Vamos ? guia Valle
Olá leitores da coluna Vamos com o Guia Valle .Como estamos em plena primavera , vamos apro-veitar essa linda estação para conhecer a Costa das Baleias , no sul da Bahia , através das cidades de Caravelas , Alcobaça , Prado e Cumuruxatiba . Nosso passeio será de carro para que você apro-veite melhor essa inesquecível viagem .
Essa região é um verdadeiro paraíso e é nessa época , de julho a novembro , que milhares de baleias jubartes vindas da Antártida se aproximam da região para se acasalarem e reproduzirem . Toda a costa é cercada pelo mar azul e límpido ,com águas mornas , recifes corais e uma deliciosa culinária farta de peixes e frutos do mar .
Para os que preferem viajar de carro , basta pegar a BR 101 , direção norte . Na cidade de Tei-xeira de Freitas (BA) , pegue a BA 290 em sentido Alcobaça . São aproximadamente 980 km do Rio que podem ser divididos em dois dias pernoitados em Vitória ou Linhares ,ambas noEspírito Santo .Para os que preferem o trajeto de avião ,o aeroporto mais próximo é o do Por- to Seguro .Alugue um car-ro e siga BR 101 ,direção sul , até a cidade de Itamaraju .De lá , siga pela BA 489 em sentido Prado . São aproximadamente 210 km . Existem traslados particulares ou táxi a partir de Porto Seguro , mas para quem que rodar pela costa , o melhor é dirigir o próprio veículo.
Bem , agora que todos já sabem como chegar nesse paraíso , vamos nos hospedar e conhecer um pouco de cada cidade da Costas das Baleias , lembrando que é de Caravelas , nossa primeira visita, que saem os barcos para o arquipélago de Abrolhos , conhecido pelos indescritíveis mergulhos e ob- servação das baleias . Todos preparados ? Então vamos com o Guia Va lle.
A Cidade de Caravelas é um dos mais antigos marcos da colonização portuguesa , datada de 1503 , por Américo Vespúcio .O centro histórico ainda guarda os casarios coloniais com seus festejos portu-gueses e de Macau ,com as fachadas marcadas pelas “ eiras e beiras “ Às margens do Rio Caravelas, a cidade também é conhecida por suas festas reliigiosas que atraem centenas de religiosos . Para co-nhecer melhor a região você pode contratar um barco e fazer passeios até Coros da Barra e observar os manguezais da Ilha da Caçumba .
Se você gosta de turismo aquático ou o mesmo passar um dia no arquipélago de Abrolhos , Caravelas é o ponto mais próximo do continente .Batizado como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos criado em 1983 e localizado a cerca de 70 km da costa , é a região com maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul . Além da observação das baleias , o local possui diversos sítios para mergulho com re - cifes , corais , cavernas , submarinas , além de vasta fauna e flora , sem falar na grande variedade de aves que habitam . Existe um centro de visitantes que possui monitores para informar sobre os atra-tivos naturais de Abrolhos .
Para os amantes da natureza , existem mais dois programas sensacionais : o Projeto Manguezal e a Reserva extrativista ( RESEX ) do Cassurubá . Entre os municípios de Caravelas e Nova Viçosa (BA ) encontra-se uma das maiores e mais importantes área de manguezal do Brasil , considerada berçário natural para a sustentabilidade da biodiversidade marinha . Já o RESEX do Cassurubá , é uma unidade de conservação com objetivo principal de proteger os meios de vida e cultura do povo ribeirinho ( pescadores artesanais ) . A região se destaca pela beleza das praias , rios , manguezais , restingas e cultura do povo .
Bem , agora que todos aproveitaram bastante , vamos terminar a primeira parte .
Fonte - Jornal Posto Seis - pág 38
Edição - 396 : 2ª quinzena de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.