Vincent Price deixou o legado de assustar com elegância em obras que viraram cults.
Filho de um rico industrial de Missouri - o cara era fabricante de balas e pirulitos , o que já levou Ruy Castro a dizer que, se um dia a vida de Vincent Price fosse filmada , esses doces teriam de ser, com certeza, envenenados – ele, carregou para o túmulo , em hum mil novecentos e noventa e três , a fama de ter sido o sádico mais sensível e suave do cinema . Telmo Martinho chamou-o , aqui mesmo no estado , de ‘ gentleman do horror ‘. quando Price morreu , aos oitenta e dois anos , ainda saboreava o sucesso de sua participação em Edward Mãos de Tesoura, a fábula dark de Tim Robbins , na qual faz o cientista que morre, deixando incompleto, sem as mãos,o doce Franknstein interpretado por Johnny Deep . Ele próprio gostava de comentar – fez mais de l00 filmes ( algo em torno de ll0 ) , dos quais apenas uns vinte são de arrepiar , mas foram justamente esses que lhe deram fama e fizeram dele um dos atores mais cultuados da história de Hollywood .
De tanto morrer e ressuscitar nos filmes, sempre houve a suspeita de que Vicent Price poderia surgir um dia. Bem – trata-se agora de uma ressurreição em termos. Price está sendo homenageado numa caixa de DVDs da PlayArte que já está nas locadoras e lojas especializadas ,contendo três de seus clássicos. Ele ressurgiu , enfim. O Corvo , de Roger Corman; O Abominável Dr. Phibes , de Robert Fuest ; e As Sete Máscaras da Morte , de Douglas Hickox , permitem que se celebre o canastrão preferido das noites de terror de todo o mundo.
Tinha l6 anos quando foi enviado pelo pai para a Inglaterra , para estudar pintura na Universidade de Londres . Simultaneamente , começou a frequentar um curso de arte dramática e passou a representar no circuito alternativo de Londres. Adquiriu certa notoriedade e, em hum mil novecentos e trinta e sete , regressou aos EUA – mais exatamente a Nova York – para integrar o elenco do Mercury Theatre , de Orson Welles . No ano seguinte foi para Holywood , onde apesar do seu jeito aristocrático, não foi considerado suficientemente bonito para ser galã . Na Fox , confinaram-se aos papéis de coadjuvante . Foi o primo suspeito de Laura , na obra-prima noir de Otto Preminger , de hum mil novecentos e quarenta e quatro . Sete anos mais tarde , Samuel Fuller proporcionou-lhe uma pioneira experiência de protagonista , no western O Barão do Arizona . Price foi , em l957 , o próprio Diabo na extravagante História da Humanidade do diretor Irwin Allen .
As coisas haviam começado a mudar quatro anos antes. Em hum mil novecentos e cinquenta e três, André de Toth fez dele o empresário que revestia de cera cadáveres de verdade para ocultar seus crimes em Museu de Cera. O filme , produzido em terceira dimensão para ser mais assustador , também era interpretado por Charles Bronson . Em l958 , de novo como codjuvante , fez outro filme com fama de clássico , mas que consegue apenas ser cult - A Mosca da Cabeça Branca , de Jurt Neumann, refilmado em l986 por David Cronenberg somente como A Mosca . A diferença é que o filme cult , ao contrário do clássico , não precisa ser necessariamente bom .
E então , no começo dos anos l960 , Vicent Price iniciou a série que o diretor Roger Corman adaptou de Edgar Allan Poe . Os filmes eram tão poenianos quanto os superespetáculos de Cecil B. De Mille eram ' bíblicos ' , mas esculpiram a fama do diretor como gênio do filme B e projetarem Price para a glória definitiva . Foram oito filmes , no total .O Corvo , de hum mil novecentos e sesenta e três , foi o quinto. O primeiro foi O Solar Maldito, em l960 , e o último , O Túmulo Sinistro , em l965 , mas o melhor talvez seja A Orgia da Morte ( The Mask of Red Death), de hum mil novecentos e sessenta e quatro , com belíssima fotografia do futuro diretor Nicolas Roerg . Price faz o príncipe Proispero , que leva a vida na orgia em seu castelo, enquanto a peste atinge a população ao redor. Não são poucos críticos que acham que Corman fez aqui o seu O Sétimo Selo, pelas semelhanças que o filme possui como o de Ingmar Bergman , de l956 .
O Corvo foi adaptado por Richard Matheson e traz outros dois ícones do cinema de terror - Boris Karloff e Peter Lorre . Prince e Lorre unem-se contra Karloff o desfecho ocorre num divertido duelo de bruxaria . Nos outros dois filmes da caixa mais diversão - e mais sinistra ainda . Dr Phibes vinga-se dos membros da equipe cirúrgica que não conseguiu salvar sua mulher matando um por um ,com métodos inspirados nas sete pragas do Egito . É possível identificar em O Abominável Dr Phibes, de l97l - que teve se quência no ano seguinte com A Câmara de Horrores do Dr Phibes - , a origem de um thriller como Seven , os Sete Pecados Capitais , de David Fincher . Em As Sete Máscaras da Morte ( Theatre of Blood ) , o teatro de sangue instala-se quando um ator shakespeariano , Edward Lionheart , resolve se vingar dos críticos, matando-os com métodos que evocam cenas famosas de morte em peças de Shakespeare . Price orgulhava-se de dizer que, em sua carreira , provocava medo e arrepios com pouco sangue. É verdadeiro para os filmes com Roger Corman , mas correr rios de sangue em Dr Phibes e nas máscaras da morte. L.C.M
Fonte - Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO - pág dois -Caderno dois
Quinta-feira , ll de novembro de dois mil e quatro - Luyis Carlos Merten
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.