Tive oportunidade de conhecer a vida de um jovem ,declarado bem-aventurado recentemente pela Igreja Católica : Carlo Acutis . O que me fascinou é saber que foi um jovem como os demais .Brin- cava com seus colegas dando risadas em animadas partidas de futebol .Tinha ótimo conhecimento do computador .Possuía a vitalidade de qualquer adolescente . No entanto ,algo o diferenciava .Con- segui vivenciar duas paixões pouquíssimos jovens vivenciam , especialmente em nossos dias diante das tantas outras “ atrações “ às quais nossa juventude está submergida . Sua mãe, Antônia , assim explica : “ Sobretudo depois da Primeira Comunhão , nunca faltou ao encontro diário com a Santa Missa e o Rosário, junto com a “ Adoração Eucarí-stica “ . Isto é , alimentava uma vida espiritual intensa porque tinha a convicção de que “ Deus e não eu “ devia ocupar o primeiro lugar . A tal ponto que atraiu até os pais , que não eram praticantes ,a serem mais assíduos na oração e partici-pação na vida da comunidade .
Despertar uma nova práxis no cotidiano escolar, é fazer com que os professores, ao repensarem criativamente a importância dessas novas tecnologias - o rádio, a televisão, a internet etc. - percebam que elas colaborarão nas interações dos alunos com as mídias e novas propostas pedagógicas.
terça-feira, 17 de outubro de 2023
SANTO DE CALÇA JEANS
Sua vida terminou cedo pois , aos 15 anos ,foi vitimado por uma leucemia fulminante .Ao mesmo tempo , outra paixão que ele cultivava era a informática .Possuía verdadeiro talento para lidar com o computador e por isso , aprendeu a lidar com diversas programações da internet . Vislumbrou que o uso da tecnologia podia ser empregado em benefício da evangelização . Chegou a montar uma exposição virtual sobre os Milagres Eucarísticos ocorridos em diversos ocorridos em diversas partes
do mundo .Com toda a razão , ele pode ser considerado “ padroeiro da internet “ .
No livro que contém biográfico , eu e o Padre Marlon Múcio , achamos por bem colocar como “ título : “ Carlos Acutis , influence de Deus “ .
“ Deus e não eu “
Sabemos perfeitamente que no tempo que vivemos , a influência dos meios comunicação é extra-ordinária .Infelizmente , muitas vezes , para o mal .O jovem Carlos é um raio de luz que apareceu e uma auxiliar nossa fé e não para nos afastar de Deus ! Bem -aventurado Carlo Acutis , rogai a Deus por nós ! .
Fonte - Revista O MÍLITE pág 9 SANTIDADE
Outubro de 2023 - FREI DIOGO LUIS FUITEM
Franscicano Menor Conventual
Brasil precisa se preparar os desafios da IA
Passada a surpresa com as habilidades do robô de bate-papo ChatGPT ,ampliou-se um movimento mundial para estabelecer regras e limites à produção e às aplicações da inteligência artificial ( IA ) . Nas empresas ,há uma preocupação mais objetiva com o uso do chamado " aprendizado de máquina" para garantir a sobrevivência dos negócios e aumentar os lucros , enquanto surgem vários pontos de interrogação sobre o futuro do mercado de trabalho e se firma a certeza de que é necessário quali-ficar as pessoas para interagir com a IA .
Não por acaso a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) acaba de divulgar um estudo sobre a IA e o emprego , com recomendações a respeito da qualificação reque- rida por esse novo mundo ,em que não apenas atividades repetitivas serão feitas por máquinas .Prati- camente todos os setores e ocupaçoes serão afetados , numa velocidade sem precedentes , afirma OCDE .
Será necessária qualificação para desenvolver e manter os sistemas de IA e fazê-los interagir entre si .Haverá uma grande demanda , segundo o relatório , por conhecimento digital básico e de dados , mas não só . Também serão requeridas habilidades complementares e " transversais " , ou seja , em vários campos do conhecimento .
Esses pré - requisitos se transformam em um desafio gigantesco para o Brasil , que ainda trata de melhorar a qualidade do ensino básico ,principalmente o médio . Basta dizer que , de acordo com o trabalho da OCDE , o treinamento para o manejo da IA " requer uma combinação de alta edu - cação formal com aprendizado no próprio trabalho " . Jamais se deixará de aprender algo . O ades- tramento para promover o desenvolvimento e a adoção da IA não será apenas grupos vulneráveis ( funcionários de nível hierárquicamente inferior e idosos ) , mas também de empregados com alta qualidade e administradores .
Os governos precisarão , por sua vez , lançar políticas públicas necessárias para garantir o acesso à nova tecnologia por todos , desde os primeiros anos de estudo . Isso significa que os currículos terão de ser revistos e implica investimentos nas escolas públicas e privadas .
A boa notícia é que pesquisa feita entre empregadores nos setores de finanças e indústria constatou que 64% , no primeiro setor , e 71% , no segundo , respondem que as mudanças os levarão a re- treinar ou ampliar os conhecimentos de empregados . A má notícia é que 27% dos empregos es - tarão sob alto risco com a adoção da permitida pelas novas tecnologias , incluindo IA .
No ano passado , a OCDE colheu dados em sete países sobre o que empregados nesses dois se - tores acham do impacto da IA no seu ambiente de trabalho e sobre o futuro . Houve uma clara divisão : um lado considera que a IA produzirá resultados positivos para os trabalhadores , e o outro teme pela perda de privacidade e aumento da carga de trabalho O resultado ,no entender da OCDE , indica a " necessidade urgente " de ações políticas para garantir que " ninguém será deixado para trás " . A responsabilidade por essa tarefa pode ser dividida entre empresas e governos .
Fonte - Jornal O GLOBO - pág 2
Domingo , 16 . 7. 2023 - Opinião da Gobo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.