Os princípios unificadores do povo brasileiro
Como docente de Cultura Brasileira na Universidade de São Paulo , costumo iniciar minha disciplina formulando essa pergunta : O que nos une enquanto cidadãos nascidos num determinado território ? Qual seria o “ cimento “ capaz de nos agregar enquanto coletividade ?
Para o ser humano , tomado em sua “ singularidade individual “ , a cultura representa o meio através do qual ele tem acesso ao mundo externo e à sociedade onde vive , uma vez que dela provém .
. Instrumentos de compreensão pelos quais pode explicar a si mesmo , sua própria situação no universo natural e no universo social .
. Princípios de orientação que propiciam parâmetros para conduta : “ olho ao meu redor e me vejo “ .
No cerne da cultura , temos um nicho privilegiado no qual se aloja um sistema de valores que fornece o instrumental para o indivíduo se relacionar com as diferentes atividades sociais : aí se alojam os elementos norteadores da cultura que atuam e nos inserem como ser - no - mundo .
Os aparelhos culturais encarregando-se de administrar , transmitir , renovarm , legitimar valorizar o capital cultural . Família , escola , Estado , Meios de Comunicação constituem formas de organização do espaço e do tempo ,que geram hábitos , sistemas de disposições ,esquema de percepção,compreensão e ação ,sendo estruturados ( pelas condições sociais , pela posição de classe , pela inserção social ) e também estru-turantes ( geradores de práticas ,compreensão e ação , sendo , de esquemas de percepção e de apreciação.
É provável que a cultura tenda à utilização da religiosidade como princípio fundador e unificador , uma vez que o sagrado propõe uma representação da “ realidade humana última “ - e organize assim , as relações do indivíduo com essas “ realidades últimas “ .
Desse modo , deve ser vista ( a cultura ) como sendo o elemento que confere ao indivíduo um " lugar " onde possa , verdadeiramente , " sentir-se em casa " , condição para a vida humana , não podendo , pois , ser encarada como " ornamento " ou como " privilégio " desde ou daquele segmento social , pois é através dela que o ser humano se " enraiza " e se torna " humano " . Somos todos portadores e criadores de cultura , conforme nos ensina Paulo Freire .
Nos sentimos " brasileiros " toda vez que nos encontramos em contato com uma " outra cultura " e descobrimos a emoção ao ouvir o Hino Nacional ao contemplar a bandeira verde amarela , ao sabo-rear um arroz com feijão , ao degustar uma manga , ao fala português ...
Quem viveu fora do país sabe do que se trata .
Fonte - Revista Neo Mundo - Abril de 2009 - pág 31 - Dilma de Melo Silva - Professora doutora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo , socióloga pela FFLH/USP , mestre pela Universidade de Upsala , Suécia , e Professora convidada para ministrar aulas sobre Cultura Brasileira na Universidade de Estudos Estrangeiros . Correspondente especial de Quioto - Japão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.