Entrevista com Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda da Esperança e presidente da ACN Brasil
O SENHOR NASCEU NA ALEMANHA NO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, EM HUM MIL NOVECENTOS E QUARENTA E CINCO, QUANDO O PAÍS ESTAVA TOTALMENTE DESTRUÍDO. COMO FOI A SUA INFÂNCIA?
Minha infância foi uma pobreza extrema, num país totalmente devastado. Meus pais haviam perdido tudo, nem casa tínhamos. A situação era dramática para toda a Europa, mas sobretudo na Alemanha. Foi nessa época que o Padre Werenfrield se tornou uma pessoa muito conhecida. Ele fazia arrecadações na Bélgica, Holanda e em outros países para ajudar na Alemanha. Eu me lembro dele quando eu tinha uns 7 anos, vindo nas igrejas para dar um tipo de catequese e falando do trabalho realizado. E ele pedia ajuda também para nós, crianças.
O PADRE WERENFRIELD TEVE , ENTÃO , MUITA INFLUÊNCIA NA SUA VOCAÇÃO ?
Sem dúvida . Nunca tive dinheiro na minha infância, mas uma vez um tio me deu vinte centavos. Era pouco, mas era o que eu tinha e segurava aquele dinheiro como algo que era meu. Mas, ao ouvir a pregação do Padre Werenfrield , começou uma luta de mim : “ Vou guardar ; vou dar a metade , vou ajudar , mas se eu não der não vou ter mais “ . E neste momento começou a coleta, não tive coragem de doar. Mas me senti mal: “Por que você não dá ? Tem pessoas que precisam mais do que você “ E quando a cesta passou no banco detrás , eu me virei e coloquei os vinte centavos . Nesse momento , eu experimentei uma alegria tão profunda tão grande , que não sei explicar .
O SENHOR JÁ SE ENCONTROU ALGUMAS VEZES COM O PAPA FRANCISCO, COMO FORAM OS ENCONTROS ?
Eu tive quatro reuniões com o Papa Francisco e conversamos muito sobre as obras de misericórdia e dos projetos realizados no Brasil,como a entrega de barcos para padres missionários na Amazônia . Eu vi uma alegria muito grande nele ao ver estes resultados e senti que o coração do Papa bate pelos outros. O Papa gostaria de ajudar o mundo , e não se conforma que ainda haja fome , miséria e tantos refugiados no mundo, ao mesmo tempo que existe tanta riqueza acumulada por outros. Eu disse ao Santo Padre : “A ACN vai fazer de tudo para ajudar quem precisa, e tentar diminuir a miséria do mundo. No Brasil, existem muitas pessoas generosas e de grande coração, e juntos vamos fazer o Papa Francisco feliz “ .
Fonte - Jornal TESTEMUNHO DE FÉ FUNDAÇÃO EUCARÍSTICA ACN – pág doze -Vinte e oito de Julho a Três de Agosto de dois mil e dezenove - ENTREVISTA
ACN - Uma ponte de amor
A ACN é uma Fundação Pontifícia que há mais de 70 anos auxilia os que mais precisam no mundo todo. Você é convidado a acompanhar essa aventura de fé.
Testemunho de Fé .
A história da ACN (sigla do nome em Inglês Aid to the Church in Need, que em português é traduzido como Ajuda à Igreja que Sofre) teve início no Natal de hum mil novecentos e quarenta e sete , época em que o mundo vivia o período pós Segunda Guerra Mundial. Os alemães viviam uma grande miséria sem ter quem os ajudasse, pois o ódio estava latente no coração daqueles que sofreram horrores nas mãos do nazismo.
Um jovem padre holandês , chamado Werenfried van Straten, viva na Bélgica e estava incomodado com toda a situação de miséria e ódio que o mundo experimentava naquele momento . Ele mesmo havia perdido muitos amigos na guerra .
Naquele Natal , Padre Werenfried - cujo nome significa combatente pela paz - escreveu um artigo intitulado " Sem lugar na hospedaria ." No artigo, ele pedia pelo restabelecimento do amor em um mundo dilacerado; ele escreveu contra o ódio e a favor da reconciliação, colocando a misericórdia acima do direito.
Aquele artigo definiu a missão do Padre Werenfried: seu apelo encontrou eco no coração de muitos belgas, que ajudavam com doações em dinheiro , ou ofereciam toucinho , fato que o apelidou como Padre Toucinho.
Com essa ajuda , Padre Werenfried conseguiu alimentar os alemães com comida e esperança , provando que "as pessoas são melhores do que pensamos ." Nascia aí a ACN . Sua iniciativa permitiu que os padres pudessem novamente acompanhar as pessoas que precisavam deles; para isso criou o que chamou de " padres de mochilas".
Eram sacerdotes que viajavam em motos e atendiam a população levando esperança que brota da fé .Também fundou a Ordem dos Construtores , com o objetivo de erguer casas para famílias que não tinham onde morar .
Todo esse trabalho tornou-se conhecido e o Padre Werenfried começou a viajar o mundo para " enxugar as lágrimas de Cristo, onde quer que Ele chore ". Na década de 50 , ele foi para a Ásia e conheceu a Madre Teresa de Calcutá . Foi o primeiro na Europa a escrever sobre o trabalho dela , tornado mais conhecida a missão da futura Santa Teresa de Calcutá.
Nos anos 60 , O Papa XXlll chamou o Padre Werenfried à Roma e pediu que ele estendesse sua ajuda à América Latina . O primeiro país a ser visitado foi o Brasil e , desde então , foram realizados milhares de projetos que ajudaram aqueles que mais sofrem aqui no País .
Com o crescimento da ACN , foram abertos escritórios em diversos países ,entre eles o Brasil - desde l997 . Sobre os pilares informação , oração e ação , a ACN tornou-se uma ponte de amor entre aqueles que precisam de ajuda e os que querem ajudar .
Padre Werenfried faleceu em dois mil e três , com noventa anos ,deixando como herança seu carisma de ajudar os que sofrem . Como Fundação Pontíficia , a ACN é ligada diretamente ao Papa Francisco .Uma obra conduzida por Deus,que se uti -liza dos corações dos seus filhos , uma obra da qual você é chamado a participar e viver essa aventura da fé .
Fonte - Jornal TESTEMUNHO DE FÉ - pág 9 - RODRIGO ARANTES - Colaborador ACM.
Vinte e oito de julho a Três de agosto de dois mil e dezenove
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.