sexta-feira, 21 de janeiro de 2022



 Mary  Eleanor  Wilkins   Freeman 

A  voz  da  mulher  no  realismo norte-americano

MARY  WILKINS  FREEMAN  USOU  SEU  MUNDO  E  SUA  VIDA  PARA  RETRATAR  A  CONDIÇÃO  FEMININA  NA  NOVA  INGLATERRA  DO  FINAL  DO SÉCULO  XIX .

A Guerra Civil Norte-Americana ( 1861-1865 ) , entre os estados industrializados  do

norte e o sul agrícola e escravocrata , foi um divisor de águas na história e na literatura do país . Após um período de estaganção,o crescimento da economia ,a expansão do território em direção ao  oeste selvagem , a chegada de  milhões de imigrantes e o aumento da industrialização -entre outros aspectos relevantes – criaram a situação apropriada para o surgimento de uma nova escola literária : -o realismo –e com ela a valo-zação da voz nacional , representada pelo regionalismo .

Tendo como um foco um espaço geográfico ou uma localidade específica , as obras regionalistas se propunham a  realçar a  “ cor local “ , a  valorizar características e aspectos de cada região . Reconhecidamente uma das mais  importantes autoras do período pós-Guerra Civil , Mary Eleanor Wilkins Freeman tronou-se uma cronista da vida rural da Nova Inglaterra , trazendo para seus romances e contos não apenas as características mais autênticas de sua sociedade,mas também as tensões e os embates que modelaram a relação entre a América em processo de modernização e a cultura e economia dos estados agrícolas e das comunidades rurais da Nova Inglaterra . 

Nascida em 1852 ,na cidade de Randolph ,Massachusetts ,Mary cresceu familiarizada com as  dificuldades financeiras e com a rigidez da  educação calvinista que marcaram as vidas da maioria das personagens após a  falência do  armazém do pai , os Wilkins tiveram se mudar para o alojamento dos  empregados da casa onde a  mãe de Mary trabalhava como ciada . A posterior mudança para Brattleboro , Vermont , não trouxe a família a estabilidade econômica desejada ; assim,após a morte dos pais,Mary reto-nou à cidade de Randolph , passando a morar com sua amiga de infância , Mary  John Wales . Essa amizade se prolongou por toda a vida ; com o incentivo da amiga, Mary dedicou-se à literatura como meio de sustento. A carreira literária,cujas primeiras ten -tativas,na adolescência , haviam se limitado às poesias e histórias infantis ,deslanchou quando Mary encontrou um mercado pronto para suas representações realistas da vida na região da Nova Inglaterra . Os mais de duzentos contos escritos ao longo da car -reira foram primeiramente publicados em revistas de renome , em especial a Herper’s New Monthly Magazine e , em seguida  republicados em coletâneas , sendo as mais famosas  A Humble Romance and  Other  Stories  (  Um  Romance  e   Humilde  e Outras Histórias , 1887 ) e A New  England  Nun and  Other  Stories  ( Uma Freira da Nova  Inglaterra  e  Outras  Histórias  , 1891 ) . Tendo o público feminino  como alvo ,as  histórias geralmente exploram a  vida interior das mulheres e os  fortes vínculos afetivos,que se formam entre elas. Muitas vezes,o foco é um momento espe-cífico no qual uma  mulher enfrenta o  conflito entre os  valores  pessoais e as  exi -gências da vida real ,do ponto de vista social ,material ou trazidas pelo casamento e mater- nidade.Ainda que a carreira bem sucedida de Mary Wilkins Freeman lhe tenha proporcionado segurança financeira e autonomia , suas melhores obras mostram o sofrimento de mulheres cujas existências são limitadas pela pobreza e pelas restrições rígidas e pela própria condição feminina .

As dificuldades enfrentadas pelas solteiras e as opressões a que eram submetidas as mulheres casadas no final do século XIX certamente influenciaram a própria vida da escritora , que só se decidiu pelo casamento aos 49 anos . Após um curto período de harmonia . Mary vius-e forçada a trabalhar em dobro para sustentar o marido alcoó-latra . Charles Freman . O casamento terminou em separação e internação de Charles em um sanatório .

Autora extremamente política , preocupada com o aspecto comercial da obra , porém se sem descuidar da qualidade . Mary Wilkins Freeman publicou quinze coletâneas de contos , aproxi - madamente meia centena de contos avulsos e ensaios,catorze romances , três peças de teatro , três volumes de poesia e oito livros infantis. A preocupação em descrever as aspirações simples a luta dos  fazendeiros e trabalhadores pela sobrevi -vência e especialmente a  vida das mulheres na  Nova Inglaterra , garantiu à  escritora um lugar de destaque entre os  regionalistas do período e  reconhe - cimento posterior por parte das feministas , devido à visão crítica da condição da mulher americana nas últimas décadas do século XIX.

Mary E . Wilkins Freeman faleceu em 1930 , após receber , no ano de 1926 , a medalha William  Dean  Howells pela sua contribuição à ficção norte-americana . Nesse mesmo ano , foi uma das  quatro  primeiras  escritoras a serem  aceitas no Instituto Nacional de Artes e Letras , um equivalente à  Academia Brasileira de Letras , até então reduto exclusivamente masculino .

Fonte   - Revista LITERATURA   - Conhecimento  Prático  - págs 10 e 1Edição nº 32 , ISSN 1984 -3674  -  Maria Cristina Bessa Lima - tradutora e professora de Literaturas Inglesa e Norte Americana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a postagem.