Inovadores , geniais , eles mudaram nossa vida
Inovação é muito mais que invenção. É algo que transforma nossa qualidade de vida , nosso jeito de trabalhar e produzir . Não vou teorizar sobre o tema , mas convidar o leitor a refletir sobre o papel dos inovadores – empreendedores .
O primeiro fato que me surpreende é o número de grandes empresas de eletrônica do século 20 que nasceram da iniciativa de uma dupla de j ovens em garagens ou fundo de quintal.Esse foi o caso da HP , fundada em 1939 , por Bill Hewlet de Dave Packard , uma dupla de estudantes da Universidade de Stanford – numa garagem de Palo Alto , preservada até hoje , que foi um dos primeiros empreendimentos do Vale do Silício.
Origem semelhante teve a Apple , criada em 1977 por Steve Jobs,então com 21 anos , e Steve Wozniak , noutra garagem ,em Cupertino, Califórnia .Assim também ocorreu com a Microsoft ,fundada por Bill Gates e Paul Allen ,dois estudantes de Harvard,em abril de 1975,em Albuquerque, Novo México ,para desenvolver software em lin -guagem Basic para um microcomputador histórico, o Altair 8800 , brinquedinho lan-lançado pela revista Popular Electronics , em 1975 .
É verdade que, no Brasil, grandes corporações de outras áreas tiveram origem muito humilde,como a Dedini ,de uma oficina para conserto de carroças,nos anos 1920. Ou o Grupo Pão de Açucar , a partir de uma doceira artesanal .
A lista é imensa . Gigantes multinacionais nasceram da iniciativa de um dois líderes como nos casos da Siemens ( Werner von Siemens ), Ericsson ( Lars Magnus Ericsson) , General Eletric (Thomas Edison ) , Sony ( Masaru Ibuka e Akio Morita ) , Dell Computer ( Michael Delol), Cisco ( John Chambers ), Intel ( Robert Noyce ) , Motorola ( Paul Gavin) ou Qualcomm ( Irvin Jacobs).
O papel desses líderes é extraordinário. Ao longo das últimas quatro décadas, tenho ouvido muito deles ,a começar de Bill Gates , desde a sua primeira entrevista coleti-vano Brasil,no começo dos anos de 1980 .Cara de garoto, ele já surpreendia por suas ideias ousadas . Mas não tinha grande eloquência nem empolgava a audiência . Que diferença de Bill Gates que ouvi há pouco mais de uma semana.Sua apresentatação foi simplesmente maravilhosa , mostrando o impacto atual da convergência e da conectividade .Essa visão comprova, mais uma vez , por que a Microsoft tem sido capaz de se reinventar e se tornar uma corporação hegemônica até nos setores de entrete -nimento , de eletrônica de consumo e da casa digitalo.
E Steve Jobs ? Eu o ouvi em 1983 , pela primeira vez, ainda garotão , mas já carismático , quando lançava o Lisa ( um computador sem sucesso ) e, no ano seguinte , o fabuloso Macintosh . Neste começo de 2007,lamentei não ter podido ouvi-lo no lançamento do celular iPhone,porque as datasdo evento Macworld coincidiram com as do Consumer Eletronics Show.
O mundo dos séculos 19 e 20 deve muito a esses gênios,bem como a Graham Bell,Hertz,Maxwell Pasteur ,Marconi ou Ford .Mesmo aqueles que não se tornaram empreendedores tiveram papel rele-vante por suas contribuições para a ciência e a tecnologia , revolucionando a vida de centenas de milhões de seres humanos.
Um caso admirável é o da dupla Niklas Zennström e Janus Frïis, criadora do Skipe , empresa e software de voz sobre protocolo da internet ( Volp) , de sucesso mundial , em setembro de 2003 , hoje com 200 milhões de usuários em todo o mundo . Eles foram os criadores do Kazaa , site de distribuição de software de relacionamento para troca de músicas . Depois de comprovar o talento, essa dupla se dispõe agora a mudar radicalmente nosso jeito de ver televisão.
Niklas , 40 anos , é um empreendedor sueco com larga experiência em teleco - municações e formação acadêmica em física e engenharia. Trabalhou na operadora Tele2 ,uma nova competidora no mercado europeu. Janus , 30, um típico selfmade man, não teve educação formal universitária ,mas é um apaixonado pelo potencial da internet .
Niklas e Janus venderam o Skype há pouco mais de um ano , por US$2,6 bilhões e , com esse capital , estão criando um novo jeito de ver televisão no mundo. Melhor que qualquer descrição que eu possa fazer aqui é ver a proposta da dupla no site dessa TV chamada Joost. Www.joost.com.
Nesse site , eles anunciam : “ Ontem , éramos o Projeto Veneza . Hoje, somos o Jost . Amanhã , seremos Yours ( Seus ) . Imaginem , dispor de escolha ilimitada e TV verdadeiramente interativa. TV em qualquer lugar, a qualquer hora . Este é o ano. A Joost está chegando.” .
A Joost , escrevam , vai revolucionar tudo : o modelo de negócios , a tecnologia de IPTV , nossos hábitos , nossas opções. Oferecerá milhares de alternativas de programas e canais e imagens de alta definição praticamente de graça a quem dispuser de banda larga e monitores especiais.
A nova TV ,contudo ,deverá demorar de 3 a 5 anos para se tornar um fenômeno de massa e chegar às classes de menor renda, especialmente em países como o Brasil . Por volta de 2010 , poderá, entretanto , alcançar audiências diárias de 400 a 500 milhões de internautas em todo o mundo.
Tenho que tirar o chapéu para gênios inovadores , como Niklas e Janus.
Fonte - Jornal ESTADÃO – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
ECONOMIA DIGITAL - ETHEVALDO SIQUEIRA