Ansiedade controlada
Insônia , taquicardia , pressão no peito , suor em excesso , palidez , dores abdominais , diarreia ,falta de ar, medo , apreensão … Todas essas sensações resumem bem um dos mais acentuados problemas de saúde mundial : a ansiedade . Problema que atormenta pelo menos 25 % da população , segundo especialistas , a ansiedade pode se tornar mais séria caso esteja associada a uma desordem cerebral ou problemas psiquiátricos .
Entre os transtornos mais comuns na fase adulta , estão a ansiedade generalizada ; fobias específicas ( animais e altura ) ; pânico ; transtorno obsessivo compulsivo (T0C) e o estresse pós-traumático.A exposição a situações estressantes , assim como a predisposição para depressão e fatores gené - ticos , podem contribuir para o agravamento da ansiedade .No caso da generalizada , o tratamento consiste no uso de medicamentos e na psicoterapia , modalidade terapêutica mais indicada para esse tipo de transtorno .
Exercícios e menos estresse
De acordo com especialistas , a boa notícia é que o controle da ansiedade existe e não
se resume somente a medicamentos . Mudanças de hábitos e atitudes no dia a dia podem colaborar para a diminuição do problema .Entre elas está a prática de exer- cícios físicos . caminhada e corrida pelo menos três vezes por semana favorecem a produção de serotonina , substância que aumenta a sensação de prazer .
Outra medida é reduzir o estresse diário investindo em massagens relaxantes, acupun-
tura , ioga e meditação ou aprender a controlar a respiração para reduzir as reações do sistema nervoso . Em situações de ansiedade por longos períodos , a recomendação dos dos especialistas é que a pessoa evite pensamentos negativos ou catastróficos .
Uma boa alimentação também ajuda no controle , especialmente se a pessoa optar pela ingestão de alimentos ricos em triptofano , como a banana e o chocolate . Este último , no entanto , de forma moderada para não gerar aumento de peso . A taurina e a glutamina também são aminoácidos valiosos para evitar a ansiedade à flor da pele . Agora , caso os sintomas da ansiedade permaneçam ou aumentem , procure um médico especialista .
Tipos de Transtornos
Ansiedade Generalizada : preocupação incontrolável e persistente , que nem sempre está relacionada a um objeto ou situação específica . Surge , na maior parte dos casos , acompanhado de queixas físicas , como falta de ar , dor de cabeça , dor muscular e sintomas gastro intestinais .
Estresse - pós-traumático : ocorre quando a pessoa se expõe a alguma situação traumática como assalto , violência doméstica , acidente de carro ou abuso sexual e tem medo de revier a experiência , não se esquecendo de imagens ou sensção .
Pânico - surge quando a pessoa sente falta de ar ,taquicardia , formigamento , tontura ,
sensação de morte e outros sintomas físicos desagradáveis de uma hora para outra .
Transtorno obssessivo -compulsivo ( TOC ) : costuma se manisfestar quando a pessoa
tem pensamentos incontroláveis e indesejados , além de hábitos repetitivos e inte-cionais executados de acordo com certas regras ou de forma esteriotipada . Por exemplo , quando lava as mãos várias vezes ao dia para se sentir mais limpa ou checa
a fechadura da porta mais uma vez para se certificar de que ela está trancada .
Revista DA AMBEP - pág 26 - QUALIDADE DE VIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário sobre a postagem.