos festas, comidas, reunimos a família nos preocupamos com os presentes de todos, sobretudo das crianças, decoramos a casa, convidamos os amigos, fazemos compras, montamos árvores de natal, presépios…
O Natal traz festas, trocas de presentes, espera pelo Papai Noel, luzinhas pelas ruas, pessoas correndo o tempo, lojas lotadas, panetones, rabanadas…
As pessoas ficam estressadas percorrendo as lojas, virou obrigação. É uma verdadeira maratona, pessoas irritadas, com tempo curto e o dinheiro idem. Papai Noel, o “bom velhinho”, transformou-se no verdadeiro garoto propaganda.
Festeja-se o Natal e esquece-se o aniversariante. É muito comum no período natalino, comerciais anunciando presentes, brinquedos, utensílios domésticos, artigos decorativos, enfim, uma grande variedade de produtos. O verdadeiro presente de natal que você pode dar é alegria, carinho, amizade, compaixão, respeito e solidariedade com o próximo. Esse é o verdadeiro propósito do Natal.
Infelizmente, estamos vivendo em um momento em que muitas famílias vivem essa data como um simples dever ao consumo. Para a maioria das pessoas, o Natal se resume a uma data festiva em que elas se reúnem para comer, beber e trocar presentes. A figura central passa a ser o Papai Noel.
As famílias se confraternizam, trocam apertos de mãos, abraços , beijos dividem alegrias e sorrisos. Infelizmente , para a maioria das pessoas , esse “ espírito “ de alegria , paz , amor e perdão acontece apenas uma vez por ano e dura somente uma noite .
Nada mais falso do que a música ‘O Velhinho‘ de Otávio Filho ( https://www.ouvirmusica.com.br/dominguinhos/1409221/ ) “ Como é que Papai Noel não se esquece de ninguém , seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem “ . O Verdadeiro recado está na música “ ‘ Boas Festas ‘ de Asis Valente que é a realidade do Brasil ." eu pensei que todo mundo fose filho de Papai Noel [ ...] Mas o meu Papai
Noel não vem " ( https://www.youtube.com/watch?v=ufu-_spiVUs ) .
Eu prefiro lembrar que no Natal , por conta dos empregos temporários , muitas pessoas puderam resgatar um pouco de sua dignidade. E que por conta do dinheiro extra que receberão , muitos pais e mães de família poderão oferecer uma mesa mais farta para a família . E por conta das campanhas de solidariedade feitas nesta época, algumas crianças receberão , sim , algum brinquedo e pessoas menos favorecidos vão receber uma ceia de Natal.
A razão do Natal ficou completamente esquecida. Comemoram o aniversário sem dar a menor importância ao aniversariante. O verdadeiro presente de Natal que você pode dar é alegria ,carinho , amizade , compaixão, respeito e solidariedade com o próximo. Vamos comemorar o Natal com amor, paz, prosperidade, união, família, perdão e compaixão .
Então é Natal , pro enfermo e pro são ' Pro rico pro pobre , num só coração'. Não é assim que a Simone canta todo ano no Natal ? Esse sim é o verdadeiro propósito do Natal. Só depende de nós .
" Então é Natal , o que você fez ? " uma versão de Happy Xmas ( War is over ) , de John Lennon e Yoko Ono.
Que o espírito de fraternidade nos acompanhe sempre. Bom Natal a todos !
Fonte - Revista Bairro Peixoto - pág 8 - RICARDO MACHADO
Administrador de Empresa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.