DESCOBERTA - Ruído detectado em todo planeta é provocado por encontro de ondas
no mar
A melodia entoada pela Terra é orquestrada pelo mar .Parece poesia , mas trata-se de uma cons-tatação científica . Pesquisadores provaram que a vibração sonora detectada em todo o planeta é , na verdade , provocada pelas ondas no oceano , e não pela atmosfera , como se pensava até agora .
O ruído prolongado está continuamente presente no solo,mesmo quando não ocorrem terremotos. Mas só é detectado por sismógrafos , aparelhos que registram com precisão as ondas sísmicas .
- São muitos tons , como um piano . Grandes terremotos também provocam ruído - conta Spahr Web , da Universidade de Columbia , nos Estados Unidos .
Os tons têm frequência muito baixa – um ciclo a cada 100 a mil segundos . A audição humana está no alcance de algumas centenas a alguns milhares de ciclos a cada segundo .
O barulho foi descrito pela primeira vez em 1998 por japoneses ,defensores de que as mudanças de pressão na superfície da Terra sob turbulência atmosférica causavam o ruído . Já se sabe há mui- tos anos que o Sol vibra de forma semelhante à Terra ,e outras teorias sugeriam que tremores mui- tos fortes nas camadas mais externas do astro provocavam o som por aqui . Em 2004 , americanos apontaram as ondas do mar como maestras , mas não conseguiram explicar o fenômeno .
- O estudo mostrou que as turbulências atmosféricas não tem energia suficiente para causar o som nas amplitudes observadas – detalha Web .
O cientista explica que o som é causado pela combinação de duas ondas da mesma frequência que viajam em direções opostas .As ondas alternadamente cancelam e ampliam uma à outra. Por isso ,as superfície do mar fica plana ou ondulada .O efeito cria uma onda estacionária que afeta o fundo do mar , causando o som .
- O movimento de subida e descida desta onda estacionária é o que gera o som . A terra tem várias frequências naturais de excitação . Quando são ampliadas , o planeta emite o ruído – explica João Luiz de Carvalho , cientista da Associação Brasileira de Oceanografia .
As ondas que se encontram em frequência menor são mais compridas ,pouco altas e chegam mais fundo . Dificilmente as enxergamos ,são como um tsunami se formando no oceano . Têm períodos entre 100 e mil segundos ,enquanto as ondas que vemos geradas pelo vento têm entre 4 e 20 se- gundos .
Carvalho explica que o espalhamento das ondas ao quebrarem na praia é determinado pelas ondas maiores que ficam no oceano .
As vibrações estão no mundo todo , mas podem ser detectadas melhor em alguns lugares . De todas as áreas do Pacífico , o som é melhor captado na costa de Vancouver , no Canadá .
Para Web , um dia sismógrafos serão colocados em outros planetas para conhecermos seus inte- riores . Há esperança sobre a existência deste som em Marte .
- Se não há oceano , é difícil ter o som . Mas o Planeta Vermelho vibra seus tons no seu próprio modo planetário seguindo os terremotos marcianos – defende o cientista .
Carvalho acredita que a descrição do som pode ajudar experimentos terrestres .
- O ruído é um som natural da Terra ,que ocorre sempre e em todos os locais.Quando entendemos , fica mais fácil filtrá-lo em experimentos , isto pode nos ajudar a medir terremotos e movimentos telúricos .
DESCOBERTA – Ruído detectado em todo planeta por encontro das ondas
Fonte Jornal do Brasil - pág A 27 – Saúde , Ciência & Vida
Domingo , 18 de Fevereiro de 2007 - Cristine Gerk
( compartilhe esse texto que é maravilhoso para prestar mais atenção e ouvir
o som dos oceanos , dos pássaros ) Obrigado Ana Regina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.