Muitas vezes ,o problema social brasileiro ,principalmente no caso de menores abandonados ,é explo-rado pela mídia internacional de forma impiedosa e crítica ,sem apontar soluções ou explicitar saídas . No entanto , alguns estrangeiros acabam por se sensibilizar com a situação escabrosa de mais de 10 milhões de crianças que roubam para comer , matam sem saber o que estão fazendo e cheiram cola para enganar a fome .É este exatamente o caso do produtor australiano de cinema , Michael Cannell , que só está dependendo de patrocínio para pôr em prática o projeto do filme . Esperança , que terá 20% de toda sua bilheteria destinada a instituições brasileiras que ajudam os menores carentes do Brasil .
O filme vai contar a história do missionário americano Luke Tupper , que é enviado ao Brasil para aprender português e estudar como a medicina é conduzida no país . Seu primeiro contato com um país de Terceiro Mundo é traumático .Logo no início de sua experiência ,Tupper descobre que há,um padrão diferenciado de lepra : um para os brasileiros , outro para os americanos . Mesmo sem a auto- autorização do governo local ,o padre franciscano começa a agir por conta própria ,inclusive salvando uma mulher grávida e seu bebê , fazendo ele mesmo , a cesariana . De volta aos Estados Unidos , Tupper resolve arrecadar fundos para construir o navio / hospital Esperança . O médico missionário Luke Tupper morre em 1978 , aos 45 anos , num acidente de moto , em Columbus , Ohio . Nesta época , ele já havia visitado mais de 200 mil vilas ao longo do rio Amazonas , praticando medicina caseira e ajudando milhares de famílias brasilerias .
Segundo Socrates Ballis , presidente da Andros Fil Productions e que está trabalhando lado a lado com Michael Cannell , “ o objetivo do filme não é mostrar apenas a interessante história do doutor Luke Tupper , mas fazer mexer com aqueles que assistirem . Meu projeto é fazer com que , se indo ver Esperança nos cinemas ,médicos e enfermeiros se motivem a contribuir de alguma coisa para me- lhorar a vida das crianças pobres brasileiras “ .
O projeto todo está arcado em 11 milhões de dólares . Para o papel de Luke Tupper , Wilhem Dafoe , James Woods , Kevin Kline e Jeff Daniels são os nomes mais cotados . Alguns diretores também já foram contatados : Robert Young ( Extremities ) , Lewis Gilbert 9 shirley Valentine ) , John Boorman ( The Emerald Forest é Emile Ardolino ( Dirty Dancing ) .
Michael Cannell está , agora , tentando entrar em contato com artistas brasileiros que têm uma tra-dição social voltado aos mais carentes .O diretor Hector babenco , de Pixote , segundo Cannell ,tam- bém poderia ser uma boa opção .
TRILHA SONORA
A cantora e compositora Talita Babi já foi encarregada da trilha sonora do filme Esperança . Pianista desde criança , Talita estudou com alguns dos maiores nomes da música internacional , como Lili Kraus . Aos 17 anos , era aluna , na Suiça , de Joseph Trescaynski . Ainda na juventude , deu con-certos no Wiemore Hall , de Londres e na École Normale de Paris .
No BrasilTalita participou de vários concursos , inclusive foi finalista do festival do Maracanãzinho , no Rio , quando Míltom Nascimento ficou com o primeiro lugar com Travessia .
O contato com ela e Michael Cannell se deu através do músico Paulo Gualano um dos incentivadores do filho de Talita ,Eric Babi , guitarrista e compositor. “ Apaixonei-me pelo projeto logo de cara , prin- cipalmente pelo cunho humanitário da obra . Creio que será um sucesso tipo Irmão Sol , Irmã Lua , de Franco Zeffirelli “, prevê .
Jornal - Florida News - pág 6 1ª quinzena de fevereiro de 1993 - ESPECIAL
Editorial
Será que o mundo está pronto só para os jovens ? Em outubro se comemora o Dia das Crianças e também dos idosos . A criança sempre é muito homenageada ,mas o idoso,geralmente , esquecido e descartado .A realidade é que enquanto o número de nascimentos tem sido reduzido , o número e a proporção de idosos cresce rapidamente . Nas últimas três décadas , esse número dobrou .Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos atingirá os dois bilhões , o que signifi-cará uma mudança importante no perfil demográfico do mundo , com consequências para cada co- munidade , instituição , para pessoa jovem ou velha .
Criança é coisa séria ! No mundo moderno , o uso exagerado de tecnologia na infância pode tornar a criança um jovem e um adulto sem foco e de fácil distração .Os pais precisam impor limites e presen-tear suas crianças com bola , bicicleta ,carrinho , boneca, casinha , corda , peteca , pipa que são brin-cadeiras importantes na infância , pois proporcionam diversão , ao contrário dos eletrônicos .
E para alinhavar um mês de festas , o que o professor tem para comemorar ? O 15 de outubro é uma data que passa meio despercebida por ser próxima ao Dia das crianças , que acaba ganhando maior destaque nos meios de comunicação . O dia das crianças deveria ser comemorado todo dia , mas , o Dia dos Professores deveria ter uma grande homenagem nacional para aqueles que diariamente re - recebem crianças crianças e jovens e que tentam exercer seu ofício com tantas dificuldades em um mundo cada vez mais complexo . Os professores são os profissionais mais importantes da sociedade porque no exercício de seu trabalho executam o que é fundamental : fazer gente ! Assim , afirma Cora Coralina “ Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina “ !
Fonte - JORNAL OPÇÃO - pág 2 Rio de Janeiro , 2017 - Editorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.