Querido jovem ,você já parou para pensar e sentir que estamos vivendo num mundo extrema-mente barulhento ? Apesar de já estar acostumados com o barulho que nos cerca,no fundo sentimos a necessidade de preservar em nossa vida momentos em que tudo está tranquilo e quieto . Para muitos ,a saída é viajar para cidades pequenas ,ainda silenciosas .Outros procuram em retiro ou se recolhem em casa mesmo .Tudo em busca da tranquilidade e silêncio.
Os grandes centros são mais barulhentos
A história do ruído acompanha a história .Graças à audição ,o ser humano percebe os sons do seu ambiente e pode classificá-los em agradáveis e ruídos .Quando temos muito barulho , dizemos que existe poluição sonora .É o caso ,por exemplo das grandes cidades , com seus sons de fábricas ,bu- zinas ,alto-falantes e outros .
A evolução tecnológica aumentou o grau dos ruídos . Somos obrigados a conviver diariamente com ambientes barulhentos que ferem nossos ouvidos e prejudicam nossa saúde . A correria da casa para o trabalho ,o calor e o barulho da cidade causam fadiga excessiva , estresse , cansaço mental , falta de concentração e outros males físicos .
Barulhentos internos
Junto com o barulho externo existe a agitação interna do ser humano .O medo do desemprego ,an- siedade no trabalho , a ânsia de cumprir prazos e horários prejudicam nosso íntimo e nos impedem de relaxar nossa mente .
Infelizmente ,quando estamos agitados internamente não conseguimos equilibrar corpo e espírito ,o que prejudica até mesmo nossa vida espiritual .Para ambos os casos é preciso procurar fazer si- lêncio .
Existe um tipo de silêncio ,além do externo ,que é pouco explorado e até mais poderoso e eficiente . É o chamado silêncio interno. O silêncio interno é um estado de quietude pessoal , no qual paramos para sentir nossos pensamentos e sensações .O Silêncio interno nos possibilita o contato com nosso íntimo e nos leva ao encontro de Deus .
Um silêncio mais profundo
Uma forma de aproximar-se do silêncio interno é começar a fazer silêncio externo . O silêncio ex - terno favorece a contemplação , o que ajuda a pessoa a se voltar para si mesma , dando-lhe tranqui- lidade e segurança .Mas não é fácil fazer silêncio .Em primeiro lugar ,fomos educados para aceitar o barulho excessivo como normal .
Em segundo lugar , quando fazemos silêncio ,somos obrigados a ouvir a voz da nos- sa consciência mais íntima e enfrentar nossos medos e limites . E não é fácil encarar nosso interior , não é mesmo ?
E para quem ainda crê que para ficar na história é preciso fazer barulho , é bom lembrar que foi no silêncio que Jesus Cristo realizou grande parte de suas obras e ensinamentos .Quando precisava parar e refletir ,ele se recolhia ao deserto e entrava em profunda comunhão com Deus, no silêncio.
Quem sabe não está na hora de você diminuir um pouco o volume do aparelho de som e ouvir o silêncio que está ao seu redor ?
Para você refletir :
Como você convive com o barulho ?
Você consegue fazer silêncio no meio do barulho ?
O que é mais fácil : o silêncio externo ou silenciar o coração ?
Você trabalha num lugar barulhento ?
Quais as consequências que a poluição sonora traz para a saúde ?
Fonte - REVISTA DE APARECIDA - pág 7 - Juventude
Pe. Evaldo César de Souza - Diretor de Produção -TV Aparecida
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.