terça-feira, 15 de outubro de 2019

Sabe como surgiu o cinema infantil?



Olha  só !

Você sabia que a primeira projeção ocorreu em 1885  , na França  ? E que já naquela época surgiram os primeiros filmes baseados em contos infantis  ? Um dos primeiros cineastas a utilizar livros para crianças como base de produção de uma projeção foi o francês George Méliès  .

Em preto-e-branco  , a maioria das obras daquele século reproduzia contos de fadas e tinha como personagens centrais as crianças  , o que permitiu uma identificação direta do público infantil como a telona  . Anos depois , o americano Walt Disney transformaria esta arte com a produção de desenhos animados  . Quem não conhece o camundongo Mickey Mouse  ? 

“Existiram outros desenhos produzidos em outros países como Alemanha, mas , certamente  , Disney influenciou muito a cultura infantil e trouxe um caráter industrial para os filmes  “  , explica o diretor de cinema e escritor João Batista Melo  .

No Brasil  , as duas primeiras produções para crianças de que se tem notícia são da década de 50  - O Saci  , de Rodolfo Nani ,  e Sinfonia Amazônica  , de Anélio  Latini Filho  , que foi o primeiro desenho animado nacional  , influenciado  por  ... Disney  , claro  .

Baseado no livro de Monteiro Lobato  , a filmagem de Nani contava a história do personagem folclórico de uma perna só que costuma fazer muitas travessuras  . “ Os filmes baseados em livros permitem que a criança use a imaginação e cresça como ser humano “ , avalia Batista . 

A TV e a literatura – A partir da década de 50  , todo o cinema brasileiro foi influenciado pela televisão  , fato que  , segundo o diretor  , contribuiu para que o público infantil se tornasse adulto antes da hora  . Mesmo assim   , ainda hoje há espaço para utilização da literatura  . Filmes como Harry Porter   , que são baseados nas histórias da inglesa  Joanne K . Rolling   , confirmam que a literatura é capaz de levar multidões às salas de cinema .

Fonte    -      ESTADINHO     -   O  ESTADO  DE  SÃO  PAULO     pág  P 3  
Sábado  , 2  de  outubro  de  2004 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.